quinta-feira, 1 de julho de 2010

Concurso "Verso e Voz"

Em tarde de reverência à poesia, Antônio de Queiroz e Coronel José Levy levam as maiores premiações.


Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, João Cabral de Melo Neto, Castro Alves e Machado de Assis foram alguns dos gênios da literatura brasileira escolhidos para serem lembrados no “Verso e Voz 2010” , que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 30 de junho. 600 pessoas encheram de tonalidades diferentes as dependências do Teatro Vitória. O projeto, idealizado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT), foi realizado pela Diretoria de Ensino e Centro do Professorado Paulista (CPP) – ambos regionais de Limeira, Secretaria da Cultura e Câmara de Limeira, com o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos, Cuki Modas, Joint, Requinte Papelaria, Cleide Joalheria, Jorge Tapes, Nobel, Foz do Brasil e Bom Pastor.

Em três horas, 41 apresentações divididas nas categorias grito de guerra, ensino fundamental e médio foram mostradas ao público pelas 15 escolas públicas participantes de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis e Cosmópolis, e avaliadas pelos jurados Jonatas Noguel, Valéria Espinhara e Profª. Maria José Ramos Carneiro. O evento contou com um ritmo ágil e uma plateia participativa.

“O Verso e Voz cumpriu seu objetivo de estimular a leitura de poesias e trazê-las ao público vestidas com a beleza do teatro, das artes plásticas, da dança, produzindo um espetáculo encantador”, afirmou Farid. Para ele, é um orgulho ser “pai” do projeto e ver o quanto as escolas abraçam a causa. “Os professores, coordenadores, diretores e alunos estão de parabéns pela forma competente com que conduziram o Verso e Voz”, completou.

O evento contou com as presenças de Constância Félix, primeira dama; Adalberto Mansur, secretário da Cultura; Silvio Brito, vereador pelo PDT; Simone Portella, presidente da Academia Limeirense de Letras (ALLe); Robson Trento, coordenador da Oficina Cultural Regional Carlos Gomes; Joel Abade, representante do CPP e Regina Rebelato, representante da Diretoria de Ensino.
Premiações

A ideia de transformar o palco do Vitória num picadeiro, com palhaços, malabaristas e cores vivas, agradou o corpo de jurados e rendeu à Escola Estadual Professor Antônio de Queiroz a medalha de ouro na categoria ensino fundamental. O declamador vencedor, Luan Salgueiro de Aguiar, trouxe a poesia “Palhaço Alegria”, de autoria de Nádia Regina Fortes Facco, e levou para casa, além da medalha, um MP3. Antônio de Queiroz também garantiu ouro nas modalidades maquiagem e figurino e prata na cenografia.

Iago de Assis Modenez, da Escola Estadual João Ometto, de Iracemápolis, declamou a poesia “Berço Canavieiro”, de João de Jesus, e garantiu a medalha de prata. O bronze ficou para a Escola Estadual Professor Dorivaldo Damm, representada pelo estudante Gabriel Campos que declamou a poesia “O Caminho para a Paz”, de autoria do próprio Campos em parceria com Priscila Peixoto.

No ensino médio, Cordeirópolis levou a melhor e conquistou a comissão julgadora. A Escola Estadual Coronel José Levy apresentou a poesia “Queixa da Lua”, de João Pacífico, com a aluna Maria Letícia Gatti da Silva. Além de garantir o ouro no peito, Maria Letícia levou um celular.

O segundo lugar nesta categoria ficou com Airine Beliti Pisseli, aluna da Escola Estadual Castello Branco, que interpretou a poesia “Palavras”, de Adriana Falcão. A Escola Estadual Professor Antônio Perches Lordello levou o bronze, através da declamação do aluno Alessandro Júnior Souza, com a poesia “Não tenho tempo”, de Neimar de Barros.

No grito de guerra, as cores da Antônio de Queiroz conquistaram novamente e renderam o ouro para a escola. Perches foi a vice campeã na torcida, com alunos marchando e mostrando o amor pela escola. O bronze ficou para a Escola Estadual Professor Arlindo Silvestre.

Veja relação completa das escolas vencedores:

Declamação Ensino Fundamental:
Ouro: Escola Estadual Professor Antônio de Queiroz
Prata: Escola Estadual João Ometto
Bronze: Escola Estadual Professor Dorivaldo Damm

Declamação Ensino Médio:
Ouro: Escola Estadual Coronel José Levy
Prata: Escola Estadual Castello Branco
Bronze: Escola Estadual Professor Antônio Perches Lordello

Torcida:
Ouro: Escola Estadual Professor Antônio de Queiroz
Prata: Escola Estadual Professor Antônio Perches Lordello
Bronze: Escola Estadual Professor Arlindo Silvestre

Performance:
Ouro: Escola Estadual Professor Antônio Perches Lordello – Ensino Médio
Prata: Escola Estadual Professor Gabriel Pozzi – Ensino Médio
Bronze: Escola Estadual Irmã Maria de Santo Inocêncio Lima – Ensino Fundamental

Figurino:
Ouro: Escola Estadual Professor Antônio de Queiroz – Ensino Fundamental
Prata: Escola Estadual Professor José Marciliano da Costa Júnior – Ensino Médio
Bronze: Escola Estadual Professor Antônio Perches Lordello – Ensino Fundamental

Maquiagem:
Ouro: Escola Estadual Professor Antônio de Queiroz – Ensino Fundamental
Prata: Escola Estadual Professor Gabriel Pozzi – Ensino Fundamental
Bronze: Escola Estadual Professor Odécio Lucke – Ensino Fundamental

Trilha Sonora:
Ouro: Escola Estadual Professor Ely de Almeida Campos – Ensino Fundamental
Prata: Escola Estadual Professor William Silva – Ensino Médio
Bronze: Escola Estadual Professor Antônio Perches Lordello – Ensino Médio

Cenografia:
Ouro: Escola Estadual Professor Arlindo Silvestre – Ensino Médio
Prata: Escola Estadual Professor Antônio de Queiroz – Ensino Fundamental
Bronze: Escola Estadual Professor Ely de Almeida Campos – Ensino Médio

Créditos:

Imagens - Fernando Quesada (legendas nos nomes dos arquivos).

Texto - Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
(19) 3404 7550 / 8138 6093

Nenhum comentário:

Postar um comentário