segunda-feira, 12 de julho de 2010

Limeirense aprova banca de troca de livros



Caiu no gosto da população a “Banca de Troca de Livros e Gibis”, organizada pela Prefeitura de Limeira, Secretaria Municipal da Cultura e Bibliotecas Municipal “Prof. João de Sousa Ferraz” e Infantil “Cecília Quadros”. A primeira iniciativa ocorreu na manhã deste domingo, 11 de julho, na Praça Toledo Barros, dentro da programação do evento “Domingo de Relíquias”.

A proposta é que as pessoas possam trocar gratuitamente livros e gibis. A ação estimula a prática da leitura, amplia o acesso ao livro e proporciona intercâmbio de leitores. A iniciativa contou com apoio da Secretaria de Turismo e Eventos.

O projeto, que é itinerante, começa incluindo uma promoção. Livros serão sorteados, numa parceria com a livraria Catedral.

A primeira edição da banca reuniu aproximadamente 300 leitores entre 9 e 13h. Alguns passaram somente para conhecer os procedimentos ou participar da promoção.

Outros, como o estudante Bruno Amaral Santos, de 15 anos, fizeram trocas. Morador do Parque Egisto Ragazzo, Bruno saiu com 13 livros. “Para pessoas que gostam de ler, como eu, é uma excelente iniciativa”, avaliou o estudante, que utilizará principalmente as publicações literárias indicadas para os vestibulares.

Presente à banca, o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, aprovou os resultados. “A cultura precisa inovar. Estamos em meio a um evento automobilístico, mas que tem espaço para o incentivo à leitura”, afirmou. O secretário citou também a apresentação, no mesmo horário e local, da banda Artur Giambelli, dentro de outro projeto desenvolvido por sua pasta.

A proposta da banca surgiu durante o evento “Cidade da Leitura”, realizado em 2009 no Parque Cidade. O prefeito Silvio Félix, que é autor de livros, sugeriu a iniciativa. “A população gostou e pediu que continuássemos com a troca”, disse Mansur. A ação se repetirá no projeto “Férias no Parque”, que será realizada no dia 18 de julho, no Parque Cidade, das 9h às 17h.

Lígia Consuelo Araújo, coordenadora das bibliotecas, explicou que livros didáticos, apostilas, jornais, revistas, cópias reprográficas e encadernações não constam dos itens que podem ser trocados, bem como livros amassados ou rasgados.

Pela regra, um livro poderá ser trocado por outro, ou um gibi por outro. Já com três gibis, por exemplo, a pessoa pode escolher um livro. Duas publicações infantis dão direito a um livro. Ainda serão aceitas doações para o acervo da banca ou das bibliotecas. “Os leitores gostaram da banca”, avaliou Lígia. Foram trocados 150 exemplares.

A banca também distribuiu os primeiros cupons para a promoção das bibliotecas. Haverá o sorteio de um exemplar de “A Breve Segunda Vida de Bree Tanner, uma História de Eclipse”, obra da série “Crepúsculo”, da autora Stephenie Meyer. Serão sorteados também um exemplar de “O Zahir”, de Paulo Coelho; um de “Recordações de Infância de Carlota Schmidit no Ibicaba”, de José Eduardo Heflinger Júnior, o Toco, Paulo Masutti Levy e Rommel Siqueira Campos Cantalice; e um de “Literatura da Unicamp”, de José Luiz Amzalak.

Para participar do sorteio, as pessoas deverão comparecer na banca dia 18, no Parque Cidade, e preencher um cupom com dados pessoais, além de responder a pergunta sobre o endereço atual das bibliotecas Municipal e Infantil.

O sorteio entre os acertadores da pergunta será realizado no final da tarde do dia 18, durante o “Férias no Parque”, no Parque Cidade. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (19) 3442.6539.

Nenhum comentário:

Postar um comentário