quinta-feira, 15 de julho de 2010

“Feira de Literatura Afro” acontece no Teatro Vitória dias 16 e 17 de Julho


A Secretaria da Cultura, através do Decadie (Departamento de Cultura Afro Descendente e da Integração Étnica) organizará nesta sexta, 16 de julho, e no sábado, 17, uma exposição de livros com temática afro, trazendo escritores de Limeira e região. O evento contará com a presença de atores, pensadores, declamadores e ainda de uma cantora angolana.

Uma coletiva realizada nesta terça, dia 13 no Palacete Levy trouxe mais informações sobre o evento, e contou com a presença do secretário da Cultura Adalberto Mansur, do diretor do Decadie Galdino Clemente e da Profa. Dra. Simone Portela, presidente da Academia Limeirense de Letras. Galdino Clemente explicou que o seu departamento tem como objetivos promover a cultura afro, além de apoiar as iniciativas desta etnia no campo da cultura e das artes. “É uma tarefa difícil, pois não podemos deixar de reparar que milhares de autores negros são praticamente invisíveis no cenário mercadológico nacional”, diz ele.

Neste sentido, a Feira de Literatura Afro que será realizada neste fim de semana visa divulgar novos talentos e obras de autores afro-descendentes, colocando-as à disposição do público leitor. “A literatura negra se condensa em várias outras literaturas. Seja pelo estilo, seja pela linguagem expressiva e refletora de sentimentos, que estão encarnados na saga e na diáspora do povo negro no mundo”, explica Galdino.

Já o secretário da Cultura Adalberto Mansur tem enfatizado a necessidade e a importância de divulgar a cultura afro como uma das marcas da secretaria da Cultura e de sua atuação na comunidade. “A realização desta feira acontece num momento importante, em que se aproxima a preparação para os eventos que envolvem a comunidade negra neste ano”, diz. O secretário convida também aos jovens para conhecerem a Feira. “o evento unirá não só a cultura afro, mas várias etnias, contando assim um pouco da história do Brasil”, explica.

A Academia Limeirense de Letras também apoia a inciativa. “A Feira de Literatura Afro fará com que a comunidade tenha contato com a leitura, e mostrará a diversidade de comunidades no país e de suas linguagens”, afirma Simone Portela, presidente da Academia. A entrada para o evento será franca. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura, pelo telefone (19)3451.0502. Confira a programação de atividades do evento:

16/07 - SEXTA FEIRA
9h - ABERTURA -
Apresentação do Hino Nacional e Hino da África do Sul, presença de autoridades.
10h - MESA COM ESCRITORES
12h - ALMOÇO
14h - APRESENTAÇÃO COM DANIEL KAUÊ (ACÚSTICO)
14h30 - ESPAÇO ABERTO PARA CONTADORES DE HISTÓRIAS
18h - ENCERRAMENTO

DIA 17/07 SÁBADO

9h – ABERTURA – Apresentação de roda de capoeira.
10h - MESA COM ESCRITORES
12h - ALMOÇO
14h - ESPAÇO ABERTO PARA VISITAÇÃO
19h – APRESENTAÇÃO DO “CORAL MUNICIPAL AFRO THULANY”
20h - ENCERRAMENTO COM A PEÇA “ADRIANA MATER”

Nenhum comentário:

Postar um comentário