sexta-feira, 23 de julho de 2010

“Rua do Samba” mostrará vários momentos da MPB

Quem prestigiar o projeto “Rua do Samba” neste domingo, 25 de julho, no Parque Cidade encontrará uma autêntica “viagem” deste ritmo da música popular brasileira. A partir das 16 horas, os músicos que passaram pela várias formações do grupo Pagodeando apresentarão os diversos momentos vividos por esse estilo de música ao longo das últimas décadas.

João Batista Anhtero, seu filho Adriano Antero, o músico Antony e outros componentes da formação tradicional do “Pagodeando”, além de convidados, irão executar um repertório vasto. A proposta é valorizar o samba raiz e trazer elementos da nova geração de sambistas.

A lista de compositores e intérpretes é de peso. Os músicos citam composições de Martinho da Vila, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Nelson Sargento, Zeca Pagodinho e o grupo Fundo de Quintal. Em maior ou menor intensidade, essas personalidades influenciaram ou ainda influenciam o samba.

João Batista Anthero ressalta que, além de resgatar o samba de raiz, o projeto tem como uma das intenções apresentar uma referência musical aos jovens, que em alguns casos desconhecem os passos iniciais desta trajetória eminentemente brasileira, mas que conquistou o mundo. Nem por isso há obstáculos na aceitação. “O projeto está se consolidando e conquistando público”, afirma Anthero.

A intenção do grupo é contextualizar a música dentro de um panorama cultural do país. Em breve, elementos de dança e culinária serão agregados ao evento. “Fortalecer o samba é a prioridade, mas já estudamos outros elementos que irão enriquecer a Rua do Samba”, afirma.

Antony está feliz com os resultados. “O samba de raiz, mesclado com elementos do samba atual, está conquistando o público jovem”, afirma. Ele próprio é fruto dessa união, pois tem 22 anos de idade.

Também em razão desse momento vivido pelo samba, a Prefeitura estuda novas possibilidades. “Temos conversado com os vários grupos de Limeira, no sentido de ouvi-los sobre como incentivar a música”, disse o secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur.

A entrada é franca para o projeto “Rua do Samba”, que tem apoio da Prefeitura de Limeira e Secretaria Municipal da Cultura. A Secretaria Municipal de Turismo e Eventos é parceira na proposta, cedendo o local – palco do Museu da Jóia. Além do samba, as pessoas podem visitar o museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário