quinta-feira, 8 de julho de 2010

“Férias na Biblioteca” atrai escolas e visitantes

Robson Barboza toca e canta músicas infnatis, acompanhado das crianças

Música, contação de histórias, origami, pinturas, brincadeiras e muita diversão. Foi assim que a Secretaria da Cultura, através da Biblioteca Infantil Profª Cecília Quadros, retomou nesta quarta, 7 de julho, o projeto “Férias na Biblioteca”. Em novo formato, as atividades conquistaram a atenção da garotada, que soltaram a voz e a criatividade ao som do violão. O evento foi aberto ao público, e atraiu escolas e visitantes “mirins”.

A novidade desta edição foi a participação do músico Robson Barboza da banda “Toc Percussivo” e funcionário da Secretaria da Cultura.. “Escravos de Jó”, “Alecrim”, “Aquarela” de Toquinho, e “O Pato” de Vinícius de Morais foram algumas das canções tocadas pelo violonista, que trabalha na área há 17 anos. Apesar de já ter trabalhado com um repertório de músicas folclóricas para crianças, Robson conta que a experiência é sempre inovadora. “A troca de energia com crianças é sempre muito boa, e só traz benefícios. É gratificante poder levar mais cultura a este público”, explica ele.

Fernanda Rodrigues Silva, professora da escola “Mamãe Coruja”, acompanhou 12 alunos do pré e maternal durante o evento. Fernanda conta que a escola que participar do projeto com o intuito de realizar passeios e atividades diferentes com os alunos durante as férias. “Além de serem divertidas, as atividades do Férias na Biblioteca ajudam a desenvolver melhor a coordenação motora e a leitura. É um aprendizado que eles levarão para toda a vida”, diz. O aluno Gustavo Portela, 5 anos, também aprovou. “Gostei muito dos brinquedos e das músicas”, conta o garoto.

Além das escolas, visitantes participaram do evento. Adriana Bucci trouxe as filhas Clara, 5 anos, e Luiza, de 8 anos pela primeira vez na Biblioteca Infantil. “O contato com a leitura é essencial, e irá ajudá-las a melhorar o rendimento escolar”, afirma Adriana. Já Imê Brandão Oliveira Batista levou os netos Victor, 5, e Letícia, 6 anos. “Os pais deles e eu incentivamos a leitura no dia-a-dia”, explica Imê. Também é a primeira vez que Victor e Letícia vão à Biblioteca Municipal.

Funcionárias da Biblioteca também ficaram satisfeitas. Para a estagiária de pedagogia Camila Turquetti, que participou do “Férias na Biblioteca” pela primeira vez, os resultados foram positivos. “O projeto foi bem elaborado, e este contato com as crianças é sempre muito gostoso”, conta ela.

As próximas edições do “Férias na Biblioteca” acontecerão da segunda, 26 de Julho, até sexta-feira, 30 de Julho das 14h30 às 16h. O evento é aberto ao público, e as crianças deverão estar acompanhadas por um responsável. Já as escolas que tiverem interesse em trazer seus alunos, deverão agendar sua visita pelo telefone (19)3442- 6539. A Biblioteca Infantil fica na Rua Senador Vergueiro, 843, Centro – Limeira/SP. Realização da Prefeitura de Limeira através da Secretaria da Cultura.


Animação com a "Dança das cadeiras" ao som do violão

Crianças colorem gravuras educativas



Contação da história "A Galinha Xadrez", adaptação do livro de Rogério S. Trezza

Atividade com origami

Nenhum comentário:

Postar um comentário