segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

De Bach a Cartola na apresentação da EPM

A primeira das duas apresentações de fim de ano dos alunos da EPM (Escola Popular de Música) ocorreu na noite de sexta-feira, dia 11, no Teatro Vitória.
Cerca de 200 pessoas acompanharam os alunos dos cursos de violão, percussão, bateria e flautas doce e transversal. O repertório incluiu de música clássica, com Johan Sebastiann Bach, a popular, como o compositor carioca Cartola.

Foi numa música de Cartola, “As rosas não falam”, que os professores José Donizete dos Santos, o “Bomba”, Marcos Lima e Kátia Santarosa subiram ao palco juntos. Ao lado deles, estavam os alunos de percussão, orientados por Lima, encerrando um espetáculo que motivou os músicos em formação – alguns pisavam pela primeira vez em um palco. “Estou ansiosa, mas vamos fazer um belo show”, disse Lorena, que toca flauta transversal.

Cerca de oitenta alunos de várias faixas etárias participaram do espetáculo. Peças relativas ao Natal também foram executadas, ao lado de composições de duplas do momento, como Victor e Léo. Os estudantes estão no primeiro, segundo e terceiro ano de aulas. Raquel Barbosa, mãe da aluna de violão Rafaela Barbosa, de 11 anos, ficou orgulhosa. "É o segundo ano de aulas de violão dela na EPM e estou muito satisfeita. A apresentação está ótima", declarou Raquel.

O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, destacou o trabalho das escolas de formação na área. Além da EPM, criada na atual gestão, a prefeitura mantém a Escola Livre de Música e a Municipal de Cultura e Artes (Emcea). “Os professores são dedicados e, via de regra, gostam do que fazem. Estamos aprimorando a parte pedagógica e a estrutura administrativa, para que os resultados sejam ampliados”, afirmou.

Mansur leu uma mensagem do prefeito Silvio Félix e da presidente do Fundo Social Municipal, Constância Félix. Silvio estava em viagem para receber um prêmio ganho pela prefeitura. Criador da EPM, Silvio destacou a função social do trabalho, cuja implantação contou com o apoio de Constância. Parte das vagas é destinada a alunos carentes.

No próximo dia 18, às 19h30, ocorrerá a segunda e última apresentação da EPM. Sob a coordenação dos professores “Bomba” e Renata Borgo, mostrarão seu aprendizado os alunos de teclado e canto. A participação especial será do Coral Municipal Afro Thulany, também da Secretaria da Cultura. O local é o Teatro Vitória.

A classificação indicativa é livre e os ingressos custarão R$3,00 (preço único).

Alunos de Flauta Transversal - Profa. Kátia Cristina Santarosa

Alunos de Violão - Prof. José Donizete (Bomba)



Alunos de Flauta Doce - Prof. José Donizete (Bomba)


Nenhum comentário:

Postar um comentário