quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Espetáculos fazem prévia da Mostra Municipal de Circo


Limeira se destacou no cenário cultural nacional pela realização, durante 2 anos, do Festival Paulista de Circo. A cidade volta a sediar o festival em 2010, numa iniciativa do Governo do Estado e da Secretaria Estadual da Cultura. A realização conta com o apoio da Prefeitura de Limeira.

A movimentação nesse segmento da produção cultural agitou os grupos de Limeira. Por isso, a Secretaria Municipal da Cultura realizará no ano que vem a Mostra Municipal de Circo, que antecederá o festival paulista. E a largada para a mostra municipal será em dezembro, com a apresentação de dois espetáculos convidados em pontos diferentes de Limeira.

Os espetáculos são de alto nível e com entrada franca, ocorrendo próximo ao Dia Mundial do Palhaço, festejado em 10 de dezembro.O secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, destaca que, em parceria com os organismos estaduais e entidades, as várias formas de circo estarão presentes nessa prévia. A classificação indicativa é livre para todas as idades.

A programação começa no dia 12, sábado, às 13h30, na Praça Toledo Barros. O grupo Andaime, com 23 anos de estrada, apresentará a peça “A noiva do defunto”, adaptação de um texto português de domínio público da década de 1950. O espetáculo conta a história de um homem que é confundido com seu falecido primo, que iria se casar com uma jovem encalhada. O texto foi cedido pela família do Circo do Piranha, que ficou conhecido por suas apresentações pelo interior paulista e de outros Estados.

O Grupo Andaime de Teatro da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), desde março de 1986, vem se consolidando como importante produtor cultural do interior paulista. Já realizou mais de 280 apresentações em quase uma centena de cidades brasileiras, atingindo 80 mil espectadores.

LAMÍNIMA

No dia 15 de dezembro, no Centro Esportivo do Sesi, Avenida Major José Levy Sobrinho, o grupo LaMínima traz o espetáculo “Luna Parke” o teatro de rua, origem do trabalho da dupla. Apoiados na figura do palhaço, os atores recriam o ambiente de um “parque de atrações” com brinquedos, atrações bizarras, vendedores de milagres, encenações de farsas, entre outros.

O LaMínima é o responsável por um dos espetáculos mais comentados de São Paulo, “A Noite dos Palhaços Mudos”. A montagem valeu à dupla de atores Domingos Montagner e Fernando Sampaio o Prêmio Shell de Teatro 2008 e a indicação ao prêmio Bravo de melhor espetáculo de teatro, duas das principais premiações na área da cultura nacional.

O espetáculo no SESI começa às 15h. “O SESI prontamente nos atendeu, entendendo a importância de outra inovação da secretaria, que é a descentralização dos espetáculos culturais”, afirmou Mansur. “Luna Parke” é apoiado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural de 2009, com realização do Grupo LaMínima.
Nas iniciativas, a Prefeitura de Limeira e a Secretaria Municipal da Cultura terão o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, SESC-SP, SESI Limeira, Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio) e Oficina Cultural Regional Carlos Gomes.

Serviço
Comemoração do Dia do Palhaço e prévia da Mostra Municipal de Circo
. Dia 12/12, sábado, às 11h, na Praça Toledo Barros - “A Noiva do Defunto”,
adaptação de um texto português de humor da década de 1950 e que foi apresentada pelo Circo do Piranha. Com o Grupo Andaime de Teatro, da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Entrada franca.

. Dia 15/12, terça-feira, às 15h, no Centro Esportivo do SESI (Avenida Major José Levy Sobrinho) – “Luna Parke”. Teatro de rua apoiado na figura do palhaço. Com o Grupo LaMínima, de São Paulo. Entrada franca.
(Fotos - Créditos: www.laminima.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário