sexta-feira, 7 de maio de 2010

Alunos da Escola Municipal de Artes participaram de Oficina de Vídeo




Vinte jovens de Limeira tiveram a chance de produzir seus próprios curtas-metragens, coordenados pela dupla de cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, e patrocinados pela CCR Autoban e Fundação Telefônica. Malu Mader esteve no encerramento do curso neste sábado, dia 1º de Maio no Teatro Vitória, entregando certificados aos que participaram e dividindo suas experiências como atriz aos alunos e seus familiares.

A Secretaria Municipal da Cultura cedeu, de 17 a 28 de abril, as instalações da EMCEA (Escola Municipal de Cultura e Artes) para a iniciativa. Os participantes conheceram todo o processo de criação de um filme em 68 horas de aulas teóricas e práticas. Cerca de 35% dos alunos da oficina eram provenientes dos cursos de teatro ministrados na EMCEA. Os jovens vêm geralmente de famílias carentes, e têm até 16 anos de idade.

Lucas Rodrigues, aluno de teatro da EMCEA que cursou a oficina, avalia a iniciativa. “Foi uma realização pessoal muito grande, que vou levar para o resto da vida. Muita coisa que aprendi participando da oficina poderei usar no teatro, sabendo da enorme diferença entre a tela e o palco. Foi muito prazeroso”, conta ele, que desempenhou a função de ator e operador de áudio. Além de Lucas, outros seis jovens da EMCEA participaram.

Juraci Soares Requena, diretor das Escolas de Arte e Bibliotecas, ressalta o incentivo dado aos alunos. “A parceria estabelecida entre Secretaria da Cultura e a Buriti Filmes é uma ação importante para a formação de jovens e propicia a difusão da arte cinematográfica, ao mesmo tempo em que incentiva a produção local. O interesse de alunos da EMCEA é reflexo da formação, e das inúmeras possibilidades oferecidas durante as oficinas de teatro, como também ocorreu com a Via Sacra” afirma Juraci, explicando que em 2010 a Via Sacra teve 70% de seu elenco formado por alunos da EMCEA.

Em breve, os vídeos estarão disponíveis no Youtube. As oficinas Itinerantes de Cinema “Tela Brasil”, criadas em 2007,são uma realização da Buriti Filmes, e já passaram por várias cidades do país, levando educação audiovisual aos jovens de comunidades gratuitamente. O Portal Tela Brasil - http://www.telabr.com.br/ - também traz detalhes do projeto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário