sexta-feira, 14 de maio de 2010

Visita à Biblioteca de SP confirma inovação em projeto de Limeira

Funcionários e Secretário da Cultura em São Paulo

Limeira será uma das primeiras cidades do interior paulista a ter uma biblioteca pública com o conceito das livrarias de grande porte, que reúnem espaços amplos para leitura, mobiliário atraente e intensa programação cultural. O mesmo conceito foi adotado na Biblioteca de São Paulo (BSP), que funciona na Capital.

A inovação foi confirmada durante visita de representantes da Prefeitura de Limeira à Biblioteca SP, na última quarta-feira, dia 12. de Limeira. Participaram da visita o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, a coordenadora de bibliotecas de Limeira, Lígia Consuelo Araújo, e funcionárias das secretarias da Cultura e de Planejamento e Urbanismo.

O grupo de técnicos está integrado na elaboração do projeto do novo espaço de leitura de Limeira, que será desenvolvido no prédio onde funcionou o Ceprosom – na área do Parque Cidade.

Inaugurada em fevereiro último, a Biblioteca de São Paulo (BSP) faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria de Estado da Cultura que visa incentivar e promover o gosto pela leitura. Integra diversas mídias, aproxima as expressões artísticas e coloca a literatura ao lado dos jogos eletrônicos, televisão e internet. Sua estrutura na Avenida Cruzeiro do Sul, onde funcionou o presídio do Carandiru, foi planejada para garantir conforto, autonomia e atenção ao usuário, num espaço de 4.257 m2.

A BSP dispõe de serviços de referência, leitura de livros, revistas e jornais, empréstimo domiciliar, programas de leitura, acesso gratuito à internet e localização de informação especializada. Ainda há várias áreas de convivência.

O grupo de Limeira foi recebido pelo coordenador de atendimento da BSP, Charles Desena, que apresentou parte dos trabalhos. Anteriormente, parte do grupo visitou espaços comerciais com o mesmo conceito, como a Livraria Cultura na Avenida Paulista, também na Capital.

A proposta de nova formatação para a biblioteca de Limeira partiu do prefeito Silvio Félix. O projeto se encontra em fase de orçamento, pois serão necessárias obras de adequação no espaço no antigo Ceprosom e a compra de mobiliário. O prédio em Limeira tem 4.100 m2.

“Boa parte do que há na BSP está contemplada no nosso projeto. Estamos no caminho certo”, disse o secretário Adalberto Mansur. Mesmo no prédio onde funciona provisoriamente, na rua Senador Vergueiro, 843, no Centro, a biblioteca de Limeira já adota novos procedimentos, como autonomia de acesso ao acervo.

No futuro, o prédio da biblioteca, junto do Museu Histórico, deve ser destinado às escolas municipais de cultura. Obras de reforma e restauro estão sendo feitas neste imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário