sexta-feira, 28 de maio de 2010

Limeira retoma temporada de festivais com o “Viola”

A programação de festivais culturais em Limeira será retomada com música na noite deste sábado, 29 de maio. Depois de o Festival Paulista de Circo reunir 38 mil pessoas em abril, será a vez do “Viola de Todos os Cantos”. A cidade receberá 12 composições das 1.509 inscritas no projeto, que é desenvolvido pela EPTV, afiliada da Rede Globo, e que na região tem o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Nos meses seguintes, a cidade sediará outros dois festivais de grande porte – o “Canta Limeira”, para músicos de todo o País e que recebe inscrições até 18 de junho, e o Festival Nacional de Teatro, previsto para setembro.

Vinte e seis alunas dos cursos balé e jazz da Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), mantida pela Secretaria da Cultura, abrirão o “Viola de Todos os Cantos”, às 20h no Teatro Vitória. Farão uma coreografia que reúne danças clássica, contemporânea e populares.

Em seguida, serão apresentadas as 12 composições. Seis virão da categoria sertaneja de raiz, mais conhecida como “Moda de Viola”, que é a tradicional música que retrata a vida no campo. As outras estão na categoria música regional brasileira, que envolve melodias no estilo de compositores como Renato Teixeira e Almir Sater, além das canções nordestinas.

De cada categoria, uma música irá para a final, em junho, em São Carlos. As eliminatórias contaram com 60 músicas no total.

A troca de local da eliminatória envolveu a qualidade para o público e para os músicos. O teatro oferece maior conforto para a platéia. Já os concorrentes farão a passagem de som na tarde deste sábado, mas antecipadamente avaliam que a acústica do teatro ajudará na apresentação.

Os ingressos para a eliminatória estão esgotados. O público presente poderá acompanhar ainda um show da dupla Tiago e Juvenal, que fez sucesso na novela “Paraíso”, da Rede Globo. Na verdade, Tiago e Juvenal são os experientes músicos Yassir Chediak e Rodrigo Sater, este último irmão de Almir Sater.

A troca de ingressos envolveu alimentos que serão doados às entidades assistenciais da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário