quarta-feira, 5 de maio de 2010

Biblioteca Municipal volta a funcionar e democratiza acesso ao acervo



A Biblioteca Municipal Prof. João de Souza Ferraz voltou a funcionar normalmente nesta segunda-feira, 3 de maio, bem como a Biblioteca Infanto-Juvenil Prof.ª Cecília Quadros, que estava funcionando temporariamente no Palacete Levy. As novas instalações ficam na rua Senador Vergueiro, 843, Centro, onde ambas estão atendendo ao público.

Além de modernizar seu layout, a Biblioteca democratizou o acesso ao acervo, possibilitando aos usuários o contato com todas as obras de literatura e pesquisa. Antes, o acesso era livre apenas na área de literatura, e os livros de pesquisa eram encaminhados ao público somente mediante solicitação aos funcionários.

Lígia Consuelo Araújo, coordenadora das Bibliotecas Municipais, explica que a iniciativa torna a leitura mais atrativa e propicia maior liberdade de escolha aos leitores. “O objetivo é facilitar a busca de informações, e tornar visível ao público tudo o que a biblioteca têm disponível, como em uma livraria”, conta ela. Lígia alerta ao cuidado necessário no ambiente. “Com a democratização não só a liberdade, mas a responsabilidade dos usuários, também aumenta. É preciso conservar bem os livros e zelar pelo acervo, que é um patrimônio público”, ressalta.

Parte dos livros e o xerox estão instalados no segundo andar do prédio, onde há mais espaço para a leitura. Em toda a biblioteca, há computadores para pesquisa ao acervo de 30 mil livros, que é totalmente informatizado. A forma de atendimento dos funcionários também mudou com a democratização. “A equipe agora funciona como monitora, encaminhando o público aos livros procurados, e oferecendo orientação e auxílio à pesquisa”, diz Lígia.

Já a Biblioteca Infanto-Juvenil Prof.ª Cecília Quadros, acomodada também no segundo andar, ganhou maior espaço para a realização de projetos culturais como a “Hora do Conto”, com área destinada às crianças para jogos e brincadeiras.

Para se cadastrar na biblioteca é preciso apresentar documento de identidade (RG, RG escolar ou certidão de nascimento) e comprovante de residência (recibo de água, luz, telefone ou aluguel. Para menores de 14 anos é necessária a presença de um responsável. O cartão fica pronto no ato do cadastro, e permite o acesso à biblioteca municipal e infanto-juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário