sexta-feira, 21 de maio de 2010

Seminário da 8ª Semana de Museus do Piauí recebe limeirense


Iniciou-se na manhã desta terça-feira a 8ª Semana de Museus, que acontece juntamente com o III Fórum de Museus do Piauí, de 18 a 21 de maio. Tanto a semana quanto o fórum acontecem em virtude do dia 18 de maio, quando se comemora o Dia Internacional de Museus. A data está sendo festejada em todo Brasil com a temática “Museus para harmonia social”.

Ao todo são 1.763 eventos espalhados por todas as regiões do país e abrigados por 588 instituições. O evento é uma realização do Governo do Estado do Piauí, através da FUNDAC, em parceria com o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram/MinC) e a Associação dos Amigos do Museu do Piauí, com o objetivo de divulgar alguns conhecimentos relacionados a diferentes formas de se registrar e conservar a História.

O Diretor das Escolas de Artes e Bibliotecas (EMCEA), Prof. Juraci Rodrigues Soares Requena, esteve presente no seminário "Passado, Presente, Futuro: Valorização da História do IZ na RMC", como representante do Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho, de Limeira. A palestra, ministrada no Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, foi voltada para professores e alunos de História, e para pessoas ligadas à museus, centros de memória, e arquivos. O evento contou com palestrantes de renome, que compartilharam com os presentes as diferentes e vastas experiências acumuladas em anos de estudo e prática. 

“Ao participar de eventos e discussões que visam melhor aproveitamento das múltiplas ferramentas de preservação da memória, percebe-se que durante muitos anos foi produzido um montante de documentos. Agora temos que procurar novas possibilidades de manter viva a memória para que as gerações futuras também possam ter acesso ao passado e estabelecer parâmetros, e eles não têm fim”, diz Requena. 

Uma das principais propostas da secretaria de Estado da Cultura por meio do SISEM ao programar discussões periódicas, é fazer com que a articulação entre o Estado e os Museus se tornem cada vez mais frequentes. "Com a criação do IBRAM/IPHAN, do Sistema Brasileiro de Museus e da Política Nacional de Museus, a forma de articulação das instituições passou a ser de vital importância nos estados da nação“, declarou a Draª Cecília Machado, coordenadora do SISEM (Sistema Estadual de Museus). A museóloga também falou sobre a reestruturação do SISEM-SP. A instituição existe desde 1986, com a função de desenvolver ações pontuais e possíveis soluções no apoio às 504 instituições cadastradas, número que aumenta a cada momento. 

Participaram como palestrantes a Drª. Daina Gutmanis, pesquisadora do IZ/APTA-SAA; o historiador Antonio Carlos Angolini, do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi em Santa Bárbara d´Oeste; o Prof. Dr. Roberto de Andrade Martins, do Instituto de Física da Unicamp; a Drª. Sonia Maria de Freitas, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; e a Drª. Cecília Machado – Coordenadora do SISEM.

Em Limeira, o prédio do Museu Histórico passa por restauro, e por isso seu acervo se encontra guardado. Limeira integra também o grupo de museus que o Governo do Estado está dando assessoria técnica, no sentido de um melhor aproveitamento a partir de sua reabertura. “Estamos aproveitando o período de restauro e de reforma em nossos prédios para melhorar a capacitação dos funcionários da Secretaria da Cultura. Essa participação é importante, pois demonstra que qualquer órgão cultural necessita interagir com a sociedade”, declara o secretário da Cultura, Adalberto Mansur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário