sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Bibliotecas Municipais levam atividades de leitura ao Ernesto Kuhl

Equipe das Bibliotecas Municipais e Secretaria da Cultura com Cristina Lira, fundadora e coordenadora da Biblioteca Comunitária "Viajando na Leitura", no Jardim Ernesto Kuhl
Atividades de pintura e contação de histórias

O projeto “Leitura para Todos”, realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, recebeu cerca de 150 pessoas na última quarta-feira, 20 de outubro. Organizado pelas Bibliotecas Municipais, o evento visitou a Biblioteca Comunitária “Viajando na Leitura”, no Jardim Ernesto Kühl, das 14h às 16h. Entre os presentes, estavam moradores do bairro, jovens e cerca de 80 crianças da comunidade.

Foram realizadas atividades de pintura de rosto e de gravuras, contação de histórias, sorteio de livros e sarau com composições de Vinícius de Morais; além da disponibilização da Banca de Troca de Livros e Gibis e da distribuição gratuita de Algodão Doce. A integração entre as Bibliotecas dá continuidade as comemorações à Semana Nacional de Literatura e o dia Nacional da Leitura, celebrado em 12 de outubro.

Cristina Lira, fundadora e coordenadora da Biblioteca Comunitária “Viajando na Leitura”, conta que o objetivo da união entre comunidade e poder público é levar o conhecimento e a leitura aos bairros, facilitando o acesso dos moradores à cultura. “A iniciativa propicia o envolvimento da comunidade nos projetos culturais desenvolvidos no centro da Cidade e no Ernesto Kühl, tornando a Biblioteca um ponto de referência para os jovens e moradores do Bairro”, diz ela.

O espaço, criado há cerca de 4 anos, possui acervo de 15 mil livros, provenientes de doações, e atende cerca de 200 pessoas por semana com aulas gratuitas de violão, grafite e pintura destinadas aos jovens, além de cursos de geração de renda para os pais. A Biblioteca Comunitária possui também parceria com a Rede Social Senac Limeira, oferecendo curso de preparação para o mercado de trabalho para jovens de 14 a 21 anos. O projeto, que leva profissionais do Senac até o bairro, já atendeu cerca 815 adolescentes. Na oportunidade, os alunos também conheceram o trabalho das Bibliotecas Municipais.

Luana Carolina Martins, de 15 anos, é moradora do Ernesto Kuhl e aprovou o evento sobre leitura. “Conhecer o trabalho das Bibliotecas foi muito importante para comunidade, principalmente para as crianças, que têm uma oportunidade de se distrair ganhando conhecimento”, diz. As bibliotecas Prof. João de Sousa Ferraz e Infanto-Juvenil Profª. Cecília Quadros visitarão na próxima quarta-feira, dia 27 de outubro, a Biblioteca Comunitária do Jardim Dom Oscar Romero. O “Leitura para Todos” ocorrerá das 14h às 16h, com entrada gratuita.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (19)3442.6539 ou pelo e-mail bibliotecadelimeira@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário