sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Palestra apresenta nova biblioteca municipal

Juraci Soares Requena, diretor das Escolas de Arte e Bibliotecas; Adalberto Mansur, secretário da Cultura; a palestrante Adriana Ferrari e Ligia Consuelo Araújo, coordenadora das Bibliotecas Municipais.
Adriana Ferrari com representante das Bibliotecas Comunitárias de Limeira


Dia Nacional da Leitura e Semana Nacional da Literatura estão sendo comemorados em Limeira. A programação preparada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e das Bibliotecas Municipais, inclui atividades de capacitação, incentivo à leitura e novidades.

Uma das novidades foi a apresentação pelo secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur, do projeto de biblioteca a ser desenvolvido no Parque Cidade, no prédio onde funcionou o Ceprosom. A apresentação ocorreu durante palestra realizada na noite de terça-feira, em Limeira.

A nova biblioteca prevê espaço para ações literárias e culturais, além de iniciativas voltadas ao movimento negro e à integração étnica. Serão 4,4 mil m2 destinados à programação cultural, com várias manifestações. Porém, tudo terá como foco a literatura, nos moldes da Biblioteca São Paulo – desenvolvida na Capital por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

“Por isso, pretendemos ouvir a comunidade. Queremos construir um projeto junto com os agentes culturais e de cidadania no município”, disse Mansur, durante a apresentação, que ocorreu no prédio das bibliotecas, no Centro de Limeira. Ele representou o prefeito Silvio Félix no evento.

A obra deve durar um ano, ao custo de R$ 2,6 milhões para a prefeitura. Haverá espaço para que as pessoas possam até passar o dia no local. Computadores darão acesso à internet. Haverá acervo de material em CD e DVD. Também abrigará apresentações de dança, música, teatro e artes plásticas e visuais.

As pessoas poderão dar opinião sobre as atividades no local através do e-mail bibliotecadelimeira@gmail.com. Para isso, lideranças culturais foram convidadas para a palestra. Estavam presentes representantes de entidades educacionais e das bibliotecas comunitárias. Da secretaria municipal, participaram os diretores Juraci Rodrigues Soares Requena e Galdino Clemente, e a coordenadora de bibliotecas, Lígia Consuelo Araújo.


Adriana Cybelle Ferrari, bibliotecária ligada à Universidade de São Paulo (USP), falou aos presentes sobre a Biblioteca São Paulo, implantada pelo governo estadual no espaço onde funcionou o presídio do Carandiru, e que recebe 30 mil visitantes por mês. Atualmente, ela coordena a Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria de Estado da Cultura.

Para Adriana, biblioteca é “o espaço mais democrático de acesso à informação, serviços e entretenimento”. Daí saudar a disposição da prefeitura para o projeto, que, segundo ela, atuará ao lado das demais salas de leitura instaladas no município. “Quanto mais você lê, mais você amplia o conhecimento. Os eventos nas bibliotecas devem sempre ter foco no incentivo à literatura”, disse ela.

Já Lígia destacou que a comemoração irá aos bairros. O evento “Leitura para Todos” estará nesta quarta-feira, 20 de outubro das 14h às 16h na Biblioteca Comunitária Viajando na Leitura, no Jardim Ernesto Kühl, com contação de histórias, sorteio de livros, pintura livre, banca de troca de livros e gibis e atrações musicais.

A mesma atividade, que ocorreu na semana passada no prédio das bibliotecas, irá à biblioteca comunitária do bairro Dom Oscar Romero no dia 27 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário