segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Oficina amplia espaço para projetos culturais de Limeira

Particpantes da Oficina, na Etec Trajano Camargo

Limeira recebeu nos últimos dias 13, 14 e 15 de outubro uma oficina de “formatação de projetos” realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e ACAM Portinari (Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari), em parceria com a Prefeitura de Limeira. Com adesão gratuita, as oficinas contribuem com o desenvolvimento dos profissionais e das instituições museológicas no interior do Estado e também são abertas ao público em geral.

Estiveram representando a secretaria os funcionários Juraci Rodrigues Soares Requena, Diretor das escolas de Artes e Bibliotecas; Pedro Rodrigo Cardoso Drago, Técnico de Som e Natália Carolina Lima Silva, estagiária de Letras. Ainda houve representantes das Secretarias de Turismo e Eventos e de Planejamento e Urbanismo, além da participação de profissionais da música, do teatro, de assistência social, produção cultural e da imprensa.

“Os participantes puderam esclarecer dúvidas e debater com outros profissionais. Agora esperamos que a ação resulte em importantes projetos para toda a cidade”, diz Juraci Soares. A experiência e a coordenação de Roseli Biage, que ministrou a oficina, deixaram os participantes à vontade. A diversidade dos segmentos representados refletiu a preocupação e o anseio de se organizar e se aprofundar no entendimento dos editais que promovem o fomento da cultura no país, completa Soares.

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 502 instituições, públicas e privadas em mais de 159 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e sobre as cidades onde estão localizados.

O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as instituições e seus acervos.

A vinda do projeto para Limeira é fruto da parceria entre Secretaria da Cultura do Município e Governo do Estado, que mantém o acompanhamento dos museus da cidade e que recebem orientações da UPPM. Nessa ação, a secretaria teve ainda o apoio da Escola Técnica “Trajano Camargo”.

Roseli diz que elaborar com competência um projeto cultural é importante para organizar as idéias, “de maneira que saibamos claramente todos os recursos que vamos precisar para realizá-lo”. Tão importante quanto o entendimento do projeto pelo elaborador é que outras pessoas consigam ler o documento e compreender claramente os objetivos, para que seja possível a captação de parceiros e financiadores. “Normalmente essa é uma tarefa que requer muito cuidado, planejamento e tempo”, afirmou Roseli.

“A oficina nos capacita para atender às exigências das prefeituras, dos parceiros e da população quando vamos elaborar projeto, e assim promovemos a economia para os cofres públicos e mais satisfação para o público", afirma Soares.

O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, que acompanhou a abertura da oficina, diz que a intenção da prefeitura é capacitar artistas e produtores. “A produção cultural da cidade é muito rica. Porém, existe uma exigência de que os projetos sejam viabilizados também no aspecto administrativo. Esse avanço permitirá tanto a ampliação no número de ações culturais na cidade como a possibilidade de o artista limeirense ganhar espaço em outras localidades”, declara Mansur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário