quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Coral Afro Thulany representa Limeira em Festival Internacional de Corais



Em seu segundo ano consecutivo sendo selecionado para o Festival Internacional de Corais (FIC) em Belo Horizonte-MG, o Coral Municipal Afro Thulany se apresentou nos dias 26 e 27 de setembro, na 7ª edição do encontro. O Festival, em 2010, reuniu mais de 160 corais de 7 países.

“A seleção e a participação no festival em Belo Horizonte nos demonstra que estamos no caminho certo, que estamos desenvolvendo um trabalho diferenciado e de resgate da cultura afro”, comenta José Donizetti, regente do Coral Thulany.

Foram três apresentações oficiais e outras duas espontâneas. A maratona de apresentações teve início no município de Sabará - primeiro povoamento do estado de Minas Gerais - cidade conhecida por manter preservada a casa onde viveu Aleijadinho (principal nome da arte barroca do país). A primeira apresentação aconteceu no Teatro Municipal, uma antiga casa de ópera, datada de 1770.

Em Sabará, o Coral Afro Thulany também foi convidado a se apresentar em área aberta, em frente a um dos principais patrimônios da cidade - uma igreja construída com pedras, inacabada pela abolição. Em área pública, o coral pôde cantar e também demonstrar as características da dança afro (foto 2).

Outra apresentação ocorreu no município de Congonhas, cidade mineira reconhecida mundialmente por manter preservada a mais importante coleção de arte barroca da América Latina - as obras em pedra sabão esculpidas por Aleijadinho. Nesta apresentação, o coral Thulany interagiu com o público e despertou interesse de representantes da cultura local (foto 3).

O diretor da Escola Municipal de Cultura e Artes (EMCEA) e da Escola Popular de Música (EPM), Juraci Requena Soares, que acompanhou o coral na maratona de apresentações, conta que a Secretaria de Cultura de Congonhas já cogita a possibilidade de convidar o Coral Afro Thulany para as atividades de aniversário do município, em novembro. “A participação em um festival internacional cria essa possibilidade de novos contatos, de novas parcerias e amplia a possibilidade de trabalhos”, diz.

A última apresentação oficial aconteceu na capital de Minas, Belo Horizonte, em um dos pontos comerciais mais tradicionais do estado mineiro – o Mercado Municipal (foto 4).

Com o término da maratona de apresentações, o Coral limeirense seguiu até a praça da Liberdade, local em que aconteceu o encerramento oficial do Festival Internacional de Corais. Um momento em que todos os corais participantes se uniram para juntos cantar ao homenageado do festival, sob os olhos e os ouvidos atentos do cantor Milton Nascimento, que assistiu a apresentação. (foto 5 - Milton Nascimento assiste a apresentação de uma das sacadas do prédio).

Antes de deixar Belo Horizonte, o Coral Afro Thulany ainda se apresentou mais uma vez na praça da Liberdade, com a participação do público presente no canto e na dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário