sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bibliotecas Municipais realizam “Leitura para Todos” no bairro Dom Oscar Romero

Funcionários da Secretaria da Cultura, voluntários e Sra. Francisca Félix, fundadora da Biblioteca Comunitária "Livro Aberto", do bairro Dom Oscar Romero
Atividades de leitura, pintura e contação de hitórias

As Bibliotecas Municipais Prof. João de Sousa Ferraz e Infanto-Juvenil Profa. Cecília Quadros levaram na última quarta-feira, 27 de outubro, o projeto “Leitura para Todos” ao Centro Comunitário do bairro Dom Oscar Romero. A iniciativa, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura finalizou as comemorações à Semana Nacional de Literatura e o dia Nacional da Leitura, celebrado em 12 de outubro.

Na oportunidade, foram realizadas atividades de pintura de rosto e de desenhos, contação de histórias, sorteio de livros e declamações de poesias com músicas infantis; além da disponibilização da Banca de Troca de Livros e Gibis e da distribuição gratuita de Algodão Doce. A iniciativa visa descentralizar as atividades culturais em Limeira, democratizando o acesso à leitura. O projeto já foi realizado nas instalações das Bibliotecas (Rua Senador Vergueiro, 845, Centro, Limeira/SP) nos dias 13, 14 e 15 de outubro; e visitou também a Biblioteca Comunitária “Viajando na Leitura”, do jardim Ernesto Kühl, no dia 21.

A Biblioteca Comunitária “Livro Aberto” existe há dois anos e já possui um acervo de cinco mil livros, provenientes de doações, atendendo aos moradores do Dom Oscar Romero e de cerca de sete bairros da região. A Biblioteca é integrada ao Centro Comunitário do bairro, local onde ocorrem aulas de dança e as atividades do grupo “Reciclando Sonhos”, em parceria com a Rede Social Senac Limeira. Francisca Félix da Silva, fundadora do espaço, se emocionou com o evento. “Todos estão de parabéns pelo projeto. Não há dinheiro que pague a felicidade estampada nos rostos das nossas crianças”, diz ela.

Além dos colaboradores da Secretaria da Cultura, participaram como voluntários na contação de histórias Antônio Carlos Oliveira, da Oficina Cultural Regional Carlos Gomes; e alunas do projeto “Roda de Poesia”, da Escola Maria Madalena Vasconcelos, sob a coordenação de Nirce Nogueira Penido. A coordenadora das Bibliotecas Municipais Ligia Consuelo Araújo conta que a experiência foi muito positiva para todos os colaboradores. “O projeto, indo aos bairros, cumpre o papel da Biblioteca Pública em atender as necessidades da população à que se destina”, explica.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (19)3442.6539 ou pelo e-mail http://bibliotecadelimeira@gmail.com/.
Distribuição gratuita de Algodão Doce

Banca de Troca de Livros e Gibis, das Bibliotecas Municipais


Nenhum comentário:

Postar um comentário