sexta-feira, 18 de março de 2011

Biblioteca Infantil Profª Cecília Quadros facilita acesso ao acervo


Alunos da Escola "Mamãe Coruja" retiram livros e visitam instalações das Bibliotecas quinzenalmente

A Biblioteca Municipal Infanto-Juvenil Profª Cecília Quadros recebeu na tarde desta quinta-feira, 17 de março, a visita do Pré II da Escola Infantil “Mamãe Coruja”. Os alunos, que tem entre quatro e cinco anos de idade, já são associados das Bibliotecas Municipais desde março de 2010, devido a uma parceria do setor com a Escola, que leva os alunos quinzenalmente para a devolução e retirada de livros.

O cadastro foi realizado paralelamente à participação dos alunos no projeto “Hora do Conto”. Na oportunidade, a autorização aos pais foi entregue a cada aluno, e a Biblioteca se responsabilizou por retirá-las juntamente com a documentação necessária na escola através do veículo da Telebiblioteca; permitindo que cada criança já saísse com a carteirinha em mãos e com o direito de retirar um livro. O mesmo processo foi aplicado com outras escolas da cidade durante o último ano.

Silvana Domiciano, diretora e professora da Escola, conta que o projeto teve aprovação dos pais, que auxiliam os alunos na leitura, em casa. “A intenção é criar nas crianças o hábito e o prazer pela leitura. A visita quinzenal é um estímulo aos alunos, que ainda estão passando pelo processo de alfabetização”, diz ela. Já Ana Paula Vaz, funcionária da Biblioteca Infanto-Juvenil, explica que o objetivo da ação é facilitar o acesso ao acervo. “A maioria dos pais trabalha e não tem disponibilidade de trazer seus filhos para uma visita à Biblioteca”, ressalta.

Durante a visita, as crianças conheceram também as instalações da Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz, com espaço para leitura de jornais e revistas; e a sala do Acessa-SP, que oferece acesso gratuito à internet. Ana Paula e Silvana auxiliaram os alunos na escolha dos livros e nas brincadeiras com os jogos do acervo.

As escolas interessadas em realizar o cadastro dos alunos através da Telebiblioteca ou em agendar visita para o projeto “Hora do Conto” devem entrar em contato com a Biblioteca, pelo telefone (19)3442.6539 ou pelo e-mail bibliotecadelimeira@gmail.com.

Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
Bibliotecas Municipais

(19)3442.6539

culturalimeira@yahoo.com.br
www.twitter.com/culturalimeira

Um comentário:

  1. joia essa parceria, não sao todas as escolinhas que podem manter uma biblioteca grande, e na municipal eles tem variedade para escolher... grande atitude, continuem com o blog, muito bom!

    Maria Helena
    www.mhrossetti.com.br

    ResponderExcluir