terça-feira, 15 de março de 2011

O trabalho pela cultura

Secretário se pronuncia sobre posicionamento da Acarte

Foi com surpresa que li as declarações do Sr. Marcos Lima, presidente da Associação dos Artistas e Técnicos de Limeira (Acarte), publicadas na Pág. 12 da “Gazeta de Limeira” de 13/03/2011. Somente quem desconhece o cotidiano da Secretaria Municipal da Cultura pode acreditar que esta Pasta não segue seu ritmo de trabalho.

Basta informar que, nos últimos dias, tratamos de questões envolvendo as obras no Palacete Levy, Centro Cultural e Biblioteca no Parque Cidade. Nos meses iniciais do ano proporcionamos espetáculos no Teatro Nair Bello e Parque Cidade, locais escolhidos em razão de outra obra esperada – as reformas no Teatro Vitória.

Estamos finalizando os procedimentos para mais uma edição do Festival Paulista de Circo, evento que traz ao município um investimento de mais de R$ 1 milhão e que este ano terá um espaço exclusivo para os artistas locais. A Escola Popular de Música iniciou as aulas em novo prédio, na Estação Ferroviária, que foi totalmente adaptado para receber os alunos.

Por falar em novo prédio, estamos no processo de ocupação da sede da secretaria, na Rua Senador Vergueiro, num amplo espaço para exposições e apresentações, além de abrigar órgãos municipais e estaduais da área. Frise-se que o pessoal do Teatro Vitória, diante das obras no prédio, focou suas forças em ações como a Mostra Municipal de Bandas, cujo tema em fevereiro foi “samba”, tendo como local o bairro Ernesto Kühl.

O Departamento de Cultura Afrodescendente e de Integração Étnica (Decadie) já realizou este ano o Simpósio de Igualdade Racial, e nos próximos dias organizará um encontro regional de órgãos públicos que cuidam da questão do negro em cidades paulistas.

Detalhes da “Via Sacra” e do Festival Viola de Todos os Cantos geram reuniões quase diárias na secretaria ou em suas unidades. Funcionários da secretaria participam de capacitações relacionadas ao funcionamento do Museu Histórico e Pedagógico, órgão municipal que, pela primeira vez, implantará um plano museológico doado pelo governo estadual. A equipe das bibliotecas municipais iniciou a temporada 2011 da Banca de Troca de Livros na Praça Toledo Barros e já realizou sorteios como forma de incentivar a leitura.

Detalhe: tudo isso é divulgado pelos jornais, pelo que somos gratos, e pelo blog da Secretaria da Cultura, além de ser enviado ao e-mail de milhares de limeirenses.

As mudanças administrativas previstas geram dúvidas, mas também trazem a certeza que o trabalho não foi paralisado em nenhum momento. Afinal de contas, a secretaria é formada por uma equipe competente. Ao mesmo tempo, a cultura nunca para, pois ela não é propriedade de algum órgão público ou associação. É propriedade do povo.

Adalberto Mansur
Secretário da Cultura

Siga-nos no Twitter: @culturalimeira| Cadastre-se em nosso mailing para receber notícias da Cultura: culturalimeira@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário