quarta-feira, 16 de março de 2011

Cultura lança 1° Encontro Regional de Conselhos e Lideranças do movimento negro e afro-descendente

Mayara Alves dos Santos, Gu Tigers, Rosemeire Dias da Silva, Galdino Clemente, Cleusa dos Santos e Jorge de Freitas
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, organizou na tarde desta terça-feira, 15 de março, uma coletiva de imprensa sobre o 1° Encontro Regional de Conselhos Municipais e Lideranças do Movimento Negro e Afro-descendente. Com a temática “Movimento Negro Humanitário”, o encontro visa contribuir para que lideranças possam discutir os desafios e as novas alternativas nas intervenções dos Conselhos Municipais em defesa dos interesses da população negra; e é destinado a diretorias e lideranças do movimento negro no Estado.

O Departamento da Cultura Afro-descendente e da Integração Étnica (Decadie) está à frente do evento. José Galdino Clemente e Cleusa dos Santos, diretor e assessora do Decadie, articularam a coletiva, com os convidados Jorge de Freitas, presidente do Comicin (Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro); José Augusto, o “Gú Tigers”, da organização do evento limeirense “Negro em Evidência”; e Rosemeire Dias da Silva e Mayara Alves dos Santos, representantes da Pastoral Afro da Igreja Nossa Senhora de Lourdes.

Os Conselhos Municipais são frutos do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo. Galdino, que representou o secretário da Cultura Adalberto Mansur, explicou que educação, cultura, e a organização das comunidades negras serão algumas das pautas da reunião. O objetivo é que Limeira e cada município envolvido redijam uma Carta de Intenções, destinada ao poder público, divulgando e sugerindo novas iniciativas voltadas aos negros e afro-descendentes.

Já Cleusa dos Santos conta que a proposta é também uma transformação na dinâmica das lideranças negras em Limeira região, aproximando os Conselhos Municipais e Regionais à realidade da população afro-descendente. “É preciso que as diretrizes do poder público sejam facilmente entendidas, indo de encontro aos cidadãos”, explica Cleusa, que ressalta a falta de caráter humanitário das ações voltadas às comunidades.

O 1° Encontro Regional de Conselhos Municipais e Lideranças do Movimento Negro e Afro-descendente acontece neste domingo, 20 de março, das 10h às 17h, no Hotel Nacional Inn. Guilherme Botelho Júnior, teólogo e professor; e Cleide Aparecida Vitorino, conselheira da CONE (Coordenadoria dos Assuntos da População Negra), da Prefeitura de São Paulo, ministrarão palestras e debates. Já o Vocal Kitongola (Verdade, fé – dialeto Kimbundo) fará intervenções artísticas.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19)3453.9009 ou pelo e-mail culturalimeira@yahoo.com.br.

Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3453.9009
culturalimeira@yahoo.com.br
www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário