sexta-feira, 29 de julho de 2011

Noite dos convidados finaliza Mostra de Dança

Para fechar a programação da 1ª Mostra de Dança de Limeira, neste domingo, 31, às 20h, ocorrem apresentações de convidados, como a Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), a Limeira Cia de Dança e o bailarino João Messiah. O evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, tem entrada franca, com senhas liberadas a partir das 19h, e acontece no Teatro Vitória.


Onze coreografias compõem as apresentações da Emcea, entre elas a que foi tema do festival “Viola de Todos os Cantos” neste ano. A coordenação das apresentações é da professora Iany Catherine. No caso do “Viola”, além de Iany, Jonatas Noguel colaborou com o resultado.


A Limeira Cia de Dança traz a coreografia “Conversa de Botequim”, que representa o município no projeto “Mapa Cultural Paulista”, da Secretaria de Estado da Cultura. Messiah também está entre os convidados, com uma coreografia especial. Todas as apresentações terão cerca de 60 minutos de duração.


Satisfeito com os resultados, o secretário da Cultura – e idealizador da Mostra – José Farid Zaine, afirmou que a Mostra contribuiu para que a dança tivesse o seu merecido destaque dentro da programação cultural de Limeira, coroada com a apresentação da São Paulo Companhia de Dança.


“Para 2012, já conversei com o Prefeito Silvio Félix, e abriremos ainda mais opções dentro da Mostra, para que possamos atingir mais escolas e grupos interessados”, confirmou Farid.


No último dia da Mostra, começam os workshops especiais, desenvolvidos em parceria com a Limeira Cia de Dança. O primeiro será ministrado por Daniella Aguiar, das 16h às 18h, no palco do teatro, com o tema “Dança Contemporânea”, no domingo, baseado em princípios de Limón, técnica em dança moderna. O objetivo é enfatizar os ritmos da queda e recuperação e o jogo entre o peso e a leveza, permitindo ganho na consciência do movimento e ampliação das habilidades do bailarino. O público alvo são estudantes de dança e interessados na arte do corpo a partir dos 15 anos.


Mesmo após o encerramento da Mostra, Carolina Sorg cuidará da “Aula de Ballet Clássico”, abordando-o de uma forma contemporânea, dando ênfase no alinhamento do corpo, na utilização correta dos músculos, na dinâmica, na clareza e na pureza do movimento sem ornamentos desnecessários. O curso acontece nos dias 4 e 5 de agosto, na Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), das 19h às 21h. O público alvo são estudantes de dança e interessados na arte do corpo a partir dos 13 anos.


Aos que querem participar das oficinas, a recomendação é a de ir diretamente ao local onde elas serão ministradas. Informações sobre necessidades para participação com Talitha Rodrigues, (19) 3702 4262 e 9236 9453.


Imagens da apresentação da Emcea “Viola de Todos os Cantos”. Créditos – Divulgação.


Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

“Segredos do Chef” é o espetáculo de sábado dentro da Mostra de Dança

Uma grande produção, que conta com 46 participantes, é a promessa de sábado, 30, para a penúltima noite da Mostra de Dança de Limeira, realizada pela Prefeitura, através da Secretaria da Cultura. A Escola de Dança Gláucia Bilatto apresenta o espetáculo “Segredos do Chef”, que fez parte do 8º festival anual da escola, encerrando as atividades do ano de 2010, dirigidas por Gláucia. O evento tem início às 20h, no Teatro Vitória, e as senhas de acesso – gratuitas - serão liberadas a partir das 19h.


O espetáculo teve inspiração na cena “Be our Guest”, do filme musical “Beauty and the Beast” (A Bela e a Fera), estreado em 1991, pela Walt Disney Pictures, em que os criados do castelo foram transformados em objetos de cozinha encantados que preparam um jantar dançante para a convidada. É também baseado no filme “Ratatouille”, lançado em 2007, pela Pixar. A ideia do jantar é transportada para o palco com muito humor e criatividade.


Além da Gláucia, são coreógrafos do espetáculo: Tiago Lopez, Graciela Oliveira, Renata Cavinato e Carolina Pejon, com figurino de Balé Mania. “Segredos do Chef” tem 50 minutos de duração.


Para o idealizador da Mostra e secretário da Cultura, José Farid Zaine, o público, com certeza, vai adorar a apresentação, pois Gláucia sempre inova, com criatividade e estilo. “Temos certeza que essa apresentação recheará de bom gosto a programação da Mostra”.


Informações nos telefones no Vitória, (19) 3451 6679 e 3451 2675.


Inovador



Cia Núcleo de Teatro trouxe o espetáculo de dança-teatro “África – A Origem de Todos Nós”, na quinta-feira, 28, dentro da Mostra.


Já conhecida por seus trabalhos na área das artes cênicas, a companhia inovou e apresentou uma proposta de dança contemporânea, com toques teatrais. Detalhes plásticos deram a harmonia perfeita para a apresentação, que contou com trilha sonora com músicas infantis, como “Samba Lê Lê”, “Escravos de Jó”, e outras, além de poesias de Castro Alves, interpretadas por Maria Bethânia.


Cia Núcleo de Teatro já ganhou algumas mostras de teatro, com espetáculos intimistas, conquistando a plateia. Jonatas Noguel, diretor do grupo, tem um trabalho interessante com a iluminação e as projeções cênicas, que dão a ele uma identidade particular em suas produções. A ousadia de preparar uma apresentação na área de dança, especialmente para a mostra, confirma o objetivo do evento, que é o de revelar novos talentos da área e abrir espaço às produções de dança existentes em Limeira.



“Fiquei contente em ver um trabalho de uma companhia teatral, já reconhecida, inclusive, dentro da programação da Mostra de Dança, isso confirma que esse projeto fomenta, também, novas produções”, disse Farid.



Imagens da apresentação de “África”. Créditos – Pedro Drago.


Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Iniciam obras de acessibilidade no Teatro Vitória; agenda cultural não será prejudicada

São previstos três meses de obras

Para o acesso adequado das pessoas com deficiência física ao principal espaço de apresentações culturais de Limeira, o Teatro Vitória, terão início obras nesta segunda-feira, 1º de agosto, relacionadas à acessibilidade. O período previsto de duração é de 90 dias.

Sem prejudicar o andamento das produções culturais, neste período, a entrada do público ocorre pelas portas laterais, usadas como saídas emergenciais, na sala de espetáculos. Atualmente, a entrada acontece pela galeria de exposições e, após as obras, o acesso ao teatro volta a acontecer normalmente pelo espaço que valoriza as artes visuais do município.

Fábio Pentagrama, diretor do Vitória, pede a compreensão do público, pois as obras de acessibilidade são necessárias para melhorar a infraestrutura do espaço, oferecendo maior conforto e segurança para aqueles que precisam desses recursos.

O secretário da Cultura, José Farid Zaine, confirma que não haverá atrasos na programação cultural de Limeira. “Estamos adequando o teatro para que ele fique melhor para todos os públicos, sem gerar conflitos com a programação, pois o espetáculo não pode parar”.

Os artistas que desejam expor suas obras poderão fazê-lo em outros espaços da cultura, além do Vitória, pelo menos até durarem essas adaptações. Após esse período, o teatro volta a receber normalmente exposições. Interessados devem enviar proposta para o e-mail: expoteatrovitoria@gmail.com, aos cuidados de Laura Palma.

O público que procurava por informações das próximas atrações da Secretaria da Cultura, pode encontrar na bilheteria. O horário de atendimento é das 13h às 17h, de terça a sexta e, quando há espetáculos, reabre às 18h até o início da apresentação. O blog da Cultura também é uma ferramenta que pode ser utilizada na divulgação dos eventos da cidade: www.culturalimeira.blogspot.com.

Outras informações, nos telefones no Vitória, (19) 3451 6679 e 3451 2675.

Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

*Colaborou Monique Ramos

Estagiária de Pedagogia

Teatro Vitória

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Após apresentações que lotaram teatro, balé Carmen volta dentro da Mostra

Público terá nova chance de apreciar uma grande produção cultural feita por talentos de Limeira


Continuam as apresentações que integram a 1ª Mostra Municipal de Dança, realizada pela Prefeitura, através da Secretaria da Cultura. Agora, a Orquestra Sinfônica e a Limeira Cia de Dança reapresentam o espetáculo de balé “Carmen”, sucesso de público nos dias 7 e 8 de julho, assistido por mais de 1,2 mil espectadores. A apresentação ocorre nesta sexta-feira, 29, às 20h30, no Teatro Vitória. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira e Limeira Cia de Dança.


Dessa vez, a entrada para o evento será gratuita, sendo necessária a retirada de senhas de acesso ao teatro, que serão liberadas a partir das 19h, sendo limitadas ao número de poltronas disponíveis no Vitória.


Através da assessoria de imprensa da Orquestra, o maestro Rodrigo Muller disse que o pedido de Bis para a apresentação mostra o sucesso que foi a montagem do balé, bem como a parceria firmada entre a Sinfônica e Limeira Companhia de Dança. “A união das duas representações artísticas resultou num belo trabalho musical e visual”.



Idealizador da Mostra e secretário da Cultura, José Farid Zaine, vê de forma positiva a reapresentação de “Carmen”. “O evento ganha ainda mais com essa produção e quem não viu terá nova chance de conferir esses talentos da música e da dança”.


A direção artística do corpo de dança do balé é da bailarina Gláucia Bilatto, a preparação dos bailarinos é de Graciela Oliveira e o trabalho com os atores é assinado por Júlio Borgo. Os papéis de Carmen e Don José serão representados pelos bailarinos Gisela Almeida e Mateus Lourenço, que foram ensaiados por Soraia Cintra. O balé “Carmen” tem classificação livre para todas as idades, com duração de 60 minutos.



Os trabalhos da Orquestra Sinfônica de Limeira são mantidos pelo patrocínio da empresa Faurecia e Unimed-Limeira, além do apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, Fotógrafo Paulo Pedron, RB Produções, Virtú Produções Culturais e Artisticas e AZ Design.



Outras informações sobre a Mostra podem ser obtidas no telefone do Departamento de Projetos Culturais, da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.


Imagens da apresentação de “Carmen”. Créditos – Leandro Moreira.

Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Programação cultural de Agosto

PROGRAMAÇÃO DA SECRETARIA DA CULTURA

AGOSTO / 2011

Música: “Corporação Arthur Giambelli”

Domingo, dias 7 e 21, às 10h30

Praça Toledo Barros

Realização: Prefeitura, através da Secretaria da Cultura.

As tradicionais retretas das corporações musicais são apresentadas ao público de Limeira no Coreto da Praça.

Música: “Corporação Henrique Marques”

Domingo, dias 14 e 28, às 10h30

Praça Toledo Barros

Realização: Prefeitura, através da Secretaria da Cultura.

As tradicionais retretas das corporações musicais são apresentadas ao público de Limeira no Coreto da Praça.

Evento: “Energia Em Cena”

Segunda e terça, dias 1º e 2, às 18h30 e às 20h30

Cinema ao ar livre chega para levar à população entretenimento cultural para todas as idades. No dia 1º, a sessão das 18h30 exibe o filme “Eu e Meu Guarda Chuva”. Logo, às 20h30, acontece a exibição do filme “Se eu Fosse Você”. No dia 2, a sessão das 18h30 apresenta “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”. Logo, às 20h30, acontece a exibição do filme “Se eu Fosse Você 2”. O evento é realizado pela Elektro.

Entrada: Franca.

Classificação Indicativa: Livre.

Praça dos Esportes e Lazer “Eduardo Basso” – Cecap – Gigantão.

Evento: “COLABORADORES SOLIDÁRIOS”.

Quarta - feira, dia 3, às 19h30.

Evento relacionado à Casa da Sopa, com a presença confirmada de Geraldo Luís.

Entrada: Franca.

Classificação Indicativa: Livre.

Teatro Vitória.

Teatro: “As pontes de madison”.

Quinta - feira, dia 4, às 20h, com Flávio Galvão e Mayara Magri.

Francesca Johnson é uma professora de literatura casada que se envolve com Robert Kincaid, um fotógrafo da revista National Geographic que vai até o condado de Madison, em Lowa / EUA, registrar imagens das famosas pontes cobertas. Em apenas quatro dias, o casal vive uma avassaladora paixão e depois um longo desencontro, preenchido por raro e intenso amor. A história é contada em flashbacks a partir da leitura dos diários de Francesca, encontrado por seus filhos depois de sua morte.

Entrada: R$ 50,00 (inteira), R$ 25,00 (meia-entrada) e R$ 35,00 (bônus) com Flyer do Site e Jornal Gazeta de Limeira até às 17h do dia da apresentação.

Classificação Indicativa: 14 anos

Teatro Vitória.

Música: “POR TRÁS DA CANÇÃO”.

Sexta - feira, dia 5, Workshop às 14h30 e Show às 21h, com Regina Gomes e amigos.

Bossa...MPB...Jazz...Pop...A canção, os bastidores, os autores e a arte de compor. Os 100 anos de importantes acontecimentos da música nacional e internacional.

Um misto de instrumental; voz; conduzido através de um profissional da locução e ilustrações em telões para melhor entendimento e apreciação do público presente, podendo haver interatividade com a platéia.

Entrada: Franca.

Classificação Indicativa: Livre.

Teatro Vitória.

Música: “2ª COLETÂNEA GOSPEL MMW – AS MARAVILHAS DE DEUS”.

Sábado, dia 6, às 19h.

Abertura com convidados da primeira coletânea, em seguida apresentação dos novos talentos.

Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

Classificação Indicativa: Livre.

Teatro Vitória.

Evento: “BANCA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS”

Domingo, 7de Agosto das 9h às 13h – Praça Toledo Barros

Com o objetivo de estimular a prática da leitura e proporcionar que as pessoas possam trocar livros e gibis de forma gratuita, a Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz realiza a Banca de Troca de Livros e Gibis, que ocorre todo o segundo domingo do mês, juntamente com o “Domingo de Relíquias” na Praça Toledo Barros. Cada livro ou gibi dará direito a troca de um exemplar. Não são aceitos para efeito de troca livros didáticos, apostilas, jornais, revistas, cópias reprográficas, encadernações em espiral, como também exemplares em mau estado de conservação (ilegíveis, rasurados, sem capa, rasgados, rasgados, amassados, desmontados, sujos, etc.). Ainda serão aceitas doações para o acervo da Banca ou da Biblioteca.. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.

Evento: “MEMÓRIA MUSICAL - HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DO MAESTRO MÁRIO TINTORI”.

Domingo, 7 de agosto, às 18h30.

Teatro Vitória

Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura.

A Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro “Mário Tintori” (EMCEA) comemora o ano de centenário do nascimento do Maestro Mário Tintori, patrono da escola, com música, dança e teatro no melhor palco da cidade. Além dos alunos da escola outros convidados darão o tom na noite de homenagem: Corporações Musicais Arthur Giambelli e Henrique Marques e as Bandas Marciais do SENAI e CAMPL, que executarão obras inéditas do maestro.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre.

Teatro Vitória.

Cine Cultura: “CORTADOS – MOSTRA DE CURTAS ARGENTINA-BRASIL”.

Terça-feira, dia 9, às 20h.

Realização: Filling, Aditiva, Cortados audiovisual e Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura.

Mais uma edição do Cine Cultura chega à população limeirense, com o tema “Curtas Argentina-Brasil”.

Entrada: Franca.

Classificação Indicativa: Verificar no Teatro Vitória.

Teatro Vitória.

Entrada: Franca.

Classificação Indicativa: Verificar no Teatro Vitória.

Teatro Vitória.

Música: CANCÕES A L’ACARTE - “GRANDES NOMES DA MPB”.

Quarta - feira, dia 10, às 20h.

Realização: Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira e Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura.

Trata-se de um encontro musical com o tema “Grandes nomes da MPB”, onde 04 grupos musicais limeirenses, irão interpretar músicas consagradas na voz de grandes intérpretes e grandes compositores da música popular brasileira.

Entrada: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada e com bônus da ACARTE).

Classificação Indicativa: Livre.

Teatro Vitória.

Música: “V CONCERTO DA TEMPORADA 2011 – Solista: Marcelo da Silva (trombone)”

Quinta-feira, dia 11, às 20h30.

A Orquestra Sinfônica de Limeira (OSLI) apresenta pela primeira vez o Concerto para Trombone do compositor G. Jacob. Para executar a peça, a orquestra traz o renomado trombonista, Marcelo da Silva, conhecido como “Bam Bam”. Mais informações pelo telefone 3451-2750 ou no site: www.sinfonicadelimeira.com.br.

Entrada: R$ 10,00, (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada e bônus) - Convênio Unimed

Classificação Indicativa: Livre.

Teatro Vitória.

Música: “Sábado Útil”

Sábado, 13 de agosto, às 11h

Praça Toledo Barros

Realização: Prefeitura, através da Secretaria da Cultura.

A Corporação Musical Henrique Marques passeia pela Praça Toledo Barros executando canções por todo o local.

Cine Cultura: “FESTIVAL MIX BRASIL DE CINEMA E VÍDEO DA DIVERSIDADE SEXUAL”.

Sexta-feira e sábado, dias 12 e 13, em diversos horários. Realização: Associação Cultural Mix Brasil e Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura.

O 18º Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual chega a Limeira, com apresentações dos longas “Como Esquecer” (com Ana Paula Arósio, Murilo Rosa, Natalia Lage e outros) e “DZI Croquettes”, que é o documentário brasileiro mais premiado nos últimos anos, exibido em todos os continentes do mundo, contando a história dessa trupe tão tresloucada e fabulosa, além de 2 programas de curtas: “Competitiva Nacional I” e “Competitiva Nacional II”, com seleção de curtas nacionais premiados na 18ª edição do festival.

Dia 12: Às 20h – Competitiva Nacional I / 22h – Como Esquecer.

Dia 13: Às 20h – Competitiva Nacional II / 22h – DZI Croquettes.

Entrada: Franca.

Classificação Indicativa: Verificar no Teatro Vitória.

Teatro Vitória.

Teatro: “VII FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA”

Quarta-feira até o outro domingo, de 17 a 28, em diversos horários. Confira a programação completa com os horários no blog: www.culturalimeira.blogspot.com.

As cortinas do Teatro Vitória se abrirão para receber talentos das artes cênicas de todo o país, no palco e também nas Praças Públicas do município. São todos os gêneros do teatro reunidos para oferecer à população limeirense o que se produz de melhor no teatro brasileiro. Venha conferir!

Entrada: Franca.

Classificação Indicativa: Verificar no Teatro Vitória.

Teatro Vitória e Praças Públicas de Limeira.

Evento: “DIA DO FOLCLORE”

Local: Biblioteca Municipal Infantil Prof. Cecília Quadros

Segunda-feira, 22 de agosto das 14 às 16h

Público alvo: crianças de 04 a 12 anos

Para comemorar o Dia do Folclore, a Biblioteca Municipal Infantil Prof. Cecília Quadros realizará atividades enfocando o tema. Serão desenvolvida atividades de contação de história com lendas do folclore brasileiro, brincadeiras e danças. Haverá também apresentação do grupo Toc Percussivo.

O objetivo é divulgar o folclore brasileiro e propiciar o contato com o livro e a leitura e interação das crianças com a Biblioteca.

O evento é gratuito e aberto ao público.

As escolas interessadas deverão entrar em contato com a Biblioteca pelos telefones 3442-6539 e 3445-1341 ou pelo e-mail bibliotecadelimeira@gmail.com

Dança: “DANÇANDO COM TOM”

Quarta – feira, dia 31, às 20h30.

Realização: Complexo Royale, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria da Cultura.

Este espetáculo homenageia nosso grande artista brasileiro Tom Jobim e suas famosas parcerias através de coreografias montadas por profissionais de Limeira e Região com interpretação do Corpo de Dança Royale.

Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada e com bônus para alunos da Academia).

Classificação Indicativa: Livre.

Teatro Vitória.

· Todos os eventos são realizados ou contam com o apoio da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura.

· Programação sujeita a alterações.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

São Paulo Companhia de Dança brilha em Limeira e público aplaude calorosamente

No início da tarde do dia 26 de julho, mais precisamente às 13h30, a equipe do Teatro Vitória confirmou: os ingressos para a apresentação inédita da São Paulo Companhia de Dança (SPCD) em Limeira estavam esgotados. A notícia alegrou os funcionários que trabalhavam, desde muito cedo nas luzes, no som e na produção do evento, que abriria a 1ª Mostra Municipal de Dança, até o próximo dia 31, com talentos limeirenses da dança. A realização é da Prefeitura, através da Secretaria da Cultura.

Aos poucos, a luz era afinada e já desenhava o cenário que faria os bailarinos flutuar no palco. Na bilheteria do teatro, quem não conseguiu ingressos, reclamava, mas reconhecia a importância da lotação do espaço cultural.


“Esperávamos que essa apresentação teria excelente aceitação do público, mas a gente sempre fica com grande expectativa”, disse o idealizador da Mostra e secretário da Cultura, José Farid Zaine, nos bastidores da montagem.


Luiza Lopes e Norton Fantinel | A apresentação de Tchaikovsky Pas de Deux, um Ballet Balanchine®, é feita mediante acordo com a The George Balanchine Trust e foi produzida de acordo com os padrões do Balanchine Style® e Balanchine Technique®, estabelecidos e fornecidos pela Trust.

Às 19h30, em ponto, as entradas foram liberadas ao público. Pouco a pouco, centenas de pessoas iam se acomodando nas poltronas do Vitória.


Farid e Inês Bogéa comandaram cerimônia de abertura da Mostra. Inês é a diretora da SPCD e doou para o município box de figuras da dança 2010, canteiro de obras ano de 2010, livro primeira estação e livro sala de ensaio. Todo esse material estará à disposição da população limeirense na Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz.


Paula Penachio e Ed Louzardo em Legend, de John Cranko.


“Estamos muito felizes em estarmos pela primeira vez aqui na cidade. Tivemos uma ótima receptividade e vamos trabalhar para que muitos novos projetos voltados à área de dança sejam trazidos pra cá a partir de agora. É um orgulho fazer parte dessa primeira Mostra”, afirmou Inês.


Segundo Farid, que representou o Prefeito Silvio Félix, a apresentação da SPCD na abertura da Mostra “batizou” com grande estilo esse evento. “É uma alegria imensa para nós recebermos esse que é um dos maiores núcleos de dança do país, tenham todos a minha gratidão”, comentou.


Assim, começaram as apresentações da SPCD. Primeiro, “Legend”, depois o vídeo “Vida de Bailarino”, que conta – com emoção – o cotidiano dos bailarinos, revelando curiosidades, angústias e prazeres da vida de parte do elenco da companhia. Após vídeo, houve apresentação de “Tchaikovski Pas de Deux”. Em Limeira, vieram os bailarinos Paula Penachio, Ed Louzardo, Luiza Lopes e Norton Fantinel. Os três momentos foram muito aplaudidos pelo público que, ao final, levantou para coroar o elenco da SPCD.



“Um público maravilhoso, muito carinhoso, estamos muito satisfeitos”, completou Inês.


Imagens da apresentação da SPCD. Créditos – Pedro Drago.

Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Dança-teatro dentro da programação da Mostra

Após estreia com grande estilo, com a presença da São Paulo Companhia de Dança (SPCD), agora, brilham no palco do Teatro Vitória, talentos limeirenses da área de dança, dentro da 1ª Mostra Municipal de Dança. E, nesta quinta, 28, às 20h, a Cia Núcleo de Teatro apresenta o espetáculo “África – A Origem de Todos Nós”. A realização é da Prefeitura, através da Secretaria da Cultura, e a entrada é franca.


O espetáculo, baseado no poema de Castro Alves “Um Índio”, apresenta no palco do teatro um conjunto de sons, movimentos e imagens, que narra a saga e a transformação de um povo na luta pela liberdade e vida. A direção é assinada por Jonatas Noguel.


Não haverá retirada de ingressos antecipadamente, mas sim senhas de acesso ao Vitória, de acordo com a ordem de chegada, a partir das 19h. Mais informações, no telefone do Departamento de Projetos Culturais, da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.

Imagem do espetáculo “África”. Créditos – Divulgação.


Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

terça-feira, 26 de julho de 2011

Evento revela os bastidores de uma composição musical no Teatro Vitória


Proporcionando mais opções culturais à população, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, apresenta no dia 5 de agosto, o musical “Por Trás da Canção”. O evento é gratuito e a classificação indicativa é livre, realizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. O show ocorre às 21h, e o workshop específico do tema às 14h, ambos no Teatro Vitória.


O Projeto visa resgatar a verdadeira identidade das composições, ressaltando e evidenciando seus compositores, esquecidos pelo tempo ou escondidos atrás dos intérpretes de suas canções.


O elenco é composto por 12 integrantes, incluindo músicos, (nível internacional), cantor (a) encenação profissional da locução; produção e bailarinos.


Para a idealizadora do projeto, Regina Gomes, a intenção é levar informação cultural para todos os que se interessam por música. Regina ressaltou ainda que o assunto a ser abordado no workshop é o que realmente está por trás da canção.


No workshop serão sorteados diversos brindes.


De acordo com o material de divulgação do evento, há um misto de instrumental e voz; conduzido através de um profissional da locução e ilustrações em telões para melhor entendimento e apreciação do público presente, podendo haver interatividade com a plateia.


O secretário da Cultura, José Farid Zaine, que é também músico, atesta que a equipe organizadora do evento musical é muito competente. “Tenho certeza que o projeto será muito interessante”.


Mais informações podem ser obtidas no telefone do Departamento de Projetos Culturais, da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.


Imagens - Outras apresentações do projeto. Créditos - Divulgação.


Luane Tenório

Estagiária de Comunicação Social – Jornalismo

*Colaborou Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451-0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira