sexta-feira, 1 de julho de 2011

“Carmen” volta ao repertório da Sinfônica em formato de balé

A Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli), em parceria com a Limeira Companhia de Dança, apresenta pela primeira vez em Limeira a montagem do Balé “Carmen”. Com mais de 25 bailarinos e atores em palco, além de 50 músicos na orquestra, o concerto será realizado nos dias 7 e 8 de julho, no Teatro Vitória, com início às 20h30.

Os detalhes sobre o concerto foram apresentados na manhã desta sexta-feira, dia 1º de julho, na sede da Secretaria da Cultura, localizada na Rua Senador Vergueiro, 122, Centro. Estiveram presentes o maestro da orquestra, Rodrigo Müller, a diretora artística da Companhia de Dança, Gláucia Bilatto, o secretário da Cultura, José Farid Zaine, que representou o prefeito Silvio Félix, além de bailarinos e músicos da orquestra.


Essa é a primeira vez que a orquestra apresenta o Balé “Carmen”, cuja história retrata a vida de uma cigana que tem facilidade de seduzir os homens e deixá-los com ciúmes. Originalmente, a história foi feita para ser apresentada como ópera. Em 2006, a orquestra, também sob a direção do maestro Rodrigo Müller e Cia Ópera São Paulo, apresentaram a ópera em Limeira. Desta vez, porém, a história será contada por meio da dança.


Conforme Müller, a história tem como origem a cidade de Sevilla, na Espanha, e foi composta pelo compositor francês Georges Bizet, que admirava a sonoridade da música espanhola.


Além das apresentações oficiais, haverá também a apresentação de pré-estreia no dia 6, quarta-feira. A entrada será 1 litro de leite. “Para quem não puder assistir na quinta ou na sexta-feira, terá mais um dia para prestigiar o evento e colaborar o trabalho social da cidade”, disse o maestro Rodrigo Müller.


De acordo com a diretora artística da Limeira Companhia de Dança, Gláucia Bilatto,o grupo se inspirou no perfil traçado por Prosper Merimée e também na cultura da dança espanhola para a montagem da coreografia. “Carmen é um balé que possui suas raízes no ambiente da tradição, com nuances de uma movimentação contemporânea”, comenta Gláucia.


Gláucia diz ainda que os preparativos para o balé tiveram início em fevereiro deste ano. “Quando recebemos o convite, sabíamos que o trabalho seria muito duro. Conseguimos selecionar bailarinos que há alguns anos não se apresentavam e aceitaram a proposta. Estamos muito confiantes no nosso trabalho e ansiosos para a estréia”, falou.


Para Farid, a união das duas entidades artísticas sempre resultou em ótimos trabalhos. O secretário ressaltou ainda a beleza dos últimos espetáculos, como o balé “O Quebra Nozes”, feito no ano passado e o apoio que a Prefeitura de Limeira oferece, por meio da Secretaria da Cultura, que desde 2005 realiza os trabalhos da orquestra e convidados. “Com certeza, podemos esperar mais um sucesso no palco do teatro”, comentou.


Além da direção artística da bailarina Gláucia Bilatto, a preparação dos bailarinos é de Graciela Oliveira e o trabalho com os atores é assinado por Júlio Borgo. Os papéis de Carmen e Don José serão representados pelos bailarinos Gisela Almeida e Mateus Lourenço, que foram ensaiados por Soraia Cintra. O balé “Carmen” tem classificação livre para todas as idades, com duração de 60 minutos.


A realização do concerto é da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da secretaria da Cultura, com patrocínio da empresa Faurecia e Unimed-Limeira. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, Fotógrafo Paulo Pedron, RB Produções, Virtú Produções Culturais e Artisticas e AZ Design.


Os ingressos do concerto já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Vitória ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), ou por meio da série de assinaturas 2011. A bilheteria funciona de terça-feira a domingo, das 13 às 18h – exceto em dias de evento no Teatro, quando a bilheteria fica aberta até o início do espetáculo.


Mais informações pelo telefone 3451-2750 ou pelo email:oslimeira@yahoo.com.br. Aguardamos a sua presença.


PERSONAGENS

Ansiosos para o dia da estreia, os bailarinos Gisela Grolla Borges de Almeida e Mateus Lourenço interpretarão os dois personagens principais da história. São eles: Carmen e José. Essa não será a primeira vez que eles formarão um par romântico no balé. “Sempre dançamos juntos e a afinidade é ótima”, conta Mateus. “Dançar com ele fica mais fácil, pois nos conhecemos há anos”, emenda Gisele.


Para a produção dos personagens, eles contam que participaram de aulas de flamenco e assistiram muitos vídeos de música espanhola. “Como os trejeitos são mais modernos e até um pouco vulgares, tivemos que fugir um pouco do que o balé clássico nos ensinou”, disse Mateus.


CARMEN

O nome Carmen é uma referência à personagem Carmen, criada pelo escritor francês Prosper Merimée em 1845, que viraria uma das óperas mais famosas do compositor Georges Bizet, estreada em 1875 no Ópera-Comique de Paris.


A história se passa em Sevilha na Espanha do século 19, onde Carmen é uma cigana que trabalha com outras mulheres em uma fábrica de tabacos. Sua beleza quente seduz os homens especialmente o soldado Don José que se torna completamente obcecado. Por esse amor, ele abandona sua vida, até o ponto de fazer parte de um bando de contrabandistas, amigos da bela cigana. Pela liberdade de amar, Carmen deixa o pobre amante para ficar com o toureador Escamillo, mas Don José é tomado por um acesso de ira e ciúme e mata Carmen.


Nota: Crédito das fotos: Wagner Morente


Felipe Furlanetti

Assessor de imprensa

Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira

Um comentário: