Em agosto, Limeira será palco de mais um projeto inédito dentro do “Cine Cultura”, criado para oferecer opções de cinemas que fujam do circuito comercial à população da cidade. Trata-se do Festival MIX Brasil de Cinema da Diversidade, nos dias 12 e 13, em sessões às 20h e às 22h, no Teatro Vitória. A realização é da Associação Cultural MIX Brasil e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
O festival tem como objetivo promover o respeito e a livre expressão da diversidade sexual, buscando novas perspectivas para a compreensão da comunidade LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros) da América Latina, ficando entre um dos maiores do mundo no segmento, trazendo para o país o que há de mais moderno nas discussões mundiais sobre os mais variados aspectos que compreendem a diversidade sexual, tendo percorrido todas as regiões do Brasil e todos os continentes do mundo. A ideia é promover a inclusão de toda uma comunidade e suas perspectivas de vida e estilos.
Segundo um dos diretores do festival, João Federici, esse projeto itinerante permite que as cidades recebam esse importante festival em um formato menor do que é a proposta original. “Levá-lo para Limeira confirma o quanto a diversidade está se tornando cada vez mais uma questão de política cultural, ou seja, está em pauta”.
Segundo material de divulgação do festival, o assunto ainda é polêmico, mas é inegável o fato de que a sociedade brasileira vem caminhando a passos largos no respeito à diferença, com o respaldo, nos últimos anos, do programa “Brasil Sem Homofobia”, instituído pelo Governo Federal, que defende, entre outros fatores, o apoio à produção de bens culturais e eventos de visibilidade massiva de afirmação de orientação sexual e da cultura em paz, bem como à distribuição, circulação e acesso aos bens e serviços culturais com temática ligada ao combate à homofobia e à promoção da cidadania LGBTTT.
“Da região, Limeira é vanguardista”, completou Federici.
Na cidade, serão exibidos dois programas de curtas (Competitiva Nacional I e II) premiados no festival realizado em 2010, durante a 18ª edição do Festival MIX Brasil de Cinema da Diversidade, além dos longas “Como Esquecer” e “DZI Croquettes”.
Para o secretário da Cultura, José Farid Zaine, trazer o projeto ao município é uma tarefa ousada, mas é importante oferecer à população a cultura da diversidade. “Tivemos a exibição de ‘Elvis e Madona’ há alguns meses e o público compareceu em peso, a ideia é oferecer uma opção de entretenimento para todas as pessoas e para todos os gostos. Os longas que participarão do festival em Limeira são sensíveis e muito bons, tenho certeza de que o público curtirá”.
"Como Esquecer"
Na primeira noite, 12, às 20h, acontece a exibição dos curtas da proposta Competitiva Nacional I e, às 22h, o filme “Como Esquecer”, com Ana Paula Arósio, Murilo Rosa e Natália Lage.
Júlia (Ana Paula Arósio) é uma professora de literatura inglesa, que luta para reconstruir sua vida depois de viver uma intensa e duradoura relação amorosa com a enigmática Antônia. Uma trama instigante que fala de pessoas comuns enfrentando os desafios de superar as dores do passado, buscando uma nova chance de encontrar a felicidade.
Na segunda noite, 13, às 20h, serão exibidos os curtas da proposta Competitiva Nacional II e, às 22h, o documentário “DZI Croquettes”, que é um dos mais premiados nos últimos dois anos, exibido em todos os continentes, contanto a história dessa trupe tão tresloucada e fabulosa.
A entrada para ambas as noites é franca. Mais informações no telefone do Departamento de Projetos Culturais, da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.
Ronald Gonçales
Chefe do Setor de Música e de Dança
Departamento de Projetos Culturais
Secretaria da Cultura – Limeira / SP
Prefeitura de Limeira
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br
WWW.twitter.com/culturalimeira
WWW.culturalimeira.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário