sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cine Cultura apresenta Festival MIX Brasil de Cinema da Diversidade

DZI Croquettes.


Em agosto, Limeira será palco de mais um projeto inédito dentro do “Cine Cultura”, criado para oferecer opções de cinemas que fujam do circuito comercial à população da cidade. Trata-se do Festival MIX Brasil de Cinema da Diversidade, nos dias 12 e 13, em sessões às 20h e às 22h, no Teatro Vitória. A realização é da Associação Cultural MIX Brasil e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

O festival tem como objetivo promover o respeito e a livre expressão da diversidade sexual, buscando novas perspectivas para a compreensão da comunidade LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros) da América Latina, ficando entre um dos maiores do mundo no segmento, trazendo para o país o que há de mais moderno nas discussões mundiais sobre os mais variados aspectos que compreendem a diversidade sexual, tendo percorrido todas as regiões do Brasil e todos os continentes do mundo. A ideia é promover a inclusão de toda uma comunidade e suas perspectivas de vida e estilos.

Segundo um dos diretores do festival, João Federici, esse projeto itinerante permite que as cidades recebam esse importante festival em um formato menor do que é a proposta original. “Levá-lo para Limeira confirma o quanto a diversidade está se tornando cada vez mais uma questão de política cultural, ou seja, está em pauta”.

Segundo material de divulgação do festival, o assunto ainda é polêmico, mas é inegável o fato de que a sociedade brasileira vem caminhando a passos largos no respeito à diferença, com o respaldo, nos últimos anos, do programa “Brasil Sem Homofobia”, instituído pelo Governo Federal, que defende, entre outros fatores, o apoio à produção de bens culturais e eventos de visibilidade massiva de afirmação de orientação sexual e da cultura em paz, bem como à distribuição, circulação e acesso aos bens e serviços culturais com temática ligada ao combate à homofobia e à promoção da cidadania LGBTTT.

“Da região, Limeira é vanguardista”, completou Federici.

Na cidade, serão exibidos dois programas de curtas (Competitiva Nacional I e II) premiados no festival realizado em 2010, durante a 18ª edição do Festival MIX Brasil de Cinema da Diversidade, além dos longas “Como Esquecer” e “DZI Croquettes”.

Para o secretário da Cultura, José Farid Zaine, trazer o projeto ao município é uma tarefa ousada, mas é importante oferecer à população a cultura da diversidade. “Tivemos a exibição de ‘Elvis e Madona’ há alguns meses e o público compareceu em peso, a ideia é oferecer uma opção de entretenimento para todas as pessoas e para todos os gostos. Os longas que participarão do festival em Limeira são sensíveis e muito bons, tenho certeza de que o público curtirá”.


"Como Esquecer"

Na primeira noite, 12, às 20h, acontece a exibição dos curtas da proposta Competitiva Nacional I e, às 22h, o filme “Como Esquecer”, com Ana Paula Arósio, Murilo Rosa e Natália Lage.


Júlia (Ana Paula Arósio) é uma professora de literatura inglesa, que luta para reconstruir sua vida depois de viver uma intensa e duradoura relação amorosa com a enigmática Antônia. Uma trama instigante que fala de pessoas comuns enfrentando os desafios de superar as dores do passado, buscando uma nova chance de encontrar a felicidade.


Na segunda noite, 13, às 20h, serão exibidos os curtas da proposta Competitiva Nacional II e, às 22h, o documentário “DZI Croquettes”, que é um dos mais premiados nos últimos dois anos, exibido em todos os continentes, contanto a história dessa trupe tão tresloucada e fabulosa.


A entrada para ambas as noites é franca. Mais informações no telefone do Departamento de Projetos Culturais, da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.



Ronald Gonçales
Chefe do Setor de Música e de Dança
Departamento de Projetos Culturais
Secretaria da Cultura – Limeira / SP
Prefeitura de Limeira
(19) 3451 0502
culturalimeira@yahoo.com.br
WWW.twitter.com/culturalimeira
WWW.culturalimeira.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário