quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mostra de Dança oferece workshops especiais; semana agita programação cultural de Limeira

"Legend", da São Paulo Companhia de Dança. Créditos - Wilian Aguiar.


Senhas de entrada para os espetáculos serão distribuídas a partir das 19h pela equipe do Teatro Vitória

Depois da música, com o “Canta Limeira”, agora o município vive uma maratona da dança, através da 1ª Mostra Municipal de Dança, que ocorre a partir da próxima terça-feira, 26, às 20h, no Teatro Vitória, com a presença confirmada da São Paulo Companhia de Dança (SPCD) e a realização de workshops especiais. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura.


Além das apresentações – todas gratuitas, que seguem de 28 a 31 de julho, haverá workshops especiais oferecidos em parceria com a Limeira Cia de Dança, com as profissionais Daniella Aguiar e Carolina Sorg.


Daniella ministrará a oficina “Aula de Dança Contemporânea”, baseada em princípios de Limón, técnica em dança moderna. O objetivo é enfatizar os ritmos da queda e recuperação e o jogo entre o peso e a leveza, permitindo ganho na consciência do movimento e ampliação das habilidades do bailarino. A aula acontece no dia 31, das 16h às 18h, no palco do Vitória. O público alvo são estudantes de dança e interessados na arte do corpo a partir dos 15 anos.


Carolina cuidará da “Aula de Ballet Clássico”, abordando-o de uma forma contemporânea, dando ênfase no alinhamento do corpo, na utilização correta dos músculos, na dinâmica, na clareza e na pureza do movimento sem ornamentos desnecessários. O curso acontece nos dias 4 e 5 de agosto, na Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), das 19h às 21h. O público alvo são estudantes de dança e interessados na arte do corpo a partir dos 13 anos.


Aos que querem participar das oficinas, a recomendação é a de ir diretamente ao local onde elas serão ministradas. Informações sobre necessidades para participação com Talitha Rodrigues, (19) 3702 4262 e 9236 9453.


O secretário da Cultura, José Farid Zaine, disse que os cursos chegaram para dar ainda mais gás ao evento. “Estamos muito felizes em oferecer ao público mais essa opção dentro da programação da Mostra de Dança”.


Para o Prefeito Silvio Félix, a Mostra de Dança confirma o fato de o município estar se transformando num pólo de produções culturais desde 2005. “A ideia é que, a partir desse evento, a dança cresça cada vez mais dentro da nossa cidade”.

Apresentações

No dia 26, acontece uma abertura especial preparada pela SPCD, com a apresentação das obras “Tchaikovsky Pas de Deux” (1960), de George Balanchine, e “Legend” (1972), de John Cranko. Além das apresentações, haverá a exibição do DVD Vida de Bailarino, no qual histórias, formação, possibilidades da carreira, desafios e curiosidades do cotidiano são expostos pelos bailarinos da SPCD.


Outro destaque dentro da Mostra é a reapresentação do espetáculo de balé “Carmen”, com a Limeira Cia de Dança. Devido ao sucesso das apresentações realizadas nos dias 7 e 8 de julho, haverá participação da Orquestra Sinfônica de Limeira novamente. O “bis” pode ser conferido na noite do dia 29, às 20h30.


Dia 28, o Núcleo Cia de Teatro apresenta o espetáculo de dança contemporânea “África”. A Escola de Dança Gláucia Bilatto traz a apresentação de “Segredos do Chef” no dia 30 e, para finalizar, na última noite, 31, acontecem exibições diversas da Escola Municipal de Cultura e Artes, entre elas a coreografia que foi tema do “Viola de Todos os Cantos” neste ano. Também participam a Limeira Cia de Dança com a coreografia que representa a cidade no Mapa Cultural Paulista, “Conversa de Botequim”, e o bailarino João Messiah. Os grupos participantes recebem ajuda de custo de R$ 1 mil. O horário para essas apresentações é 20h.


No caso da apresentação da SPCD, os ingressos – apesar de serem gratuitos – precisam ser retirados e já estão disponíveis na bilheteria do Vitória, que funciona de terça a sexta, das 13h às 17h. Cada pessoa pode retirar até, no máximo, quatro ingressos.


Para as demais apresentações da Mostra, não haverá ingressos, já que a entrada ocorre de acordo com a ordem de chegada do público. Haverá a distribuição de senhas pela equipe do teatro conforme as pessoas chegarem, a partir das 19h. As senhas são limitadas conforme a disponibilidade das poltronas dentro do teatro.


Currículos

Daniella Aguiar

Atua como pesquisadora, criadora-intérprete e professora de dança. É doutoranda em Literatura Comparada (UERJ), mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-2008), especialista em ‘Estudos Contemporâneos em Dança’ (UFBA-2005), graduada em ‘Dança e Movimento’ (Universidade Anhembi Morumbi-2004). Artisticamente trabalhou em São Paulo com a Cia Com-um (2001-2004), em Salvador com a direção de Jorge Alencar (Dimenti), no Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, na Mostra Rumos Dança Itaú Cultural 2006-2007. Em 2007, iniciou pesquisa sobre tradução intersemiótica entre literatura e dança com João Queiroz.


Carolina Sorg

Nascida em Limeira – SP - fez seus estudos de ballet classico com Yvone Spichler no Adanac. Através do Seminário Internacional de dança de Brasília, ganhou uma bolsa para completar seus estudos na escola da Ópera de Leipzig, Alemanha. Trabalhou nas companhias dos teatros de Meiningen, Chemnitz e Mainz, atualmente integra a companhia da Ópera Alemã Do Reno, em Düsseldorf.


Dançou em peças de George Balanchine, Hans van Manen, Christopher Bruce,Kurt Joss, Anthony Tudor, Mats Ek e Martin Schläpfer, entre outros.


Outras informações podem ser obtidas no telefone do Departamento de Projetos Culturais, da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.


Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Secretaria da Cultura – Limeira / SP

Prefeitura de Limeira

(19) 3451 0502

culturalimeira@yahoo.com.br

WWW.twitter.com/culturalimeira

WWW.culturalimeira.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário