quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Em aula inaugural, alunos da ELM são recebidos com concerto didático no Teatro Vitória


Para dar boas vindas aos novos alunos, concerto da Orquestra Sinfônica serviu de apresentação dos instrumentos e professores

Com a plateia lotada de novos alunos da Escola Livre de Música (ELM), a Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) executou, na noite da última segunda-feira, dia 27, um concerto de caráter didático para dar boas vindas aos novos integrantes desse trabalho de formação musical realizado pela Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira (SPSL) em parceria com a Secretaria da Cultura.

O evento teve início às 19h30 e contou com a presença do secretário da Cultura Jose Farid Zaine, que fez a abertura do concerto e deu boas vindas aos novos alunos. Em seguida, o maestro Rodrigo Müller deu inicio ao concerto, que contou com um repertório de músicas eruditas, como trechos da ópera Carmen, de G. Bizet e Danças Húngaras, de Brahms.

No decorrer do concerto, o maestro apresentou os instrumentos que compõem a orquestra, bem como explicou sobre o funcionamento de cada um deles e os professores que serão responsáveis pelo curso.

Na entrada do concerto, uma cartilha também foi entregue a cada um dos presentes. Nela, os alunos poderão acompanhar o regimento da escola e saber as datas de avaliações, concertos, recesso, entre outras informações sobre a Escola Livre de Música.

Conforme o maestro e diretor da ELM, Rodrigo Müller, o propósito do evento foi de mostrar aos novos alunos o trabalho que a partir de agora eles também farão parte. “Queremos despertar neles a vontade de ter a orquestra como um objetivo na carreira musical e que um dia eles também possam estar no palco tocando e servindo de referência e incentivo a outros alunos”, disse Müller.

Já as aulas regulares da ELM tiveram início na tarde desta terça-feira, 28. Os horários podem ser consultados na cartilha entregue aos alunos ou diretamente na sede da escola. Mais informações pelo email oslimeira@yahoo.com.br ou pelo telefone: 3451-2750.

Os trabalhos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Limeira no Programa de Concerto no Parque são realizados pela Prefeitura Municipal de Limeira, por meio das Secretarias da Cultura e Turismo e Eventos, Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira e Museu da Jóia. Contam também com o patrocínio da CCR AutoBAn e Unimed. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, AZ Design, Fotógrafo Paulo Pedron, RB Produções, Musical Brasil, Virtú Produções Culturais e Artisticas e Foz do Brasil.

Felipe Furlanetti

Assessor de Comunicação

Orquestra Sinfônica de Limeira

9283-2114 / 3451-2750

Concerto no Parque atrai cerca de 1 mil espectadores


Apresentação da Osli no Parque Cidade contou com público recorde na manhã do último domingo

Nem mesmo a previsão de chuva desanimou os cerca de 1 mil espectadores que compareceram no Parque Cidade na manhã do último domingo, dia 26, para acompanhar o Concerto de Lançamento da Temporada 2012 da Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli). A apresentação ocorreu no palco que fica ao lado do Museu da Jóia e teve início por volta das 11h30.

Com um repertório de músicas que foram destaque na temporada passada, a orquestra subiu ao palco e executou trechos da “Sinfonia do Novo Mundo”, de Antonín Dvorák, a abertura escrita por Richard Wagner para a ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg”, além da valsa “A Bela Adormecida”, composta por Tchaikovsky, entre outras.

Na ocasião, teve início também a venda do plano de assinaturas 2012. Os interessados que quiserem adquirir o plano podem ainda entrar em contato com a secretaria da orquestra pelo telefone 3451-2750 ou pelo email: oslimeira@yahoo.com.br.

Sendo um assinante, o espectador poderá assistir todos os concertos da orquestra no Teatro Vitória, além de apresentações extras, garantindo sua poltrona e melhor lugar de visualização, evitando filas e recebendo mensalmente a programação dos concertos por email. O valor do plano anual é de R$ 50 (pagamento à vista) ou R$ 60 (pagamento em 2x no cheque).

TEMPORADA 2012

Já a abertura da Temporada ocorre no dia 29 de março, às 20h30, no Teatro Vitória. O primeiro concerto oficial de 2012 contará com a presença de dois solistas. Trata-se dos trompistas Luciano Pereira do Amaral, músico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e Thiago Ariel Moreira, da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).

Os trabalhos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Limeira no Programa de Concerto no Parque são realizados pela Prefeitura Municipal de Limeira, por meio das Secretarias da Cultura e Turismo e Eventos, Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira e Museu da Jóia. Contam também com o patrocínio da CCR AutoBAn e Unimed. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, AZ Design, Fotógrafo Paulo Pedron, RB Produções, Musical Brasil, Virtú Produções Culturais e Artisticas e Foz do Brasil.


Felipe Furlanetti

Assessor de Comunicação

Orquestra Sinfônica de Limeira

9283-2114 / 3451-2750

Assembleia elege nova diretoria da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira

Grupo será responsável por preservar os interesses da entidade e discutir novas ações para a escola e orquestra

Após assembleia realizada no último sábado, dia 25 de fevereiro, foi definida por meio de eleição a nova diretoria da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira (SPSL), cujo papel é de administrar e preservar os trabalhos desenvolvidos pela Escola Livre de Música (ELM) e Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli). A reunião teve início às 10h do dia 25, na sede da sociedade, localizada na Rua Senador Vergueiro, 122, Centro, e contou com a presença de músicos, professores e apoiadores da SPSL.

Alguns cargos da diretoria tiveram seus representantes reeleitos. No caso do presidente, o maestro Rodrigo Müller foi escolhido novamente pelos presentes, bem como Andreza Zacabi, que passou de tesoureira para o cargo de diretora administrativa e Tatiane Alves, que se manteve como secretária. Já as demais posições na diretoria foram ocupadas por novos integrantes (Veja quadro).

De acordo com Müller, o papel da diretoria é de preservar os interesses da sociedade, bem como de respeitar o estatuto já existente que rege o andamento e funcionamento da Escola Livre de Música e das orquestras mantidas pela SPSL.

Segundo o regimento do estatuto, o mandato da nova diretoria será de dois anos, quando será realizada uma nova eleição.

Confira os membros da nova diretoria da SPSL:

Presidente: Rodrigo Ranchel Nava Muller

Vice-presidente: Mitchell Assis

Secretária: Tatiana Alves

Primeira Tesoureira: Ana Paula Gonçalves Pires

Segundo Tesoureiro: Paulo Pires de Moura

Diretora Administrativa: Andreza Zacabi

Felipe Furlanetti

Assessor de Comunicação

Orquestra Sinfônica de Limeira

Para calouros da Unicamp, Farid expõe eventos culturais de 2012

A convite dos organizadores de eventos ligados à recepção dos “bixos” da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp – Limeira – o secretário da Cultura, José Farid Zaine, esteve participando de atividade em que divulgou os eventos artísticos deste ano na manhã desta quarta-feira, 29.
Mariana Luz Góes, funcionária da Unicamp, conversou com os estudantes antes de Farid usar a palavra. “A Secretaria da Cultura tem realizado muitas atividades boas, inclusive algumas com a nossa parceria, e a ideia hoje é divulgar as iniciativas da pasta”.
Farid apresentou slides com a programação do ano para cerca de 200 pessoas presentes no auditório da Unicamp, colocando-se à disposição do público para o fortalecimento de projetos voltados à sua área de atuação.
“Estamos falando de uma área bastante ilimitada, em que nem sempre conseguimos fazer tudo aquilo que queremos, mas é através das discussões de novas ideias e parcerias, que conseguimos avançar”, disse o secretário.
Durante a apresentação, Farid confirmou o compromisso da Cultura em oferecer atividades gratuitas à população. “Nos festivais, tanto de música e de teatro, trazemos artistas consagrados e de alto nível, de graça. É preciso que o público participe, prestigie e divulgue o que acontece aqui”. O secretário conversou ainda sobre uma de suas maiores paixões, o cinema.
“Sou cinéfilo e crítico de filmes, e sei que muitos, assim como eu, querem ver produções cinematográficas com outras propostas, além das comerciais. É por isso que criei o ‘Cine Cultura’, por exemplo, que volta a acontecer a partir de março e oferece exibições alternativas”, explicou Farid, que confirmou a segunda edição do Festival MIX Brasil de Cinema da Diversidade nos dias 15, 16 e 17 de março, às 20h, no Teatro Vitória, de graça.
Além do “Cine Cultura”, os eventos “Canta Limeira”, “FestiAFRO”, “Mostra Municipal de Teatro”, “Mostra Municipal de Dança”, “Festival Nacional de Teatro”, “Salão Belas Artes de Limeira”, e outros, foram apresentados para o público.
Agora, Farid conversa com os calouros que estudam no período noturno. O encontro ocorre nesta quinta-feira, 1º de março, às 20h30, na FCA.
Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

“Uma Noite com Bethânia” retrata sensibilidade da cantora baiana através de esquetes



Filha da simpática dona Canô e irmã de um dos maiores compositores brasileiros, Caetano Veloso, Maria Bethânia será homenageada pela escola Núcleo de Teatro, através de seis esquetes de 20 minutos cada. O espetáculo “Uma Noite com Bethânia” ocorre nesta quarta-feira, 29, às 20h, no Teatro Vitória, com apoio da Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura.


Na tarde desta terça, quatro alunos da escola fizeram encenações dramáticas de algumas das músicas e dos poemas interpretados por Bethânia ao longo de sua carreira na sede da Secretaria da Cultura. Uma das músicas encenadas foi “Oração ao Tempo”, com letra de Veloso. “Os artistas passaram a ouvir Bethânia e se apaixonaram por sua voz e sua maneira genial de interpretar e, através das músicas, criaram histórias que devem emocionar ao público”, contou Jonatas Noguel, diretor da apresentação.


Segundo ele, serão 39 alunos em cena, que encerram o terceiro módulo do curso de artes cênicas desenvolvido na escola. “Será uma grande homenagem a Bethânia e também aos fãs da música popular brasileira”, garantiu.

Com 65 anos de idade, Bethânia ganha cada vez mais adeptos da juventude. Pelo menos, é o que mostra o elenco da Núcleo.

“Já conhecia o trabalho dela e sempre admirei e, para mim, é incrível poder ter este privilégio de homenageá-la através do teatro”, disse Monique Acsa de Freitas, 17 anos, integrante do espetáculo.

O jovem ator Wellingthon Luiz Rodrigues Abril, 14, também confessou já conhecer o trabalho musical de Bethânia. “É claro que já ouvia, mas não havia me aprofundado tanto nesta história, muita gente admira muito este ícone da MPB, inclusive os jovens”.

Para Andreza Rocha da Silva, 17, as interpretações de Bethânia são memoráveis e é uma honra poder contar um pouco das histórias que existem por trás das canções. “Tornei-me fã dela”, declarou.

Segundo Noguel, foram livres as escolhas das obras e a criatividade sentida pelo elenco de “Uma Noite com Bethânia”. “A gente sentou, ouviu diversas músicas, inclusive aquelas cobertas de misticismo e toda aquela energia incrível vinda da Bahia, mas acabamos optando por revelar a faceta mais dramática dela, presente em tantas belíssimas interpretações”. Para o diretor, o público verá “a essência que a música de Bethânia revela”.

Fã de Bethânia, o secretário da Cultura, José Farid Zaine, está ansioso para ver o resultado da apresentação. “Já fui a diversos shows dela e acompanho as produções da Núcleo, tenho certeza de que esta homenagem será inesquecível”.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Vitória, localizado na Praça Toledo Barros, s/nº - Centro. Os valores são R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). Para mais informações, os telefones do teatro são: (19) 3451 6679 e 3451 2675.

Nota – Imagens da “apresentação” de hoje à tarde. Créditos – Matheus Gonçalves.
Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Últimos dias para visitar exposição “Carnaval na Cultura”


Diversas fotografias espalhadas pela galeria do Teatro Vitória dão vida à exposição “Carnaval na Cultura”, realizada pela Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura. E, quem não viu, tem até esta sexta-feira, 2, para conferir as imagens que buscam chamar a atenção do público para a alegria provocada pelo carnaval em Limeira em várias épocas.

Ideia do secretário da Cultura, José Farid Zaine, a mostra traz fotografias das décadas de 1980 e 1990, além dos carnavais atuais, registradas por Nelson Petto e Wagner Morente. Segundo Farid, a ideia inicial era a de expor 20 fotos, mas o projeto foi tão bem aceito, que o número de imagens foi ampliado.

“Espalhamos fotos por toda a galeria do teatro e o público não pode deixar de apreciar esta exposição, que está linda”, garantiu o secretário. A produção do “Carnaval na Cultura” é assinada por Vagner Fernandes.

“São registros dos momentos dos carnavais de Limeira. É sorriso, é alegria e é expressão”, citou Fernandes.


“Carnaval na Cultura” pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. O Vitória está localizado na Praça Toledo Barros, s/nº - Centro. Para mais informações, o telefone do Departamento de Projetos Culturais é: (19) 3451 0502.

Nota - Imagens da exposição. Créditos - Pedro Drago.

Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

“Sopro de Vida” traz atrizes consagradas a Limeira


Duas grandes feras do teatro brasileiro estão confirmadas para apresentação no Teatro Vitória do espetáculo “Sopro de Vida”. Rosamaria Murtinho e Nathalia Timberg participam da peça, com texto do dramaturgo inglês David Hare, na sexta-feira, 2 de março, às 21h. O apoio é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura.

“Sopro de Vida” narra o encontro da dona de casa Frances (Rosamaria) e da ex-ativista política Madeleine (Nathalia), respectivamente mulher e amante do mesmo homem durante 25 anos, partilhado pelas duas e ambas abandonadas por ele, trocadas agora por uma terceira, mais jovem.

O esboço das personagens está por demais referenciado ao seu ambiente cultural e a peculiaridade da vida inglesa. A tradução, de Nathalia e Naum Alves de Souza – que é o diretor do espetáculo – procurou, com eficácia, corresponder a todas as referências originais. O cenário, de Celina Richers, mantém a característica de uma casa em ilha no Sul da Inglaterra, enquanto os figurinos de Beth Filipecki seguem o perfil das personagens.

O espetáculo vive, basicamente, da presença da dupla de atrizes. Rosamaria, como a esposa em visita à ex-amante do marido que é mais velha do que ela e até mesmo do que o próprio marido se põe no lugar meio encoberto em que Frances viveu, para, antes de ser a deflagradora da ação, ser um abafado vulcão de sentimentos, as duas se enfrentam num sutil embate. A atriz conduz com economia de gestos e de intensidades esses movimentos interiores.

Já Nathalia projeta a medida das reações que a visitante lhe provoca, além de dar um tom evocativo à consciência da passagem do tempo, sustentando impulsos vitais da personagem, que resulta numa interpretação vigorosa.

Segundo material de divulgação do espetáculo, os críticos afirmam que é uma peça para atrizes “puro sangue”, duas atrizes “de raça”, tanto que as atrizes originais da montagem inglesa eram Maggie Smith e Judi Dench, ambas premiadas com o Oscar.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Vitória e custam R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia ou com bônus). O teatro está localizado na Praça Toledo Barros, s/º - Centro. Para mais informações, os telefones são: (19) 3451 6679 e 3451 2675.

SERVIÇO
Espetáculo “Sopro de Vida”, com Rosamaria Murtinho e Nathalia Timberg
Sexta-feira, 2 de março, às 21h
Teatro Vitória – Praça Toledo Barros, s/nº - Centro
R$ 70 (inteira) / R$ 35 (meia e com bônus)
Apoio: Prefeitura de Limeira – Secretaria da Cultura

Nota – Imagem de ambas as atrizes em cena. Créditos – Divulgação.

Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Fabiana Cozza traz samba de qualidade, e de graça, a Limeira


Uma das mais importantes intérpretes da música brasileira contemporânea apresenta o show “Quando o Céu Clarear”

Com 15 anos de carreira, tendo conquistado territórios consagrados – e sagrados – do samba, Fabiana Cozza apresenta show gratuito no principal palco cultural de Limeira, o Teatro Vitória, neste sábado, 25, às 20h. As entradas, que serão liberadas de acordo com senhas, pela ordem de chegada, estarão disponíveis a partir das 18h do dia da apresentação, diretamente na bilheteria. O apoio é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura.

“Quando o Céu Clarear” é resultado do CD de mesmo nome, o segundo da carreira de Fabiana, e traz um repertório que conta com 15 músicas, voltado aos ritmos afro-brasileiros, que reforça a devoção da cantora ao samba.

Para o diretor do Departamento de Projetos Culturais, Evandro Leite, a vinda de Fabiana a Limeira é muito importante, sobretudo por ser uma atração gratuita. “Ofereceremos um programa cultural de alto nível e de graça, para atingir todas as pessoas interessadas. Os limeirenses não podem deixar de ver essa sambista em palco”.

Segundo o secretário da Cultura, José Farid Zaine, Fabiana conquista cada vez mais seu espaço na música. “Ela tem personalidade e uma interpretação que contagia”.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do Departamento de Projetos Culturais da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.

SERVIÇO
Show “Quando o Céu Clarear”, com Fabiana Cozza
Sábado, 25 de fevereiro, às 20h
Teatro Vitória – Praça Toledo Barros, s/nº - Centro
Gratuito – Senhas liberadas a partir das 18h, na data da apresentação
Apoio: Prefeitura de Limeira – Secretaria da Cultura

Nota - Imagem de Fabiana Cozza. Créditos – Divulgação.

Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Espetáculo “Cordel – Uma Viagem pela Cultura Popular” no Teatro Vitória

A vida do povo do sertão e suas tradições, arte e cultura popular, serão retratadas no espetáculo “Cordel – Uma Viagem pela Cultura Popular”, interpretado pela Cia. Teatral Procênio, neste domingo, 26, às 20h, no Teatro Vitória, com entrada franca. A direção é assinada por Felipe Henrique da Silva, que é também ator da peça, com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.


Para Silva, “Cordel” é resultado de pesquisas realizadas pelo grupo, em que depararam com costumes e tradições do Nordeste, onde a literatura de Cordel tem maior inspiração. ”Assim resolvi colocar neste espetáculo um pouquinho de cada coisa pela qual me senti atraído dentro do universo popular”. O espetáculo já foi apresentado durante a Mostra de Teatro da cidade realizada em 2011.

Segundo o secretário da Cultura, José Farid Zaine, trata-se de uma apresentação produzida por um grupo limeirense e de graça ao público. “As pessoas poderão ver uma produção da nossa cidade bem resolvida na área das artes cênicas. É um ótimo programa para o domingo à noite”.

A classificação indicativa é de 14 anos. Para a entrada, deverão ser retiradas senhas de acesso ao Vitória, disponíveis a partir das 18h do domingo.

SERVIÇO
Espetáculo Cordel”, com Cia. Procênio
Domingo, 26 de fevereiro, às 20h
Teatro Vitória – Praça Toledo Barros, s/nº - Centro
Gratuito – Senhas liberadas a partir das 18h, na data da apresentação
Apoio: Prefeitura de Limeira – Secretaria da Cultura

Nota – Imagens do espetáculo “Cordel”. Créditos – Divulgação.

Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502