terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

“Carnaval na Cultura” resgata sensações e expressões dos carnavais de Limeira


Vinte fotografias buscarão chamar a atenção do público para a alegria provocada pelo carnaval em Limeira. Trata-se da exposição “Carnaval na Cultura”, organizada pela Prefeitura, através da Secretaria da Cultura. O início será nesta terça-feira, 14, a partir das 15h, no Teatro Vitória, com entrada franca.


Ideia do secretário da Cultura, José Farid Zaine, a mostra trará fotografias das décadas de 1980 e 1990, além dos carnavais atuais, registradas por Nelson Petto e Wagner Morente. “As fotos mostram a alegria e as expressões, às vezes sutis, dos carnavais”, afirmou Farid.


Com produção de Vagner Fernandes, “Carnaval na Cultura” é uma forma que a Secretaria da Cultura encontrou para colaborar neste importante evento realizado pela pasta de Turismo e Eventos.

“São registros dos momentos dos carnavais de Limeira. É sorriso, é alegria e é expressão”, citou Fernandes.
A exposição segue até o próximo dia 2 e pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. O Vitória está localizado na Praça Toledo Barros, s/nº - Centro. Para mais informações, o telefone do Departamento de Projetos Culturais é: (19) 3451 0502.

“E sob a luz da lua, a Cultura passa”

No último domingo, 12, a equipe da Cultura organizou um ensaio de três horas do Bloco da Cultura e a marchinha que destaca a iniciativa cultural de Limeira dentro do Carnaval de Rua deste ano, escrita por Farid, com música de Antônio Lugão e Simone Carvalho que, ao lado do grupo Reminiscências e Elton Fontanin, também interpretam a canção.

O bloco homenageia as principais atividades da Cultura, como o Canta Limeira, a Via Sacra, o Festival Nacional de Teatro, o FestiAFRO e a Mostra de Teatro, levando à avenida uma estrutura que remete um palco de teatro, com cortinas vermelhas e tecidos pretos que serão abertos pelos artistas do bloco.

“Quando as cortinas forem abertas ao público, as atividades culturais serão homenageadas com pessoas que darão vida a artistas plásticos, músicos, atores e dançarinos”, revelou Farid. A estrutura do bloco tem 5 metros de altura e largura e trará surpresas à população.

A coreografia é assinada por Jonatas Noguel e, segundo ele, marca pela criatividade do grupo – que conta com cerca de 50 pessoas. “Vamos contar, de forma alegre, a história da cultura de Limeira”, disse Noguel.

Ainda dá tempo de novos participantes entrarem para o Bloco da Cultura. Os interessados devem comparecer ao último ensaio, que acontece nesta sexta-feira, 17, às 19h, na Escola Municipal de Cultura e Artes Mário Tintori (Rua Capitão Bernardes, 144 – Centro).

Imagens do ensaio do Bloco da Cultura. Créditos – Ronald Gonçales.
Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário