terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

“Uma Noite com Bethânia” retrata sensibilidade da cantora baiana através de esquetes



Filha da simpática dona Canô e irmã de um dos maiores compositores brasileiros, Caetano Veloso, Maria Bethânia será homenageada pela escola Núcleo de Teatro, através de seis esquetes de 20 minutos cada. O espetáculo “Uma Noite com Bethânia” ocorre nesta quarta-feira, 29, às 20h, no Teatro Vitória, com apoio da Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura.


Na tarde desta terça, quatro alunos da escola fizeram encenações dramáticas de algumas das músicas e dos poemas interpretados por Bethânia ao longo de sua carreira na sede da Secretaria da Cultura. Uma das músicas encenadas foi “Oração ao Tempo”, com letra de Veloso. “Os artistas passaram a ouvir Bethânia e se apaixonaram por sua voz e sua maneira genial de interpretar e, através das músicas, criaram histórias que devem emocionar ao público”, contou Jonatas Noguel, diretor da apresentação.


Segundo ele, serão 39 alunos em cena, que encerram o terceiro módulo do curso de artes cênicas desenvolvido na escola. “Será uma grande homenagem a Bethânia e também aos fãs da música popular brasileira”, garantiu.

Com 65 anos de idade, Bethânia ganha cada vez mais adeptos da juventude. Pelo menos, é o que mostra o elenco da Núcleo.

“Já conhecia o trabalho dela e sempre admirei e, para mim, é incrível poder ter este privilégio de homenageá-la através do teatro”, disse Monique Acsa de Freitas, 17 anos, integrante do espetáculo.

O jovem ator Wellingthon Luiz Rodrigues Abril, 14, também confessou já conhecer o trabalho musical de Bethânia. “É claro que já ouvia, mas não havia me aprofundado tanto nesta história, muita gente admira muito este ícone da MPB, inclusive os jovens”.

Para Andreza Rocha da Silva, 17, as interpretações de Bethânia são memoráveis e é uma honra poder contar um pouco das histórias que existem por trás das canções. “Tornei-me fã dela”, declarou.

Segundo Noguel, foram livres as escolhas das obras e a criatividade sentida pelo elenco de “Uma Noite com Bethânia”. “A gente sentou, ouviu diversas músicas, inclusive aquelas cobertas de misticismo e toda aquela energia incrível vinda da Bahia, mas acabamos optando por revelar a faceta mais dramática dela, presente em tantas belíssimas interpretações”. Para o diretor, o público verá “a essência que a música de Bethânia revela”.

Fã de Bethânia, o secretário da Cultura, José Farid Zaine, está ansioso para ver o resultado da apresentação. “Já fui a diversos shows dela e acompanho as produções da Núcleo, tenho certeza de que esta homenagem será inesquecível”.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Vitória, localizado na Praça Toledo Barros, s/nº - Centro. Os valores são R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). Para mais informações, os telefones do teatro são: (19) 3451 6679 e 3451 2675.

Nota – Imagens da “apresentação” de hoje à tarde. Créditos – Matheus Gonçalves.
Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário