quarta-feira, 7 de março de 2012

“As Marias da Penha” homenageia mulheres na Praça


Livros com texto intenso da apresentação serão distribuídos

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o esquete “As Marias da Penha”, com texto e direção de Carlos Jerônimo Vieira, será apresentado às 16h, na Praça Toledo Barros, nesta quinta-feira, 8. O evento é organizado pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Limeira (Sinecol), com apoio da Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura.

“As Marias da Penha”, encenado há três anos, apresenta, em 25 minutos, seis atrizes que compões os 15 passos da Via-Sacra, sendo que, em cada passo, é retratada uma história de mulheres que sofreram violências e abusos cometidos por seus maridos, tendo como parâmetros os fatos ocorridos com Maria da Penha. A montagem é encenada pelo grupo “Borandá”, que tem no elenco as atrizes: Airine Pisseli, Ariane Martins, Cleusa dos Santos, Deborah Gomes, Marilene Donatto e Pricka Ferreira. Além de Limeira, “As Marias da Penha” já foi encenado em toda a região, inclusive fora do Estado de São Paulo.


Durante a apresentação na Praça, serão distribuídas gratuitamente às mulheres, cópias do livro “As Marias da Penha". Além da apresentação, haverá diversos outros eventos ligados à música, poesia, teatro e atividades relacionadas à saúde da mulher.

Segundo Vieira, “Borandá” resolveu trilhar pelas barbáries contra as mulheres como forma de denúncia e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha.

Para o secretário da Cultura, José Farid Zaine, trata-se de uma apresentação forte e emocionante. “As atrizes dão conta do recado muito bem e passam para os espectadores as sensações torturantes de quem vive uma situação como a que sofreu Maria da Penha”.

Em 1983, Maria da Penha Fernandes sofreu uma tentativa de homicídio que a deixou paraplégica. O crime, com materialidade comprovada, teve autoria do próprio marido. Porém, o caso demorou mais de 15 anos para ser definitivamente julgado, sendo denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, como uma violação dos direitos humanos e da tolerância do estado brasileiro com a violência cometida contra as mulheres.

Informações sobre o evento podem ser obtidas nos telefones do Sinecol, (19) 3451 1271 e 3451 1278. Sobre “As Marias da Penha”, o contato é (19) 3033 0721.

Nota – Imagens de “As Marias da Penha”. Créditos – Divulgação.
Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário