sexta-feira, 23 de março de 2012

“A Vida é Sonho” neste final de semana traz obra de Calderón de La Barca


A aguardada estreia da Companhia Sarcástica de Teatro, grupo de adolescentes de jovens da Secretaria da Cultura, finalmente acontece e é nestes sábado e domingo, 24 e 25, às 20h, no Teatro Vitória, com o espetáculo “A Vida é Sonho”, obra de Calderón de La Barca. No total, 17 artistas, de 10 a 15 anos, integram o elenco, comandado pelo diretor Daniel Martins. A entrada é franca, sendo necessária a retirada de ingressos antecipadamente.

Foram seis meses de trabalho de pesquisa e montagem, tendo como diferencial – além da convincente atuação dos jovens – a trilha sonora, escolhida pelo próprio Martins.

“Embora tenha uma sonoridade bastante eclética, o espetáculo brinca bastante com a diversidade de músicas cantadas em espanhol ou de origem espanhola”. Segundo o diretor, tem de tudo um pouco: tango, bolero, ska, salsa, mambo, pop, R&B, folk e rock latino.

Ele explicou que o teatro é um pretexto ótimo para você conectar o aluno às diversas referências, apresentando um novo universo. “Quando o assunto é arte, as possibilidades de criação não têm limites”.

O nome do grupo, com certo teor de ironia, foi escolhido pelo próprio grupo. “Nossa peça traz um tema bastante espinhoso para os palcos, a forma como a sociedade molda o indivíduo”, contou Martins. Para ele, quando Segismundo – protagonista de “A Vida é Sonho” – é libertado de sua prisão e, já adulto, finalmente conhece a humanidade, há um choque cultural inevitável. “Afinal de contas, somos o que comemos, o que assistimos, o que ouvimos e o que fazemos. Não tem como deixar o sarcasmo de lado quando se trata de um assunto como esse”, completou.

Secretário da Cultura, José Farid Zaine, está ansioso para conferir o resultado do trabalho da Sarcástica. “Eu vi alguns ensaios e me apaixonei pela competência do elenco. Não tenho dúvidas que o resultado superará nossas expectativas. O talento de Martins é admirável”.

Ansiedade também sobra no coração de Martins para a estreia. “Como se trata da primeira experiência de muitos alunos no teatro, é natural que tomos nós fiquemos tomados pela expectativa. Mas no fundo sabemos que estamos bem preparados, que suamos muito para erguer esse espetáculo e que, independente das dificuldades, faremos um bom trabalho”, garantiu.

“A Vida é Sonho” tem duas horas de ação, romance, intrigas, vingança, guerras, humor e tragédia. “Não tem como perder. A Sarcástica chegou para ficar”, finalizou Martins.

SERVIÇO
A Vida é Sonho, com Sarcástica Companhia de Teatro (Secretaria da Cultura)
Direção: Daniel Martins
Dias 24 e 25 de março
Teatro Vitória, às 20h
Entrada Franca – sendo necessária a retirada de ingressos antecipadamente, disponíveis a partir das 19h, diretamente na bilheteria do Vitória (Praça Toledo Barros, s/nº - Centro)
Classificação Indicativa: 10 anos

Nota – Imagem do ensaio da Sarcástica. Créditos – Ronald Gonçales.
Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário