Parte do elenco, produtores, diretores e realizadores do evento se encontraram na manhã desta quinta e garantiram “inovação”
A Semana Santa está se aproximando e as pessoas ficam mais sensibilizadas com a narração da morte e Ressurreição de Jesus Cristo, encenada por atores e atrizes limeirenses que se dedicaram durante três meses para mostrar a maior história de todos os tempos contada pelo povo de Limeira, a Via-Sacra. O espetáculo será nos dias 5, 6 e 7, às 20h, no Parque Cidade, com entrada franca. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura.
Na manhã desta quinta, 29, no Teatro Vitória, foi organizada uma coletiva de imprensa com o objetivo de revelar as novidades da edição deste ano. Houve, ainda, exibição de cenas rápidas, entre elas: a angústia da crucificação, o deboche do Rei Herodes, a emoção da Samaritana, a traição de Judas e a isenção de culpa de Pilatos, com a participação de 12 atores que integram o elenco – que conta com cerca de 120 pessoas.
Na ocasião, estiveram presentes o secretário da Cultura e idealizador do projeto, José Farid Zaine – que também representou o Prefeito Orlando José Zovico, o diretor da Via-Sacra, Jonatas Noguel, o assistente de direção, Julio Borgo, e o diretor do Departamento de Projetos Culturais, Evandro Leite.
Farid explicou que a Via-Sacra está em um espaço mais amplo, com capacidade para atender cerca de 4 mil pessoas. “O Parque Cidade consegue confortar um maior número de pessoas que tem uma visão cinematográfica do evento”, disse ele ao comparar o local das apresentações atuais com as que eram realizadas até 2005 (Gruta). O secretário também ressaltou que o espetáculo promete emocionar: “trata-se de um movimento que espalha a arte para todas as pessoas, um evento que envolve todas as idades”, completou.
Noguel revelou que o a estrutura física, bem como a arquibancada, já estão sendo preparadas. “Estamos envolvidos nos últimos detalhes da preparação e esperamos que o público se surpreenda com tudo que estamos fazendo”.
Borgo disse do seu prazer em produzir um evento desta natureza. “Dá trabalho, mas o resultado é muito prazeroso”. Ele está envolvido com a Via-Sacra há 18 anos.
Segundo Leite, a Via-Sacra deste ano estará ainda mais próxima do público, o que dará a chance de os espectadores se sentirem dentro das encenações. “Haverá maior aproximação entre o público e os artistas”.
Para Airine Pisseli, que participa pelo décimo ano da encenação, já virou tradição estar na Via-Sacra. “Neste ano, participo com minha irmã e mãe, e a cada ano, sinto algo diferente quando começamos a interpretar”.
Valdeci de Souza Santos - o protagonista - afirmou que encenar Jesus é uma responsabilidade muito grande. “Exige mais emoção e responsabilidade”. Santos garantiu estar muito feliz com o papel e espera que a população possa se interagir com a sua personagem.
Valdeci será Jesus.
Mais informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.
Nota – Imagens da coletiva. Créditos – Wagner Morente.
Luane Tenório
Estagiária de Jornalismo
* Colaborou Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502
Nenhum comentário:
Postar um comentário