segunda-feira, 19 de março de 2012

Estreia de “A Vida é Sonho” movimenta programação cultural de Limeira



“Almocem muito bem neste dia, não bebam gelado e não gritem. Se quiserem levar lanche de casa, podem levar. Não levem dinheiro, pois não poderemos nos dar ao luxo de sair para comprar nada. É sério, preciso muito de vocês”. A mensagem – cheia de recomendações - enviada no sábado, 17 de março, é assinada por Daniel Martins, diretor da Sarcástica Companhia de Teatro, grupo de jovens da Secretaria da Cultura, e reflete o cuidado e o apreço de Martins ao elenco a alguns dias do espetáculo “A Vida é Sonho” estrear, nestes dias 24 e 25, às 20h, no Teatro Vitória, com entrada franca.


São 17 alunos, de 10 a 15 anos, do curso de teatro infantil e juvenil da Cultura que fazem parte do elenco da companhia. A obra “A Vida é Sonho”, do dramaturgo espanhol Calderón de La Barca , foi originalmente publicada em 1635 e narra a história de Segismundo, filho do Rei Basílio. O nascimento do príncipe é acompanhado por uma terrível profecia, sonhada pela sua mãe, pouco antes de morrer no parto: o garoto será um verdadeiro monstro, responsável por grandes desgraças. Com medo de que o sonho se torne realidade, Rei Basílio tranca a criança no alto de uma torre, onde deveria permanecer a vida toda, longe do convívio com seres humanos. Desta forma cresce Segismundo, isolado da humanidade, até que, já na idade adulta, o Rei decide solta-lo.



O grupo começou a frequentar a oficina com Martins em julho de 2011, mas a montagem da peça começou dois meses depois, em setembro.

“Estamos fazendo um trabalho sério de pesquisa teatral, intercalado aos ensaios, os alunos recebem lista de filmes, artigos e estímulos para discussões sociológicas e filosóficas”, explicou Martins. “Calderón, na verdade, é nosso ponto de partida. O espetáculo será o resultado natural das pesquisas e não uma transcrição literal da obra”, completou.


Para o secretário da Cultura, José Farid Zaine, o trabalho feito por Martins tem sido impecável. “Trata-se de um profissional muito dedicado, que tem muito talento. É muito bom ter alguém como ele na nossa equipe”, disse, referindo-se ao fato de Martins ser também um dos coordenadores do Departamento de Projetos Culturais, da Secretaria da Cultura.

Apesar da entrada franca, há a necessidade de retirada de ingressos antecipadamente, diretamente na bilheteria do Vitória (Praça Toledo Barros, s/nº - Centro). Os bilhetes já estão disponíveis e a bilheteria funciona de terça a domingo, das 13h às 18h, exceto em dias de eventos, em que fica aberta até o início da apresentação. Mais informações podem ser obtidas nos telefones do Vitória, (19) 3451 2675 e 3451 6679.

SERVIÇO
“A Vida é Sonho”, com a Sarcástica Companhia de Teatro, da Secretaria da Cultura.
Livre adaptação de Calderón De La Barca, direção de Daniel Martins.
Dias: 24 e 25 de março.
Horário: 20h
Entrada Franca, sendo necessária a retirada de ingressos antecipadamente.
Classificação Indicativa: Livre

Nota – Imagens dos ensaios do “A Vida é Sonho”. Créditos – Ronald Gonçales.
Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário