sexta-feira, 9 de março de 2012

“Um Show de Mulher” contagia e destaca cantoras limeirenses



O relógio já marcava 18h quando as portas do Teatro Vitória foram abertas para a distribuição de senhas de entrada para a apresentação do “Um Show de Mulher”, evento organizado pela Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura, na noite desta quinta-feira, 8. Uma fila já anunciava o sucesso que seria o evento, que destacaria 13 cantoras limeirenses em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.


Sueli Bobice


Às 19h40, o acesso às poltronas do Vitória foi liberado e a equipe da Cultura já se entusiasmava com o sucesso de público: cerca de 500 entradas tinham sido retiradas. E a fila, pouco a pouco, só aumentava.

Simone Carvalho

Andando por ela, estava o secretário da Cultura, José Farid Zaine, que é também idealizador do projeto. Feliz com aquele aglomerado de gente, ele disse: “O público tem correspondido cada vez mais às nossas iniciativas. Hoje, por exemplo, o teatro vai praticamente lotar, buscando as produções musicais de Limeira. Que honra e que orgulho”. Além de Farid, compareceram o vereador Ronei Martins e a presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP), professora Dora Arcaro. Farid entregou para cada uma das cantoras uma poesia, de autoria própria, em homenagem a elas, que também foi lida, no palco, pela produtora Janaína Luz.

Raquel Rochia




Show
Raquel Pavanelli

Quem abriu a noite, com voz rouca e forte, foi Lorayne Rachel e banda. A cantora, que se apresentou pela primeira vez no “Um Show de Mulher”, fez aquilo que mais gosta: tocou sertanejo e Adele, levantando o público do teatro. Na sequência, já veterana no evento, Raquel Rochia trouxe um pouco de Elis Regina, acompanhada por teclado.

Patrícia Rafaldini


A irreverente Juliana Guerrero foi a terceira a passar pelo palco do Vitória. Despojada, Juliana cantou Adele e Ultramen e, claro, sacudiu o público limeirense. Depois, Sueli Bobice representou, com muita competência, a música erudita.

Milena Massaro cantou Vander Lee e João Bosco e agradou. Lú Dias, com a banda Lattônica, deu o tom do rock nacional, com Pato Fú. Patrícia Rafaldini, além de cantar, dançou e contagiou a plateia. Melina Cabral e Marina Oehlmeyer defenderam a música popular brasileira e encantaram. Cecília Schulz veio depois e com voz suave fez o público se emocionar.

Parte das mulheres se encontram no palco do Vitória


Parte das mulheres se encontram no palco do Vitória

Andreia Sichiero surpreendeu mais uma vez. Mergulhada agora no universo do jazz, acompanhada por um excepcional trio de músicos, ela representou este estilo musical – originado nos Estados Unidos - com muita propriedade e foi aplaudida em pé pelo público do teatro. Depois dela, Simone Carvalho apresentou duas canções introspectivas, de Chico Buarque, que falam sobre o amor (Tatuagem e Folhetim) e todos ficaram em silêncio para sentir aquilo que a música de Chico e a voz de Simone provocam. A cantora inovou, deixou o violão de lado, e contou com a participação do guitarrista Antônio Lugão.

Lorayne Rachel

Milena Massaro

Para finalizar – com chave de ouro – toda a simpatia e boa música de Raquel Pavanelli, que fez um pot-pourri de quatro canções genuinamente brasileiras, convidando, no final da apresentação, as cantoras participantes do “Um Show de Mulher” para um coro de “Tristeza”, de Haroldo Lobo e Niltinho. Uma imagem memorável.

Melina Cabral

Redes Sociais
Na manhã desta sexta, o evento repercutiu positivamente nas redes sociais, tanto através de comentários das cantoras, como do público que foi conferir as apresentações.

Marina Oehlmeyer

“Foi uma delícia participar do evento e uma grande honra cantar ao lado de tantas mulheres talentosas e lindas. Parabéns para todas e para os realizadores do evento”, teclou Melina.
Para Lú Dias, foi um sonho muito bom ter participado do evento. “Obrigada cantoras maravilhosas, foi um prazer dividir esta noite com vocês”.

Lú Dias

Outra que definiu sua participação como um “sonho realizado” foi Patrícia. “O palco brilhou e a plateia contagiou”.

Juliana Guerrero

Andreia comentou que foi maravilhoso participar do evento e que a noite ficará marcada na sua alma, “feito tatuagem”. “Obrigado pela oportunidade de poder cantar ao lado de cantoras tão maravilhosas e para uma plateia contagiante e calorosa”.

Janaína Luz lê poesia especial às participantes

“As cantoras de Limeira arrasam”, disparou Juliana.

Farid, idealizador do projeto, realiza abertura do evento

Para a espectadora Nefertite Arceles, o show foi perfeito. “Cantoras maravilhosas, que emoção”. Lugão, além de participar, assistiu às apresentações das outras mulheres e disse ter adorado o evento. “Foi lindo”.

Cecília Schulz

Angélica Cristina Santos afirmou que ficou maravilhada com as apresentações em homenagem às mulheres realizadas dentro do “Um Show de Mulher”. “Vozes maravilhosas, músicas de vários ritmos e gostos. Eu amei. Parabéns Secretaria da Cultura por este presente”.

Andreia Sichiero

Nota 1 – Imagens do evento. Créditos – Janaína Luz.

Nota 2 - Veja, abaixo, poesia de autoria do secretário da Cultura, José Farid Zaine, em homenagem às mulheres participantes do "Um Show de Mulher":

PARA ELAS
De José Farid Zaine
Homenagem às participantes de “Um Show de Mulher 2012”
De repente
O palco vira um céu pontilhado de estrelas!
Acho que hoje é isso que Deus quer:
Ser acariciado por uma voz de mulher...
...por isso Ele nos dá diariamente
Esse presente, a companhia delas...
E ficamos assim, apaixonados,
Bebendo as canções
Que elas cantam para nós...
Poderíamos pensar:
Ali estão cantando com elas
Elis, Clara, Cássia, Nara,
Amy, Janis, Whitney, Piaf...
De um outro lado que não sabemos
Como é,
Certamente vem canções
Que ficam adejando pelo espaço
Como bênçãos sobre as gargantas vivas
De Lorayne, Raquel e outra Raquel,
De Patrícia, Melina, Cecília,
De Andréia, Simone, Marina,
De Lu, Juliana, Sueli e Milena!
Elas cantam,
E como vale a pena
Poder ter ouvidos para as suas canções!
Elas cantam
E sua voz nos arrasta
A um turbilhão de emoções.
Que elas levem nos ouvidos
O som das nossas palmas,
Nós, ouvintes tão comovidos
Que lhes entregamos as almas!

Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário