segunda-feira, 19 de março de 2012

Maratona de gravação das falas da Via-Sacra é encerrada


Vozes do elenco da Paixão de Cristo de Limeira foram captadas em mais de seis horas de trabalho

Um passo importante da Via-Sacra 2012 já está concluído. No último domingo, 18, elenco, produção e diretor se encontraram no estúdio NP para gravação das falas das personagens do espetáculo, organizado pela Prefeitura, através da Secretaria da Cultura, com direção de Jonatas Noguel, das 13h às 19h30. A partir de então, as pessoas já se preparam para a fase final de ensaios, que acontecem no espaço das apresentações (Parque Cidade). As encenações ocorrem nos dias 5, 6 e 7 de abril, às 20h, com entrada franca.


É a 22ª edição do projeto idealizado pelo secretário da Cultura, José Farid Zaine. Para ele, que também participa das gravações, como narrador, é um orgulho ver a Via-Sacra se fortalecendo a cada ano, com novos elementos cênicos e participação intensa da população.


“É claro que é um trabalho sério na área das artes cênicas, mas o bom deste espetáculo é que o povo participa e conta a maior história de todos os tempos. Não queremos apenas atores e atrizes que tenham experiência, queremos que os limeirenses sintam-se à vontade para integrarem o elenco. E eles se sentem”, afirmou Farid.

Quem garante as novidades é Noguel. Ele explicou, durante a gravação, que neste ano o espetáculo trará mais elementos da cultura popular. “Muita gente ficará surpresa com a cena dos demônios”.

“Vamos inovar no projeto de cenografia também e as cenas que envolvem canto terá uma atriz limeirense que vai surpreender, Airine Pisseli”, revelou o diretor, que conta com a assistência de Júlio Borgo.

Airine, que em 2012 completa dez anos de Via-Sacra, está satisfeita em encenar Verônica e Samaritana e reconhece certa ansiedade para mostrar o seu trabalho. “A cada nova edição, a gente sente novo frio na barriga também. Mas participar deste projeto é maravilhoso e ele despertou em mim a vontade de ingressar no mundo artístico”.

Matheus Gonçalves, que neste ano é Herodes, mas já foi Jesus nas duas edições anteriores, contou que a mudança das personagens se dá, literalmente, “da água para o vinho”.

“Interpretava Jesus, um ser amável, iluminado e querido por todos, e, agora, dou vida a Herodes, um homem ambicioso, exagerado e maldoso, capaz de fazer tudo em nome dos seus desejos. A mudança exige mais do ator”, disse Gonçalves.

Valdeci de Souza dará vida a Jesus. O rapaz, bastante tímido quando não está interpretando o protagonista desta história, já participou da Via-Sacra nos anos anteriores. “Mas nada é igual do que a emoção de interpretar Cristo e a inspiração que busco está na sua história, de amor incondicional aos outros”.

Souza foi descoberto através do projeto de descentralização da cultura, em um grupo teatral da Igreja de Santa Eulália.

Nos próximos dias, a Secretaria da Cultura organiza uma coletiva de imprensa da Via-Sacra. Até o momento, cerca de 80 artistas estão participando, número que cresce na reta final, com entrada de figurantes.

Nota – Imagens da gravação das falas. Créditos – Lucas Rodrigues.
Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário