quinta-feira, 22 de março de 2012

Em Brasília, Farid busca apoio para eventos culturais de Limeira


Secretário visita gabinetes dos deputados federais e Ministério da Cultura; FestiAFRO terá ajuda da Fundação Cultural Palmares

Para fortalecer as ações culturais municipais, como o “Vira Virou” e o “FestiAFRO”, o secretário da Cultura, José Farid Zaine, esteve em Brasília (DF), para levar os programas realizados em Limeira pela pasta em que atua, com o desejo de que a esfera federal possa engrandecer essas ações.


No Ministério da Cultura (Minc), Farid conversou com o diretor de projetos integrados, Bernardo Machado, e a funcionária Neide Aparecida, e apresentou propostas dos eventos limeirenses, além de buscar informações sobre o Sistema Nacional de Cultura. Segundo Machado, a saída do apoio está nos editais, que estimulam os planos municipais. “Temos muito interesse no processo de institucionalização das políticas públicas culturais entre municípios, estados e União”.

Ainda no Minc, Farid dialogou com um dos diretores da Fundação Cultural Palmares, Martvs das Chagas, que adorou a ideia do FestiAFRO – Festival Nacional de MPB com temas relativos à cultura afro-brasileira.


“Vejo, neste projeto, uma enorme possibilidade de a arte ser aliada no combate ao preconceito”, disse Chagas que garantiu – ainda neste ano – apoio do Minc ao festival. “Queremos apoiar esta atividade, seja com alguma atração, seja na parte estrutural. Só devemos, agora, afinar este contato”.

O secretário pediu verbas para o “Vira Virou” à deputada federal Aline Corrêa, que o recebeu com bastante entusiasmo. “Vamos pedir recurso da Cultura para injetar neste projeto em 2013. Pode contar com o meu apoio”, disse a parlamentar que explicou que as emendas ao orçamento do próximo ano devem ser protocoladas até setembro. Otoniel Lima também se colocou à disposição da Secretaria da Cultura para o apoio da Câmara dos Deputados, bem como os parlamentares Jonas Donizete e Salvador Zimbaldi.


Farid afirmou ter ficado satisfeito com esses primeiros contatos estabelecidos em Brasília, para que as ações culturais municipais sejam fortalecidas. “Agora, até a próxima semana, minha equipe desenvolverá os projetos específicos para que as parcerias sejam consolidadas. É através da união de forças que a cultura de Limeira continua se fortalecendo. Estou muito contente com os bons contatos que fizemos”.


Nota – Imagem de uma das reuniões de Farid no Minc. Créditos – Ronald Gonçales.
Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário