quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Oficina de aperfeiçoamento dos museus paulistas acontece em Limeira

O Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP) e a Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (Acam) promoverão em Limeira oficina gratuita sobre Sistemas Educativos em Museus e Instituições Culturais na sede da Secretaria da Cultura (Rua Senador Vergueiro, 122 – Centro) nos próximos dias 27 e 28, das 9h às 17h. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, com o apoio da Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura.

A Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTSISEM-SP), promove, desde 2008, oficinas de capacitação em museus, visando o aprimoramento do trabalho de profissionais inseridos no universo museológico e contribuindo para o aperfeiçoamento das instituições dos museus paulistas. O objetivo, segundo o GTSISEM-SP, é fornecer subsídios para profissionais das áreas de educação e difusão da informação que atuam em museus e instituições culturais.

Segundo o diretor da Escola Municipal de Cultura e Artes e Bibliotecas, Juraci Rodrigues Soares Requena, a oficina, ministrada pelo professor Laerte Machado, leva conhecimento e capacitação para profissionais de museus e outras instituições ligadas à cultura do Estado de São Paulo.

O programa é: Sistematização de conceitos: ação educativa, visita mediada, exposição, educação não formal, entre outros; Ações educativas em exposições de longa duração, temporárias e itinerantes; Processo de mediação para diferentes públicos; Formação de público: estratégias para diversificar o perfil de visitantes; Desenvolvimento de materiais educativos: relação museu/escola; Avaliação: uma importante ferramenta para ações educativas.

Os interessados devem enviar e-mail para museulimeira@gmail.com, solicitando a ficha de inscrição. Outras informações podem ser obtidas com Lucas Rodrigues, no telefone: (19) 3441 5493. São 30 vagas disponíveis.

Laerte Machado

Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1998), especialização em Arte Educação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2000), especialização em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é consultor no setor de Museus e Instituições Culturais. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase nos seguintes temas: educação patrimonial, projetos culturais, planejamento estratégico, programa educativo e acervo.


Ronald Gonçales
Chefe do Setor de Música e de Dança
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário