sexta-feira, 23 de setembro de 2011

“Semana do Canto Lírico” destaca a música erudita; blues e jazz entram na programação

Rinaldo Viana é uma das atrações. Créditos - Divulgação.


Cumprindo a lei municipal 4.512/2010, proposta pelo vereador (hoje secretário da Cultura) José Farid Zaine, aprovada pela Câmara de Limeira e sancionada pelo Prefeito Silvio Félix, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, realiza dois eventos na próxima semana que fomentam atividades para o canto lírico, contando com a presença do tenor Rinaldo Viana, reconhecido nacionalmente por já ter participado diversas vezes do programa Raul Gil. Os eventos ocorrem nos dias 27 e 29, às 20h, no Teatro Vitória, com entrada franca.



No dia 27, ocorrem apresentações do coral e orquestra Del Chiaro, com as participações da cantora lírica Joyce Lima Martins e de Viana. No repertório, Árias e duetos consagrados, como “Nessum Dorma” (Turandot), de G. Puccini, “O Mio Babbino Caro” (Gianni Schicchi), de G. Puccini, “Habanera” (Carmen), de G. Bizet, e de músicas pop-líricas famosas, como “All I Ask of You” (Fantasma da Ópera), “Con Te Partiró” e “Canto Della Terra”, imortalizadas pelo tenor Andrea Bocelli.



O coral e a orquestra da Unidade Campinas têm direção musical do maestro Daniel Martins, formado na USP. Viana lançou em 2004 o primeiro CD solo, chamado “Amor em 5 Idiomas”, interpretando grandes nomes da música mundial. Durante seis meses, ele integrou o elenco do “Fantasma da Ópera”, musical apresentado no Teatro Abril (São Paulo). Atualmente, o tenor desenvolve o projeto “Tenor nas Escolas”, com o objetivo de divulgar a música lírica para as crianças. Ele foi considerado por Pavarotti como “um dos maiores tenores em atividade”.


Dia 29, “Uma Noite para Sonhar” traz a cantora limeirense Andréia Sicchiero e o projeto “Limeira em Blues & Jazz”, retornando ao calendário de atividades culturais da cidade. Trata-se de uma apresentação musical com clássicos do cancioneiro americano, com a participação de músicos instrumentistas, com duração aproximada de uma hora. Andréia participa do coral da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).


Rinaldo Viana é uma das atrações. Créditos - Divulgação.


Segundo Farid, as atividades compreendem também as comemorações dos 15 anos do teatro. “Vamos iniciar o projeto com gente de peso da área da música erudita, o que nos deixa muito satisfeitos e cheios das melhores expectativas”.


Andréia Sicchiero é uma das atrações. Créditos - Inez Miranda.


Para o secretário, a adesão do público deve ser grande, já que os concertos da Orquestra Sinfônica de Limeira, realizados mensalmente, estão recebendo espectadores que cada vez mais se apaixonam pela música erudita.


Serão distribuídas senhas de acesso ao Teatro Vitória em ambas as noites, que estarão disponíveis à população a partir das 18h, diretamente na bilheteria do Vitória (Praça Toledo Barros, s/nº - Centro). Para mais informações, os telefones do teatro são: (19) 3451 2675 e 3451 6679.



Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Um comentário:

  1. Em tempos em que o axe, funk, entre outros, predomina no gosto musical da população, é um alivio contar com uma iniciativa diferenciada e de qualidade como está. Parabéns a Secretaria de Cultura.
    Com certeza estarei la para prestigiar.

    ResponderExcluir