terça-feira, 6 de setembro de 2011

Nos 15 anos do Teatro Vitória, artistas limeirenses consagrados e orquestra jovem celebram data

Só em 2011, mais de 27 mil pessoas já assistiram alguma apresentação no espaço


Por trás da cortina vermelha, um mundo de magia, fascínio, sonhos e superação. Mas tanto faz se o para trás é visto pelo olhar de quem ocupa um lugar na plateia ou está se concentrando nas silenciosas coxias dele para se expressar: a ambiguidade se justifica porque em ambos os lados há a certeza de que um novo mundo é capaz de ser mostrado e, então, se artistas ou espectadores, o sentimento de mudança, provocado pela força da arte, é o mesmo. Considerado o maior espaço de produções culturais de Limeira - o Teatro Vitória - chega aos 15 anos exatamente quando Limeira comemora 185 anos de existência. Eventos gratuitos, que privilegiam artistas da cidade, são os destaques para a festa. O espaço é mantido pela Prefeitura, através da Secretaria da Cultura.

Espaço do Teatro Vitória em 1996. Créditos - Divulgação.

O atual secretário da Cultura, José Farid Zaine, foi também um dos responsáveis para que aquele ambiente se transformasse em teatro. Segundo ele, era um anseio da classe artística e de toda a população. Tal fato aconteceu durante o Governo Jurandyr Paixão.


“Foi um misto de emoção, ansiedade e orgulho quando o teatro abriu as suas portas pela primeira vez. Ter feito parte desse momento é uma das maiores conquistas da minha vida ligada à cultura”, lembra Farid.



A atração que coroou esse momento foi a Orquestra Sinfônica, já – na época – com regência de Rodrigo Müller. Menos de um ano antes, a Sinfônica tinha feito seu primeiro concerto, na Catedral de Nossa Senhora das Dores.



“Foi um privilégio e até hoje é muito gratificante fazermos parte de um momento tão importante à cultura de Limeira”, afirma o maestro. “Para se produzir uma boa música, depende-se muito do lugar onde se toca. São poucas as orquestras que têm a oportunidade de ter um espaço amplo como o teatro”, completa. Müller destaca ainda o atendimento do teatro, já que frequentemente usa o espaço para os aguardados concertos mensais da Sinfônica.

Jurandyr Paixão, Elza Tank e Farid Zaine na noite de abertura, em 1996. Créditos - Divulgação.

Segundo o Prefeito Silvio Félix, o Vitória é um espaço que marca, sobretudo, pela programação diversificada que oferece à população, e é muito bom quando as pessoas comparecem para prestigiarem as atividades culturais. “Temos dado todo o apoio às manifestações culturais limeirenses, tanto que o Festival Nacional de Teatro está na sua sétima edição e vamos inaugurar um novo teatro, o Nair Bello”.


Fábio Ribeiro da Silva, diretor do teatro, explica que o local é um espaço completo. “Contamos com equipamentos de ar condicionado, equipe de bilheteria, técnicos de som e iluminação, e funcionários treinados para o melhor atendimento ao público”.


O Vitória possui 646 poltronas, sendo que duas são adaptadas para obesos, e desde julho vem passando por reformas de acessibilidade. “Teremos uma rampa para cadeirantes e a plataforma elevatória, que é um elevador do hall de entrada, até à platéia e também até o palco”, revela o diretor.

Grande público prestigiou noite de abertura do Teatro Vitória, em 1996. Créditos - Divulgação.

Silva confirma que qualquer pessoa pode utilizar o teatro e, para tal, um ofício deve ser enviado para teatrodivulgacao@yahoo.com.br, com todas as informações pertinentes ao uso, como horários, detalhes técnicos e sinopses. “É feita uma análise se o tipo de espetáculo é adequado para se apresentar no teatro”. Essa análise respeita o Decreto 233/98 que cita: “o teatro é uma casa artística que abriga espetáculos teatrais, musicais, dança, orquestra e outro do gênero”. Agendamentos para o ano de 2012 ainda não são possíveis, o que deve ocorrer mais para o final de 2011.


Antes de Silva, Carlos Jerônimo Vieira dirigia o espaço cultural (hoje Vieira está na Secretaria da Educação). “Lá é uma casa que eu vivo e convivo. Metade da minha história está ligada ao teatro”. Jerônimo cuidou do teatro de 1996 a 1997 e de janeiro de 2005 até janeiro de 2010. “Tenho orgulho de ter podido participar da criação do Festival de Teatro, que é um dos maiores marcos da história cultural da cidade”.


Outra figura do espaço é o seu funcionário mais antigo, Valdemir Antonio Correa – que atua no Vitória desde a sua inauguração, em 1996.


“Lembro-me que em um espetáculo com Tarcísio Meira e Glória Menezes, com apenas dez minutos de apresentação, a energia caiu. Meira sentou no palco e começou a dizer à plateia que era um problema externo, mas o conflito era no teatro. Na hora, ficamos desesperados, mas depois, resolvemos”, lembra Correa.


A auxiliar de limpeza, Adriana Vieira Silva Milani, atua no Vitória há cinco anos. “Gosto de produções culturais, pois é diferente e muda a nossa rotina”.


Além de Silva e Vieira, foram diretores do Teatro Vitória, Domingos Furgione Filho e Rommel Siqueira.


Celebração

Para os 15 anos, a festa começa no dia 14, às 19h, com apresentações musicais das bandas Toc Percussivo e Encantoria, além dos artistas que serão acompanhados por músicos Elton Fontanin e Juliana Guerrero.

Encantoria também integra atividades especiais de aniversário. Créditos - Divulgação.

Toc Percussivo anima o público dia 14. Créditos - Divulgação.

Elton Fontanin marca presença na noite do dia 14. Créditos - Divulgação.


Juliana Guerrero é um dos destaques da noite da véspera do aniversário. Créditos - Divulgação.


No dia 15, às 20h30, a comemoração continua com a Orquestra Sinfônica Jovem, com regência também de Muller, e a banda Rosa Mística, em um concerto em que a música popular brasileira será destacada. A entrada para ambos os eventos é gratuita, sendo necessária a retirada de senhas a partir das 18h em ambas as noites.

Rosa Mística e Orquestra Jovem é a pedida para a noite de aniversário de Limeira. Créditos - Divulgação.


A “Ópera do Malandro”, com a Cia. Pêlo de Gato Preto, a Vila Jazz e a Orquestra Sinfônica, integra as comemorações de aniversário do Vitória. A apresentação do musical ocorre nos dias 23 e 24, às 20h, e os bilhetes podem ser adquiridos ao peço de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).


“Semana do Canto Lírico”, com a presença do tenor Rinaldo Viana (27, às 20h) e “Uma Noite para Sonhar”, com artistas da música erudita, jazz e blues (29, às 20h), também fazem parte das celebrações artísticas e ambos terão entrada franca.


Em 2010, foram realizados 174 eventos no Vitória, que resultaram em um público superior ao de 48 mil pessoas. Logo, em 2011, cerca de 80 eventos já foram realizados no espaço, que ficou fechado para reforma até o final de abril, com um público estimado em 27,2 mil espectadores. Somente o Festival de Teatro levou à população 20 espetáculos em 12 dias, todos com entrada franca. Foram mais de 10 mil pessoas que aplaudiram as peças que se apresentaram.


“Esses números confirmam o interesse da população em buscar a cultura quando ela é oferecida e a gente fica muito satisfeito”, afirma Farid.


Os telefones do teatro são: (19) 3451 2675 e 3451 6679. A programação completa pode ser conferida no blog da cultura: www.culturalimeira.blogspot.com.



Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Luane Tenório

Estagiária de Comunicação Social - Jornalismo

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário