quarta-feira, 28 de setembro de 2011

“Cassandra” vai a Campinas em projeto teológico

"Cassandra" - Créditos: Divulgação.


Mais uma vez, os talentos do teatro da cidade vão representar Limeira em Campinas, dentro da Semana Teológica 2011, no Auditório Dom Gilberto da PUC I. “Cassandra”, de Jorge Oliva, interpretado pelo Borandá, participa do projeto que tem como tema a teologia e a psicanálise: perspectivas de diálogo. A apresentação ocorre na quinta-feira, 6, às 19h30, contando com o apoio da Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura. A organização do evento é do Diretório Acadêmico da PUC.


Será a terceira apresentação de “Cassandra”. Segundo a integrante do elenco, Ariane Martins, haverá um debate entre o elenco, o diretor do espetáculo, Carlos Jerônimo Vieira, e a plateia, formada por alunos de psicoterapia. “Queremos saber de que forma o espetáculo está chegando para os profissionais da área”. A atriz explicou ainda que o projeto é inédito já que, até então, só houve uma montagem do espetáculo, em grego.


Vieira tem feito trabalhos que exigem pesquisa, ousando nos trabalhos de direção, pois, até então, sempre assinava montagens mais ligadas à cultura popular. Antes de “Cassandra”, o diretor fez “Ameríndia”, um espetáculo com elementos da cultura indígena.


“A diversidade faz parte do diretor, ele precisa pesquisar sobre temas que, até então, não faziam parte de seu cotidiano, não podendo ficar preso apenas a um ramo de atuação. O diretor precisa sempre experimentar”, afirmou Vieira. “A história de Cassandra pode parecer algo distante, mas não é. Ela está na história mundial, com a guerra de Tróia”, completou.


“Cassandra” é um espetáculo da tragédia grega e encerrou a sétima edição do Festival Nacional de Teatro de Limeira, realizado em agosto deste ano. O grupo pauta o seu trabalho na pesquisa sobre um dos problemas mais graves na saúde, como o autismo, a esquizofrenia e a loucura. Uma análise que permeia entre a razão e a insanidade. No cenário e figurino, objetos domésticos, como lençóis, cortinas, baldes e vassouras. O que rege Cassandra? Esquizofrenia ou loucura? Quais são as forças de uma das mais fantásticas histórias já escritas sobre a guerra de Tróia?

"Cassandra" - Créditos: Divulgação.


No elenco, além de Ariane, estão Leandro Bonin, Manoel Andrade, Marilene Donato, Pedro Maia e Suelen Zacharias. O espetáculo recebeu, em 2010, o apoio do projeto Ademar Guerra, da Secretaria de Estado da Cultura, através da Poiesis.


Mais informações sobre o Borandá no telefone, (19) 3033 0721.

Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário