sexta-feira, 30 de março de 2012

Técnico do Teatro Vitória conquista prêmio internacional


O técnico de iluminação do Teatro Vitória, Valdemir Antônio Côrrea, ganhou o prêmio de “Melhor Desenho de Luz”, no Festival Internacional de Teatro CALE-se, em Portugal, conquistado no último dia 3. Ele foi responsável pelo desenho de luz da peça “Cordel”, interpretada pela Companhia Procênio de Teatro, tendo o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

“Recebi a notícia com muito orgulho, fiquei muito feliz. Pela segunda vez ganho esse prêmio, sendo um nacional e outro internacional”, declarou Corrêa.

Para o secretário da Cultura, José Farid Zaine, o prêmio foi merecido, pois Corrêa desenvolve um trabalho magnífico na área de iluminação. “Trabalhamos na mesma equipe há muitos anos e vê-lo sendo reconhecido é muito legal. Ele merece”.

O técnico atua no Vitória desde a sua inauguração (em 2012, o espaço completa 16 anos). Ele iniciou no teatro quando Farid era seu professor na Escola Estadual Professor Gabriel Pozzi e, desde então, sempre permaneceu envolvido nas produções culturais do município. “Isso também mostra a competência dele”, completou o secretário.

Nota – Imagem de Valdemir Antônio Côrrea. Créditos – Divulgação.

Monique Ramos
Teatro Vitória
(19)3451-6679 / 3451-2675
* Colaborou Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais

Oficina Cultural Carlos Gomes abre inscrições a partir do dia 2 de abril

A Oficina Cultural Carlos Gomes, unidade da Secretaria de Estado da Cultura, abre em 2 de abril as inscrições para as atividades que acontecem de abril a junho de 2012, nas áreas de artes plásticas, cinema, fotografia, gestão cultural, literatura e teatro.

Em 2012, a Oficina Cultural Carlos Gomes comemora 15 anos de atuação em Limeira e região. Nesta programação destacam-se os projetos "Senta que lá vem a história" que visa incentivar a formação de novos multiplicadores e o "Papo de Artista | # 1" que em sua edição inaugural traz o artista plástico Guto Lacaz para um bate papo direto com o público, num processo de reflexão sobre sua obra. Outra novidade será o “Workshop de Fotografia: Não pense, fotografe – Eis a Lomografia” que abordará pela primeira vez na unidade a linguagem lomográfica.

Todas as atividades são gratuitas e as vagas limitadas. Não perca tempo, inscreva-se!

Local:

Oficina Cultural Carlos Gomes

Rua Senador Vergueiro, nº 122 (1º Piso) – Centro – Limeira/SP (antiga Escola Einstein)

Horário:

De segunda à sexta-feira, das 10h às 20h.

Informações:

19 3442.9857 | 3495.1028 | carlosgomes@oficinasculturais.org.br | www.oficinasculturais.org.br

Parceria: Secretaria Municipal de Cultura de Limeira

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO

ARTES PLÁSTICAS

OFICINA: O DESENHO DE OBSERVAÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES
Coordenação: Osvaldo Piva.
3/5 a 28/6 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados em iniciar-se no desenho de observação, a partir de 15 anos.
Inscrições: 2 a 30/4.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

A oficina pretende fornecer aos participantes o conhecimento de várias técnicas de criação bidimensional, por meio de experimentações nas áreas do desenho de observação.

Bacharel em Artes Plásticas, com habilitação em Escultura pela Escola de Belas Artes da UFMG, Osvaldo Piva atua na área de ilustração, design gráfico, cenografia, figurino e adereços.


PROJETO "PAPO DE ARTISTA | # 1"
O projeto Papo de Artista tem como objetivo trazer, a cada edição, importantes nomes da cultura nacional em diferentes segmentos artísticos para um bate-papo dentro da Oficina Cultural Carlos Gomes, possibilitando um contato direto entre os participantes, num processo de reflexão sobre a obra e seu criador. Além disso, será possível empreender discussões sobre os problemas que envolvem a produção artística de uma maneira geral, tendo o próprio artista como interlocutor.

Bate-papo com Guto Lacaz
Convidado: Guto Lacaz.
Mediador: Robson Trento.
16/6 – sábado – 14h às 17h.
Público: artistas e estudantes de artes visuais, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 14/6.
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas.

Guto Lacaz é artista plástico, arquiteto e performer. Expôs no Brasil e no exterior, conquistando diversos prêmios, entre eles a Bolsa John Simon Guggenheim Foundation e dois prêmios da APCA: Novas Mídias (1988) e Obra Gráfica (2007). Publicou os livros "Desculpe a Letra", "Gráfica e Inveja" e "Guto Lacaz omemhobjeto". É colaborador das revistas "Caros Amigos" e "Wish Report".


CINEMA

OFICINA: PRÁTICAS DE EDIÇÃO DE VÍDEO
Coordenação: Ricardo Picchi.
15 a 30/5 – terças e quartas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados em produção audiovisual e edição de vídeos, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 4/5.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.

Atividade que busca oferecer conhecimento e aplicação das principais técnicas de edição de vídeo em softwares profissionais, por meio de uma abordagem técnica e prática, expondo suas principais ferramentas e aplicações na construção de peças audiovisuais para diferentes segmentos.

Ricardo Picchi é formado em Cinema pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo e em Pós-Produção e Animação Gráfica pelo Centro de Formação Adobe DRC, também de São Paulo. Idealizador e realizador do projeto "Incurta" (oficinas audiovisuais práticas no interior do Estado). Produz e dirige projetos para cinema, TV e internet pela produtora Nada Audiovisual.


FOTOGRAFIA

OFICINA: INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA ATRAVÉS DO ESTUDO DA COMPOSIÇÃO DA IMAGEM
Coordenação: Renê Mainardi.
23/4 a 14/5 – segundas e quartas-feiras – 18h30 às 21h30 | sábados – 14h às 17h.
Público: iniciantes em fotografia, a partir de 18 anos.
Inscrições: 2 a 19/4.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Iniciação ao estudo da composição da imagem fotográfica: por meio de exercícios teóricos e práticos, a oficina busca a compreensão do fazer fotográfico a partir do entendimento do conjunto de elementos que somados significam a construção da imagem.

Renê Mainardi é artista multimídia, atua nas áreas de Artes Visuais, Cinema, Música e Fotografia. Graduado em Rádio e TV e Artes Plásticas, e pós-graduado em Arte-Educação, é especialista em realização de documentários pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba.


OFICINA DE FOTOGRAFIA: O MUNDO ATRAVÉS DOS MEUS OLHOS
Coordenação: Cacá Dominiquini.
4 a 25/5 – sextas-feiras:
Turma A: 8h às 11h.
Turma B: 14h às 17h.
Público: crianças e adolescentes que possuam câmeras ou celulares com câmeras, com idade entre 8 e 12 anos.
Inscrições: 2/4 a 2/5.
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas (15 por turma).

Atividade que busca contribuir para a alfabetização visual por meio da fotografia, despertando o interesse por essa linguagem e contribuindo para o desenvolvimento das capacidades intelectuais, motoras e expressivas dos participantes.

Cacá Dominiquini é fotógrafa e artista plástica, formada em Artes Visuais pela PUC-Campinas e pós-graduada na área de fotografia pela Unicamp. Recentemente, ministrou workshop no 33º Congresso Mundial da InSEA (Sociedade Internacional de Educação pela Arte), na Hungria.


OFICINA DE PRÁTICAS FOTOGRÁFICAS
Coordenação: Roberto Mercury.
16/5 a 27/6 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30 (aula extra: 3/6 – domingo – 14h às 17h).
Público: interessados a partir de 16 anos, que possuam e operem basicamente uma câmera digital ou analógica.
Inscrições: 30/4 a 14/5.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

A oficina apresentará equipamentos, acessórios e técnicas fotográficas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da linguagem fotográfica pessoal. Pela promoção de situações e levantamento de temas, os participantes serão estimulados a produzir imagens inusitadas de seu dia a dia.

Roberto Mercury é fotógrafo e docente em fotografia. Realiza trabalhos na área de publicidade e eventos e já atuou como jurado e curador de exposições fotográficas. Recebeu diversos prêmios na área, dentre eles as medalhas Carlos Gomes e Hercules Florence.


WORKSHOP DE FOTOGRAFIA: NÃO PENSE, FOTOGRAFE – EIS A LOMOGRAFIA
Coordenação: Luciano Munhoz.
19 e 26/5 – sábados – 13h às 17h.
Público: interessados em fotografia analógica com conhecimentos básicos, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 10/5.
Seleção: questionário.
20 vagas.

Workshop sobre lomografia, prática de fotografia analógica que se utiliza de câmeras de brinquedo e de baixa definição. Os participantes conhecerão os diferentes tipos de câmera, métodos alternativos de revelação e técnicas de manipulação dos equipamentos.

Luciano Munhoz, fotógrafo profissional há mais de dez anos, vem atuando nas áreas de publicidade, moda e editorial, assinando trabalhos para várias publicações do país, além de participar de exposições e eventos ligados à lomografia.


GESTÃO CULTURAL

WORKSHOP: FORMAÇÃO EM GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS SOCIOCULTURAIS SUSTENTÁVEIS
Coordenação: Minom Pinho e André Martinez.
24 e 25/5 – quinta e sexta-feira – 9h às 13h e 14h às 18h.
Público: empreendedores, gestores públicos e privados, integrantes de organizações do terceiro setor, associações e entidades civis, artistas, produtores, agentes e pesquisadores.
Inscrições: 2/4 a 17/5.
Seleção: questionário.
20 vagas.

O workshop abordará os processos de concepção, planejamento e desenvolvimento de empreendimentos socioculturais por meio de princípios sustentáveis, trabalhando a aplicação de conhecimentos teóricos na elaboração de projetos, programas e políticas culturais.

Minom Pinho atua na produção executiva de projetos, programas e conteúdos nos segmentos de audiovisual, arte e tecnologia, artes visuais e música, além de ministrar cursos livres de gestão cultural. É sócia-diretora da Casa Redonda Cultural e da Casa Redonda Patrocínio Sustentável.

Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS, André Martinez é pesquisador interdisciplinar independente, cineasta, conferencista e consultor em tecnologia sociocultural e design sustentável de políticas e empreendimentos culturais.


LITERATURA / CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

1º PROJETO "SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA"
O primeiro projeto "Senta que lá vem a História" quer incentivar a formação de novos multiplicadores e novos públicos, bem como capacitar professores, bibliotecários e outros agentes por meio de workshops, oficinas e sessões de contação de histórias.

WORKSHOP DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: TECENDO SENSAÇÕES
Coordenação: Thereza Piffer e Juliano Hollivier (Grupo Sensus).
12/5 – sábado – 14h às 18h.
Público: educadores, comunicadores, bibliotecários, multiplicadores culturais e contadores de histórias a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 10/5.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Atividade de investigação prática, intensiva e reflexiva que busca desenvolver as habilidades sensíveis dos participantes para criar e atuar como contadores de histórias com impacto performático.

Thereza Piffer conquistou, no teatro, prêmios de Melhor Atriz pelo SATED-RJ e Mambembe. Na TV, participou de "Os Normais", "A Diarista" e "Senhora do Destino". Idealizadora e diretora do Grupo Sensus, dedicado à pesquisa de teatro sensorial e performances literárias, com participação em eventos no Brasil e no exterior.

O músico, ator e autor Juliano Hollivier estudou interpretação, teatro experimental e preparação do ator com o grupo Os Satyros. Trabalhou com espetáculos "pocket Broadway" na Itália, Egito e Inglaterra; integrou a companhia do Ogawa Butoh Center e, desde 2010, atua e escreve para o Grupo Sensus.


OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CONTAR E ENCANTAR
Coordenação: Maria Angélica Urbano.
19/5 a 30/6 – sábados – 14h às 18h.
Público: educadores, atores, bibliotecários e agentes multiplicadores em geral, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 17/5.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

A partir de lendas, contos, causos e cantigas da cultura popular brasileira, a oficina tem como objetivo aprimorar a atuação de novos multiplicadores na contação de histórias em suas diversas formas narradas ou cantadas.

Pós-graduada em Teatro-Educação, Maria Angélica Urbano é atriz, arte-educadora, contadora de histórias e pesquisadora da cultura popular, com ênfase em danças circulares sagradas.


SESSÕES DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
14 a 28/5 – segundas-feiras:
Manhã: sessões às 8h, 9h20 e 10h40.
Tarde: sessões às 13h30, 14h50 e 16h10.
Público: crianças da rede de ensino, de 6 e 7 anos.
50 lugares por sessão.

As sessões apresentam textos clássicos e de fácil assimilação, a fim de despertar o interesse das crianças pelo mundo da literatura.

Programa:

Dia 14:
O Gato de Botas
Autor: Charles Perrault.
Contadora: Arlete Trombetti (atriz, contadora de histórias e manipuladora de bonecos; é arte-educadora no projeto Aldeia Movimento Pró-Cultura na cidade de Limeira).

Dia 21:
Joãozinho Carvoeiro
Autor desconhecido.
Contador: Eduardo Abreu (ator e produtor cultural; desenvolve projetos pedagógicos em arte-educação, com foco em contação de histórias).

Dia 28:
Contos, Fábulas e Poemas para Crianças
Autor: William Bennett.
Contadora: Valéria Espinhara (atriz, aderecista e arte-educadora; é professora de teatro no Centro de Aprendizagem Metódico e Prático de Limeira).


TEATRO

OFICINA: NELSON RODRIGUES – 100 ANOS DE MOLECAGEM
Coordenação: Verônica Fabrini.
3 a 12/5:
- dia 3 (quinta-feira), dia 4 (sexta), dia 9 (quarta) e dia 10 (quinta) – 18h30 às 21h30;
- dia 12 (sábado) – 18h às 21h.
Público: atores e estudantes de teatro, dança e música, acima de 18 anos.
Inscrições: 2 a 26/4.
Seleção: carta de interesse e aula aberta (27/4 – sexta-feira – 18h30).
16 vagas.

A oficina abordará a trajetória da dramaturgia de Nelson Rodrigues, trabalhando cenas selecionadas das três fases de sua obra: peças psicológicas, peças míticas e tragédias cariocas. As cenas serão posteriormente tecidas numa única estrutura, resultando numa experiência de montagem colaborativa.

A atriz e diretora Verônica Fabrini é mestre em Artes pela Unicamp, doutora em Artes Cênicas pela USP e pós-doutora em Filosofia pela Universidade de Lisboa. É professora e coordena o Laboratório de Investigação em Artes Cênicas Pitágoras 500, da Unicamp. É fundadora e diretora artística da Boa Companhia, grupo teatral com várias premiações no Brasil e no exterior.


OFICINA: O TEATRO A PARTIR DAS CRÔNICAS DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO
Coordenação: Clarissa Moser.
11/5 a 29/6 – sextas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: adolescentes a partir de 13 anos e adultos.
Inscrições: 2/4 a 4/5.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

A oficina utilizará crônicas de Luis Fernando Veríssimo como ponto de partida de um processo de criação de cenas curtas, a ser desenvolvido com jogos teatrais, improvisações e atividades que exercitem o trabalho em equipe.

Atriz e arte-educadora, Clarissa Moser é bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp. Atuou em espetáculos como "A la Cordel" (Melhor Espetáculo pelo júri popular do III Festival Nacional de Teatro de Limeira) e "Hay Amor!" (prêmio máximo do 14º Festival International du Théâtre Universitaire d'Agadir, no Marrocos).

quinta-feira, 29 de março de 2012

Expectativas, emoção e satisfação marcam 22ª edição da Via-Sacra


Parte do elenco, produtores, diretores e realizadores do evento se encontraram na manhã desta quinta e garantiram “inovação”


A Semana Santa está se aproximando e as pessoas ficam mais sensibilizadas com a narração da morte e Ressurreição de Jesus Cristo, encenada por atores e atrizes limeirenses que se dedicaram durante três meses para mostrar a maior história de todos os tempos contada pelo povo de Limeira, a Via-Sacra. O espetáculo será nos dias 5, 6 e 7, às 20h, no Parque Cidade, com entrada franca. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura.



Na manhã desta quinta, 29, no Teatro Vitória, foi organizada uma coletiva de imprensa com o objetivo de revelar as novidades da edição deste ano. Houve, ainda, exibição de cenas rápidas, entre elas: a angústia da crucificação, o deboche do Rei Herodes, a emoção da Samaritana, a traição de Judas e a isenção de culpa de Pilatos, com a participação de 12 atores que integram o elenco – que conta com cerca de 120 pessoas.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário da Cultura e idealizador do projeto, José Farid Zaine – que também representou o Prefeito Orlando José Zovico, o diretor da Via-Sacra, Jonatas Noguel, o assistente de direção, Julio Borgo, e o diretor do Departamento de Projetos Culturais, Evandro Leite.

Farid explicou que a Via-Sacra está em um espaço mais amplo, com capacidade para atender cerca de 4 mil pessoas. “O Parque Cidade consegue confortar um maior número de pessoas que tem uma visão cinematográfica do evento”, disse ele ao comparar o local das apresentações atuais com as que eram realizadas até 2005 (Gruta). O secretário também ressaltou que o espetáculo promete emocionar: “trata-se de um movimento que espalha a arte para todas as pessoas, um evento que envolve todas as idades”, completou.

Noguel revelou que o a estrutura física, bem como a arquibancada, já estão sendo preparadas. “Estamos envolvidos nos últimos detalhes da preparação e esperamos que o público se surpreenda com tudo que estamos fazendo”.

Borgo disse do seu prazer em produzir um evento desta natureza. “Dá trabalho, mas o resultado é muito prazeroso”. Ele está envolvido com a Via-Sacra há 18 anos.

Segundo Leite, a Via-Sacra deste ano estará ainda mais próxima do público, o que dará a chance de os espectadores se sentirem dentro das encenações. “Haverá maior aproximação entre o público e os artistas”.

Para Airine Pisseli, que participa pelo décimo ano da encenação, já virou tradição estar na Via-Sacra. “Neste ano, participo com minha irmã e mãe, e a cada ano, sinto algo diferente quando começamos a interpretar”.

Valdeci de Souza Santos - o protagonista - afirmou que encenar Jesus é uma responsabilidade muito grande. “Exige mais emoção e responsabilidade”. Santos garantiu estar muito feliz com o papel e espera que a população possa se interagir com a sua personagem.

Valdeci será Jesus.

Mais informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.

Nota – Imagens da coletiva. Créditos – Wagner Morente.
Luane Tenório
Estagiária de Jornalismo
* Colaborou Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502