quinta-feira, 30 de junho de 2011

Verso e Voz - Diversão, união e ousadia são os cenários da edição de 2011

Escolas Antonio de Queiroz e Dorivaldo Damm se destacam


Uma tarde de muita alegria, com poesia e torcida, marcou a versão deste ano do projeto “Verso e Voz”, realizado nesta quarta-feira, 29, no Teatro Vitória. A realização é da Prefeitura, através da Secretaria da Cultura, Centro do Professorado Paulista (CPP) e Diretoria de Ensino – ambos regionais de Limeira. As acomodações do espaço cultural ficaram lotadas durante o evento que busca resgatar o prazer da leitura de poesias e descobrir talentos das artes cênicas entre os adolescentes e jovens de escolas estaduais do município.


Apresentado de forma bastante descontraída pela organização, o evento ofereceu momentos de diversão, com sorteios de brindes levantados por todos os realizadores. Eram CDs do “Canta Limeira”, ingressos dos próximos eventos da Secretaria da Cultura e presentes de apoiadores, com perguntas sobre a programação cultural do município, incentivando que o público jovem esteja mais próximo dos eventos do gênero. O facebook e o twitter da secretaria também foram divulgados de forma insistente.


Participaram estudantes do ensino fundamental e médio das escolas estaduais Antônio de Queiroz, Castelo Branco, Irmã Maria do Santo Inocêncio Lima, Arlindo Silvestre, Pimenta Reis, Dorivaldo Damm, Ely de Almeida Campos, Gabriel Pozzi, Leovegildo e José Ferraz.


Farid, Dora e a declamação destaque do Ensino Médio, da escola Dorivaldo Damm.


Idealizador do evento e secretário da Cultura, José Farid Zaine, contou a história do “Verso e Voz” e destacou o orgulho que tem ao ver que, a cada ano, o projeto propõe trabalhos ousados e criativos. “Embora seja um concurso, o melhor é ter a certeza de que a escolas participantes trabalham a literatura com os estudantes”. O secretário representou o Prefeito Silvio Félix. A presidente do CPP, Dora Arcaro, e a representante da Diretoria de Ensino, Regina Rebelato, também participaram do evento.


Farid, Dora e a declamação destaque do Ensino Fundamental, da escola Antonio de Queiroz.


Coordenadora do Pozzi, Regiane Scalzitti Tófoli, parabenizou todos os participantes e afirmou que o “Verso e Voz” é uma aula de cultura.


“Eventos assim mostram, sobretudo, o quanto a colaboração dos alunos é importante, sem contar que eles saem da rotina”, completou Regiane.


Para a diretora do Ely, Sônia Stela Basso, o “Verso e Voz” é uma oportunidade para os alunos mostrarem seus talentos e despertarem para o gosto da leitura de poemas.


Além de medalhas, os melhores declamadores de poesias do ensino fundamental e do ensino médio ganharam diversos presentes e levarão suas apresentações para a capital paulista, no CPP de São Paulo.


Pimenta Reis é eleita a escola com melhor torcida.


Premiações

No fundamental, Antônio de Queiroz conquistou o júri – formado por Ivana Mara, Aparecido Dias e Daniel Martins – ficando com o ouro, seguida das escolas Dorivaldo Damm (prata) e Ely (bronze). Logo, no médio, Dorivaldo Damm foi a escola ouro, acompanhada por Ely (prata) e Antonio de Queiroz (bronze). A melhor torcida foi considerada a da Pimenta Reis, ostentando uma camiseta com as inscrições “Verso e Voz” e “Contra o bullying”. As escolas Arlindo Silvestre e Antonio de Queiroz tiveram premiações nessa categoria, respectivamente, de prata e bronze.


Nos quesitos individuais, Antônio de Queiroz foi a escola mais premiada, com três ouros (performance, figurino e maquiagem). Em trilha sonora o destaque foi para o Leovegildo e, em cenografia, Pozzi conquistou o júri.


Figurino

Bronze: Pozzi – Ensino Médio

Prata: Ely – Ensino Fundamental

Ouro: Antonio de Queiroz – Ensinos Fundamental e Médio


Maquiagem

Bronze: Ely – Ensino Médio

Prata: Arlindo Silvestre – Ensinos Fundamental e Médio

Ouro: Antonio de Queiroz – Ensinos Fundamental e Médio


Performance

Bronze: Pozzi – Ensino Médio

Prata: Ely – Ensino Médio

Ouro: Antonio de Queiroz – Ensinos Fundamental e Médio


Trilha Sonora

Bronze: José Ferraz – Ensino Médio

Prata: Castelo Branco – Ensino Médio

Ouro: Leovegildo – Ensino Fundamental


Cenografia

Bronze: Irmã Maria – Ensino Fundamental

Prata: Antonio de Queiroz – Ensinos Fundamental e Médio

Ouro: Pozzi – Ensino Fundamental e Médio


Imagens do evento - Fernando Quesada.


Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

* Colaborou Luane Tenório

Estagiária de Comunicação Social - Jornalismo

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

3 comentários:

  1. quem sao vcs?
    eh o pimenta outra vez..
    o q vc faz?
    arrebenta e muito mais..
    essa onda pegah?
    essa onda jah pegou..
    pode anunciar q o pimenta jah chegou..
    pi...men..ta.

    ResponderExcluir
  2. A programação estava linda...todas as escolas arrebentaram...achei que os jurados foram ijustos em alguns momentos....me impressionei com o antonio de queiroz e o dorivaldo damm...lindos trabalhos! Se destacaram

    ResponderExcluir
  3. Saudade deste tempo!
    Participei do Verso e Voz em 1995 e 1996 pelo grupo Brasil.
    João Cazetta

    ResponderExcluir