segunda-feira, 27 de junho de 2011

Limeira recebe Emcena Brasil – Circuito Paulista Um Show de Cultura pertinho de você

Com objetivo de levar maior diversidade cultural à população, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, apresenta o Emcena Brasil, que é um contêiner com diversas atrações artísticas. O evento acontece nos dias 2 e 3 de julho, no Parque Cidade e é realizado pela Abaréteatro, ComGás e Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC). A entrada é gratuita.

Emcena Brasil é uma caravana cultural que circula por diversas cidades utilizando um contêiner com infraestrutura de um teatro com palco, camarins e tela de cinema. O Projeto foi criado e idealizado pela Abaréteatro, que constitui um projeto de democratização tanto na concepção quanto na realização artística.


Na ocasião serão apresentadas diversas modalidades culturais, como música instrumental, teatro para crianças e adultos, atração limeirense convidada, mostra de curtas metragens e mais.

Para o secretário da Cultura, José Farid Zaine, Limeira ganha com projetos do gênero, pois oferecem cultura de grande nível – e de graça – à população.


Veja os horários das apresentações:


Sábado, às 15h: Oficina Mão Livre (fantoches e histórias) - Núcleo de contação de histórias e oficinas com os objetivos de auxiliar na alfabetização, estimular a leitura e o prazer das atividades manuais como o desenho e a pintura. Coordenação da pedagoga e educadora Luciana Marques.


Sábado, às 17h: Cia de Teatro Abaréteatro: “Boi Viramundo” é uma releitura do folguedo “Boi-Bumbá” em que a literatura de cordel narra a história das personagens Lelé Lamparina e Belinha Bonitinha na tentativa de ressuscitar o Boi, com música ao vivo dança, bonecos animados e muito humor. O palco contará com lendas, ditados populares e uma surpreendente viagem ao folclore brasileiro.


Sábado, às 18h: Música instrumental e regional: grupos performáticos e um repertório que traz música regional e música popular brasileira irá desfilar pelas mais importantes partituras do cenário musical, estabelecendo uma interatividade com a plateia e proporcionando momentos de lazer e descontração a todos. O musical contará também com atrações da cidade de Limeira.


Sábado, às 20h: Teatro de Mamulengos: Teatro com bonecos ”As pelejadas de Benedito com o Boi Surubim na Fazenda do Coronel Libório”.

Coronel Libório é o fazendeiro mais valente da região e ao sair em viagem nomeia Benedito, seu vaqueiro de confiança, para gerenciar a fazenda. A partir daí, desencadeiam-se as pelejas entre o Boi Surubim e Benedito, que se torna herói. O espetáculo é divertido e se interage com a plateia e tem trilha sonora selecionada com costumes, cultura e linguajar específicos, que dá sabor e colorido à brincadeira.


Sábado, às 21h: Cia de 4 no Ato: Espetáculo teatral para adultos Belele Balaio inspirado nas obras de Câmara Cascudo e na literatura de cordel. A comédia conta a história de Maria Muxibenta que quer casar suas três filhas: “Maria Sem Graça” “Maria Com Graça” e a “Virgem Maria”. Mas, para isso, o futuro marido tem que ser rico e bonito. É um espetáculo que o público vai participar de forma espontânea.


Domingo, às 15h: Oficina Mão Livre (fantoches e histórias) - Núcleo de contação de histórias e oficinas com os objetivos de auxiliar na alfabetização, estimular a leitura e o prazer das atividades manuais como o desenho e a pintura. Coordenação da pedagoga e educadora Luciana Marques.


Domingo, às 17h: Cia Abaréteatro “Nau Catarineta” - Espetáculo Infantil.


Depois de sete anos perdida no mar, Nau Catarineta recebe uma visita inesperada: uma menina bonita... Bah! Que queria viajar para conhecer línguas diferentes e decifrar todas as histórias de suas conchas do mar... Porém ela se veste de homem e consegue enganar o Capitão, prometendo encontrar bons ventos que o levem de volta para casa. Todos embarcam e no caminho enfrentam tempestades, monstros marinhos e até as maldades de um capeta. A fome e a saudade levarão a um final surpreendente quando enfim um duelo fatal será travado a bordo.


Domingo, às 18h: “Oficina Quero” - Projeto Curtas. A mostra de Curta animação é uma seleção dos curtas premiados em diversos Festivais de cinema pelo Brasil.


Domingo, às 19h: Circo Navegador, números Circenses. On co to, Prom co vô, quem co sô…

Com sua “Bancicleta” - Uma banda numa bicicleta - o palhaço Surubim Catibiriminvade a cena trazendo a magia do circo em todos os seus contrastes, revivendo com a plateia números clássicos de palhaços, além de mostrar toda a sua habilidade com malabares, pirofafia e outros. Um espetáculo para adultos e crianças.


Domingo, às 20h: Grupo Adaime Teatro - “A noiva do defunto”, uma comédia para adultos.

O espetáculo conta a história de um homem que é confundido com seu primo que acaba de morrer, e que era noivo de uma jovem encalhada. A encenação é um misto de farsa e melodrama e a montagem foi desenvolvida dentro do universo do circo-teatro.


Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria da Cultura 3451-0502 ou pelo blog: www.culturalimeira.blogspot.com.br.


Imagens dos espetáculos "Boi Viramundo" e "Nau Catarineta". Créditos – Divulgação.



Luane Tenório

Estagiária de Comunicação Social – Jornalismo

*Colaborou Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451-0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário