sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cultura divulga textos para testes de principais personagens da Via Sacra 2012

Ele já faz parte da tradição da cidade e é aguardado todos os anos com muitas expectativas pela população: o espetáculo Via Sacra, edição deste ano, começa a ganhar vida a partir do dia 4 de fevereiro, quando iniciam os ensaios. Na data, serão realizados testes para as principais personagens do enredo cristão, que conta a história de vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus. A organização é assinada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

A partir desta sexta-feira, 27, foram disponibilizados textos para testes das personagens: Jesus, Maria, Herodes, Judas, Salomé, Maria Madalena, Pedro, Pilatos, Caifás, Herodia e os demônios. Todos podem ser acessados no blog: www.culturalimeira.blogspot.com. Como base, a Cultura decidiu usar os diálogos do espetáculo de 2011.

No caso de Salomé, filha de Herodia, que dança ao rei Herodes em troca da cabeça de João Batista, a pedido da mãe, está disponível, além do texto, a música para dança, que fará parte dos testes dessa personagem. A cena do Palácio de Herodes é sempre muito aguardada pelo público, pois mistura elementos cênicos, como dança, figurino e expressão corporal. E as personagens que integram a cena (Herodes, Herodia, Salomé e amas) são as mais disputadas depois de Jesus e Maria, justamente porque exigem dos atores um trabalho de preparação intenso.

A ideia, segundo o diretor do departamento de Projetos Culturais, Evandro Leite, é que os interessados ensaiem os textos das personagens que desejam interpretar e estejam mais preparados para os testes do dia 4. “Uma equipe ligada às artes cênicas avaliará e decidirá quem serão as novas caras da Via Sacra”. Os testes ocorrem das 14h30 às 17h, na sede da Cultura, localizada à Rua Senador Vergueiro, 122 – Centro.

Leite explicou ainda que o processo de inscrições para a Via Sacra é contínuo, já que há necessidade de muitos figurantes que interpretam o “povo” da época. “Quanto mais gente, mais bonito e pontual fica a encenação”.

Para o secretário da Cultura, José Farid Zaine – que é também o idealizador do projeto -, a Via Sacra vem se aprimorando a cada ano, com cenas novas e mecanismos que aproximam o público dos atores. “Nas últimas edições, o espetáculo ganhou uma dimensão cinematográfica, pela utilização dos espaços no Parque Cidade”.

Para quem deseja fazer parte da Via Sacra, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas pessoalmente na Cultura ou virtualmente, através do envio da ficha de inscrição preenchida, que pode ser encontrada no blog ou solicitada pelo e-mail: culturalimeira@yahoo.com.br. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis, ainda, na data dos testes.

Para mais informações, o telefone do departamento de Projetos Culturais é, (19) 3451 0502.

Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário