quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dedicação e ousadia para “A Vida é Sonho”

A praticamente dois meses da estreia, grupo de teatro de crianças e jovens da Cultura intensifica ensaios


Vinte alunos do curso de teatro infantil e juvenil da Secretaria da Cultura darão vida ao espetáculo “A Vida é Sonho”, do dramaturgo espanhol Calderón de La Barca , com direção de Daniel Martins – que é também chefe do setor de artes visuais e artes cênicas do Departamento de Projetos Culturais. A estreia acontece no dia 24 de março, no Teatro Vitória, em horário a ser definido. Na reta final, os ensaios estão ainda mais intensos e na tarde desta quinta-feira, 19, aconteceu o primeiro ensaio geral no palco do Vitória.



Martins veio para a secretaria a convite do secretário José Farid Zaine, com o objetivo principal de oferecer curso de teatro a adolescentes e crianças.


Originalmente publicada em 1635, a obra narra a história de Segismundo, filho do Rei Basílio. O nascimento do príncipe é acompanhado por uma terrível profecia, sonhada pela sua mãe, pouco antes de morrer no parto: o garoto será um verdadeiro monstro, responsável por grandes desgraças. Com medo de que o sonho se torne realidade, Rei Basílio tranca a criança no alto de uma torre, onde deveria permanecer a vida toda, longe do convívio com seres humanos. Desta forma cresce Segismundo, isolado da humanidade, até que, já na idade adulta, o Rei decide solta-lo.

A história será contada por adolescentes de 10 a 15 anos que ingressaram no curso de teatro em julho de 2011. “Estamos fazendo um trabalho sério de pesquisa teatral, intercalado aos ensaios, os alunos recebem lista de filmes, artigos e estímulos para discussões sociológicas e filosóficas”, explicou Martins. “Calderón, na verdade, é nosso ponto de partida. O espetáculo será o resultado natural das pesquisas e não uma transcrição literal da obra”, completou.

A montagem do espetáculo começou em setembro, dois meses após o início do curso e logo que terminou o Festival Nacional de Teatro de Limeira de 2011. Frequentadora assídua do festival e integrante do grupo, Sofia Beatriz Martinez, 14 anos, contou que o curso, além de ser muito legal, estimulou a participação dos alunos na iniciativa cultural da cidade. “Fui quase todos os dias no Festival e nem sabia que ele existia”, disse.

Stella Pires, 10, revelou que já fez outras apresentações teatrais, mas que esta é “a mais profissional”. Com sorriso no rosto e de forma bastante descontraída, a pequena atriz contou que quer continuar fazendo teatro nos próximos anos.

Kauê Montanha, 14, afirmou que o trabalho de pesquisa de “A Vida é Sonho” tem acontecido com acessos à internet, leitura de livros e indicações de filmes e artigos. “Vim à oficina através da indicação de um amigo e acabei ficando e estou curtindo”.

Exigente, mas sem perder a gentileza com seus alunos, Martins cobra seriedade quando o ensaio é anunciado depois de diversos toques, desde marcações até cuidado ao andar pelas coxias e bastidores do Vitória. A encenação só pode ser interrompida quando o diretor faz sinal com as mãos. A pausa é também o momento para que os jovens artistas também tirem suas primeiras dúvidas sobre o palco. “Professor. Onde eu fico?”, é a pergunta mais recorrente dos ansiosos – característica natural, já que muitos deles estão dominando o palco pela primeira vez. Pedindo calma e com brilho nos olhos, Martins recomeça um novo ato e incentiva todos a acertar através das falhas. Ali, por alguns instantes, os sonhos se encontram e se misturam. Afinal, a vida é mesmo um sonho.

No mês de fevereiro, novas turmas serão anunciadas com Martins. Em breve, a Secretaria da Cultura informa as datas e os procedimentos. Outras informações, no telefone da Cultura, (19) 3451 0502.

Nota – Imagens do ensaio de “A Vida é Sonho”. Créditos – Ronald Gonçales.
Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário