quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Via Sacra abre inscrições; novidade é sistema virtual


Os interessados em interpretar a maior história de todos os tempos contada pelo povo de Limeira, Via Sacra, devem fazer inscrições a partir desta segunda-feira, 16. Será o 22º ano que o município realiza a Paixão de Cristo que acontece nos dias 5, 6 e 7 de abril, no terreno localizado ao lado do Parque Cidade. Os ensaios iniciam nos primeiros dias de fevereiro. A realização é assinada pela Prefeitura, através da Secretaria da Cultura.

Os interessados em participar – que podem ou não ter experiência com produções teatrais – devem ir até a Secretaria da Cultura, localizada na Rua Senador Vergueiro, 122 – Centro – para preencherem os dados e validar participação dentro do projeto que mistura fé e arte. A novidade neste ano é que a inscrição pode ser preenchida virtualmente e enviada via e-mail. As solicitações das fichas devem ser enviadas para culturalimeira@yahoo.com.br. No assunto, o internauta deve escrever “inscrições para Via Sacra”. A ficha estará disponível também para download no blog: culturalimeira.blogspot.com.

O diretor do Departamento de Projetos Culturais, Evandro Leite, contou que em 2012 há a tendência para que as personagens principais sejam interpretadas por atores diferentes. “Vamos fazer testes para que possamos escolher os atores e as atrizes para os principais papéis, incluindo o de Jesus”.

A data dos testes já está determinada: será no próximo dia 4, das 14h30 às 17h, na Cultura. No ato da inscrição, as pessoas assinalam quais personagens desejam interpretar na Via Sacra para que a equipe organizadora tenha uma ideia do interesse pelas personagens. Serão postados, no dia 27 de janeiro, às 15h, no blog, trechos de textos para ajuda nos testes. “Quem tem interesse em interpretar Maria , por exemplo, vai decorar o texto desta personagem até o dia 4, quando ocorrem as medições. É uma forma que encontramos de acirrar a disputa pelas personagens e também torna-la mais justa”, destacou Leite. As personagens que terão atores definidos nesta data são: Maria, Jesus, Pilatos, Herodes, Salomé, Judas, Pedro, Herodia, Madalena e demônios.

Criador da Via Sacra e secretário da Cultura, José Farid Zaine disse que é um orgulho ver que o projeto cresce a cada ano. “Trata-se de um evento muito aguardado pela população, que participa e torce para que tudo saia da melhor forma possível, pois é uma encenação grandiosa e emocionante”.

Outras informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.

SERVIÇO
Inscrições para Via Sacra
A partir de 16 de janeiro, na Secretaria da Cultura (Rua Senador Vergueiro, 122 – Centro), das 8h às 18h, ou pelo e-mail: culturalimeira@yahoo.com.br, que solicita a ficha de inscrição.
Disponibilidade dos textos para os testes: 27 de janeiro – culturalimeira.blogspot.com.
Testes das principais personagens: 4 de fevereiro, na Cultura, das 14h30 às 17h.

Imagem da Via Sacra 2011. Créditos – Divulgação.
Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário