quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Alunos da APAE participam de “Hora do Conto” na Biblioteca Infantil

O aluno Victor exibe sua nova certeirinha da Biblioteca

Alunos da APAE são presenteados com livros


A Biblioteca Infanto-Juvenil “Profa. Cecília Quadros” realizou nesta terça-feira, dia 31 de agosto, o projeto “Hora do Conto” com 10 alunos da Escola de Educação Especial “João Ometto”, pertencente à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Limeira). As crianças, de 9 a 12 anos, possuem deficiência intelectual leve e estão em alfabetização.

O tema do encontro foi “Sistema Solar: Os Planetas”. Samanta do Nascimento, professora da turma, conta que a escolha do assunto está associada ao “Projeto Planetas”, desenvolvido na escola. “Além de incentivar a leitura e auxiliá-los na escrita, a Hora do Conto aumenta o interesse dos alunos pelos temas abordados em aula”, explica ela. Já a terapeuta ocupacional Nicole Provinciatto, que também acompanhou a turma, ressalta o papel da atividade não só no desenvolvimento escolar, mas pessoal de cada aluno. “O contato com os livros estimula a imaginação e criatividade, mas a visita também desenvolve a socialização e valores como autonomia e independência”, afirma.
Já é a segunda vez que a sala participa da contação de histórias. Para Ana Paula Vaz, funcionária da Biblioteca, educação e diversão se uniram, proporcionando aos presentes momentos de interação com a leitura e o conhecimento. “Foi um aprendizado para as crianças e para mim também”, confessa. “Meu amigo E. T.zinho”, de Neire Araújo, foi o livro adaptado por ela para abordar o assunto proposto. Após a contação de histórias, os alunos puderam ter contato com os livros e jogos educativos do acervo.

Cada criança foi presenteada com um livro, entre eles “Um menino genial”, de Keyla Ferrari e “A Traça Escritora” e “Mistério na Biblioteca”, de Sandra Aymone. A Biblioteca ofereceu também cadastro imediato para os alunos, que já puderam realizar a retirada de livros e da carteirinha. “O objetivo é criar o hábito da leitura em Limeira”, conta Ana Paula. Ela explica que a Telebiblioteca será disponibilizada à APAE, a fim de que os alunos não precisem se locomover para a devolução dos livros.

Nesta quinta-feira, 02 de setembro, a Biblioteca estará recebendo a Escola Infantil “Cantinho do Saber” para uma nova sessão da “Hora do Conto”. O projeto só é realizado mediante agendamento com as funcionárias. As Bibliotecas Municipais funcionam na Rua Senador Vergueiro, 845, Centro, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, sendo ligadas à Secretaria Municipal da Cultura.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19)3442.6539 ou pelo e-mail biblioteca@limeira.sp.gov.br.
Aluna posa para fotos do cadastro, realizado na hora

Ana Paula conta a história "Meu amigo E.T.zinho" para as crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário