sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Com apresentação no Mercadão, “Henrique Marques” abre festejos de 150 anos

Acontece neste domingo, 5 de setembro, a abertura dos festejos de aniversário de fundação da Corporação Musical Henrique Marques, que completa 150 anos em novembro deste ano. O concerto será no Mercado Modelo às 10h, sob a regência do maestro Fernando Barreto. A entrada é gratuita.

Fundada em 1860 pelo professor de música Joaquim Luis Marques, a Corporação Musical Henrique Marques nasceu primeiro como “Banda Lira D’Oeste”. Após sua morte, em 1892, seu filho Henrique Marques, cujo nome passou a ser oficialmente o nome da Corporação, assume a regência.

Com cerca de 45 componentes, a corporação mantém uma escola que já formou importantes músicos limeirenses.

Ainda neste mês, além das tradicionais apresentações na Praça Toledo Barros, outros dois concertos serão realizados dentro dos festejos: domingo, dia 19, no Parque Nossa Senhora das Dores (Pavilhão do Feirante), às 10h30; e sábado, dia 25, na feira da Vista Alegre (Rua Antônio Massaro), às 16h.

Todas as apresentações constam da programação da Secretaria Municipal da Cultura, que, com isso, desenvolve o projeto de descentralização das artes em Limeira. Daí as apresentações em locais como o Mercado Modelo e as feiras. O uso desses locais só se tornará possível graças ao apoio dos comerciantes e das demais secretarias municipais.

Já nos domingos, dias 12, às 9h, e 26 de setembro, às 10h30, a corporação se apresenta no coreto da Praça Toledo Barros. A retreta do dia 12 foi antecipada para que a corporação faça a recepção musical aos atletas que participarão da corrida de rua e da caminhada realizadas pelo SESI.

A Prefeitura, por meio da Secretaria, mantém um convênio que prevê pagamento aos músicos desta corporação, bem como da “Arthur Giambelli”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário