sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Festival de Teatro termina domingo; jurados falam sobre a premiação

Termina neste domingo, 26 de setembro, o 6° Festival Nacional de Teatro. O evento conta com 19 espetáculos entre concorrentes e convidados, todos com entrada gratuita; nas categorias adulto, de rua e infantil. A premiação atinge R$ 18 mil mais troféus entre 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria; que serão definidos pela comissão julgadora.

Já o Júri Estudantil, formado por jovens voluntários do Núcleo de Cultura do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), estudantes do Ensino Fundamental e Médio, entre outras instituições, elegerá o melhor espetáculo, que receberá troféu. Confira o perfil do trio de jurados e suas opiniões sobre o Festival:

Gonzaga Pedrosa
“O Teatro, quando concebido de forma simples e despretensiosa, mas com pensamento artístico, cria outro mundo de possibilidades. Limeira está de parabéns por manter um Festival que fomenta a arte e permite o crescimento dos grupos de teatro no país.”

Formado em 2008 pelo CAT (Centro de Aperfeiçoamento Teatral Funarte – São Paulo), realizou também cursos teatrais em Londres e Birmingham/UK. Já atuou como ator em “Os Possessos”, de Antônio Abujamra e “Sábado, Domingo e Segunda”, de Marcelo Marchioro. Participou de mais de 100 comerciais como protagonista e coadjuvante: Maionese Hellman’s, Campari, Marlboro, Yashica, Tintas Sherwin, Willians, Close Up, entre outros. Atuou como coaching de Maria Fernanda Cândido na novela “Paraíso Tropical” e nas minisséries “Dalva e Herivelto” e “Capitu”, da Rede Globo.

Ramiro Silveira
“O 6° Festival Nacional de Teatro está além de minhas expectativas. Decidir os espetáculos que serão premiados será uma tarefa árdua, pois as peças estão com qualidade elevada e possuem propostas diferentes.”

Doutorando em Direção Teatral pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Direção Teatral pela Middlesex University, de Londres, e Bacharel em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde já atuou também como professor. Realizou também na Rússia e na Tailândia. Foi diretor das peças “Mamãe foi pro Alaska”, de Sam Shepard, vencedor do Prêmio Funarte Myriam Muniz; “Uma Aventura Farroupilha” e “A Cantora Careca”.

Adriana Azenha
“O nível de qualidade dos espetáculos selecionados para o 6° Festival Nacional de Teatro está excelente. O diálogo com o júri e a avaliação dos trabalhos permite maior profissionalismo aos grupos participantes.”


Realizou estudos em Interpretação, História do Teatro Brasileiro e Mitologia Grega, Preparação e Expressão Vocal, Interpretação para Comédia, Lingüística do Movimento e Dança Contemporânea. Atua como docente desde 1993 em diversas escolas e instituições. No teatro, já atuou em “O Duplo Sentido”, “Fulanas de Tal”, “Cidadão de Papel”, “A Bomba Anatômica”; entre outros. Participou dos filmes “Quanto dura o amor?”, premiado no Festival de Paulínia em 2009; “Legítima Esposa” (Festival Mix Brasil) e Bípedes (Mostra de Curtas CCSP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário