sexta-feira, 17 de setembro de 2010

VI Festival Nacional de Teatro

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, traz ao público o VI Festival Nacional de Teatro entre os dias 19 a 26 de setembro no Teatro Vitória, ruas e praças da cidade; nas categorias teatro adulto, de rua e infantil, todos com entrada gratuita. Confira a programação de espetáculos:

OFICINA

“O TEATRO DENTRO DO TEATRO”
Sábado, 18 de Setembro das 8h30 às 12h30 – Teatro Vitória
Oficina ministrada por diretores e professores de teatro da cidade para atores e aberta ao público interessado. Em pauta, a história do prédio do Teatro Vitória desde sua criação como Teatro da Paz até os dias de hoje; a caixa cênica, conceitos de iluminação, o olhar crítico para as cenas e exercícios de palco. Júlio Borgo, professor de teatro da Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), e Juracy Soares Requena, diretor das Escolas de Arte e Bibliotecas Municipais, coordenarão a oficina.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita


ADULTO

“PEQUENO INVENTÁRIO DE IMPROPRIEDADES” – TÉSPIS CIA. DE TEATRO- FLORIANÓPOLIS/SC
Domingo, 19 de Setembro às 19h30 – Teatro Vitória
“Qual o limiar entre sanidade e loucura? E a diferença entre realidade e ficção?”. Um homem vive dentro de um cotidiano previsível e repetitivo até que um acontecimento muda o rumo de sua vida. Saindo de uma vida ordinária, ele descobre o poder da violência latente dos dias em que vivemos. Ficção e realidade se misturam até não conseguirmos distinguir onde uma começa e outra termina. Baseado no blog de Max Reinert sobre suas impressões da vida e do cotidiano. A Téspis Cia. de Teatro foi fundada em dezembro de 1993 e já se apresentou em Portugal, Venezuela, Chile e Argentina, conquistando mais de quarenta prêmios dentre outras inúmeras indicações. Desenvolve também um trabalho de formação de atores, ministrando oficinas.
Classificação Indicativa: 16 anos
Entrada Gratuita

“O GIRASSOL” – CIA. DA BOCA – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP
Segunda-feira, 20 de Setembro às 20h – Teatro Vitória
“O Girassol” conta a história de Brás, menino do interior que não gosta do mundo onde vive e quando adulto sai em busca da vida que sonha ter. Assim como os girassóis que seu pai cultiva no sítio em que moram, que giram ao longo do dia buscando a luz do sol e que acabam voltando ao mesmo lugar, ele retorna ao lar para perceber o quanto sua partida alterou tudo ali. A peça trata da terra, da forma em que estamos ligados a ela e das escolhas que fazemos; o interior onde moramos e aquilo que mora no nosso interior. O espetáculo estreou em maio de 2006 e já percorreu diversos estados do país, recebendo vários prêmios e indicações em festivais. O texto foi escrito com base em histórias e relatos de moradores das fazendas da região de São José do Rio Preto. Todos os personagens são reais.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“SOBRE TOMATES, TAMANCOS E TESOURAS” – TEATRO DA MAFALDA – SÃO PAULO/SP
Terça-feira, 21 de Setembro às 20h – Teatro Vitória
“Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras” conta a história de Mafalda Mafalda, uma artista de cabaré banida pelo seu público após uma apresentação mal sucedida com uma tal “platéia do lado de lá”. Algo que envolve o uso de uma tesoura, de tomates e de um pesadíssimo tamanco do Dr. Scholl transforma-se em um assombroso caso de polícia. Somos conduzidos a um divertido jogo de enigmas que vai aos poucos contando quem é Mafalda Mafalda e o que de fato aconteceu com ela nesta comédia de suspense e mistério, recheada de humor negro. O espetáculo oferece um olhar feminino sobre um universo que costuma ser atribuído aos homens: o sombrio universo do crime, das armas, do cigarro, da bebida e das delegacias de polícia.
Classificação Indicativa: 14 anos
Entrada Gratuita

“A HORA E VEZ DE AUGUSTO MATRAGA” – NÚCLEO DE VIVÊNCIA TEATRAL – IRACEMÁPOLIS/SP
Quarta-feira, 22 de Setembro às 20h – Teatro Vitória
Conhecido por seu comportamento bárbaro e cruel, o destemido fazendeiro Nhô Augusto é vítima de uma emboscada que quase lhe tira a vida. Com o corpo debilitado e arrependido de seus pecados, transforma-se em santo penitente, devoto religioso e andarilho benfeitor. No entanto, o inesperado encontro com o Jagunço Joãozinho Bem-Bem irá acordar o seu passado, seus dias de glória e violência, trazendo tentação à vida do pacífico homem. Livre adaptação do conto homônimo de João Guimarães Rosa.
Classificação Indicativa: 09 anos
Entrada Gratuita

“MÃOS PÁLIDAS” – NÚCLEO CIA. DE TEATRO – LMEIRA/SP
Quinta-feira, 23 de Setembro às 20h – Teatro Vitória
A obra que é baseada em poemas de Carlos Drummond de Andrade relata a história de uma família em que uma mãe e quatro filhas agourentas têm um segredo, uma obsessão. Além de passar para o público o “eu” do ser humano todo distorcido, no qual envolve amor, ódio, vingança e a vida nua e crua, retratada pelos mais belos versos de um poeta imortal, onde o enredo se confunde com a trama e a poesia. A peça foi a vencedora da 6° edição da Mostra Municipal de Teatro e com isso ganhou o direito de participar do VI Festival Nacional de Teatro representando Limeira.
Classificação Indicativa: 16 anos
Entrada Gratuita

“QUANDO AS MÁQUINAS PARAM” – CIA. DE BACO – AMERICANA/SP
Sexta-feira, 24 de Setembro às 20h – Teatro Vitória
Um jovem casal tem que lutar diariamente contra todas as limitações sociais que colocam em risco a continuidade e objetivo do seu amor. Como caminhar para o futuro se não há mais esperanças? Quanto tempo pode o ser humano suportar sem perder sua dignidade, sua moral e sua ética? Pode o amor com toda a sua grandeza e força vencer um cenário de asfixia social?
“Quando as máquinas param” da Cia. De Baco reitera o princípio de refletir o homem e os dias de hoje através da poesia dramática do genial Plínio Marcos.
Classificação Indicativa: 12 anos
Entrada: Gratuita

“LILÁ OU O JOGO DE DEUS” – QUASE 9 TEATRO – SÃO PAULO/SP
Sábado, 25 de Setembro às 20h – Teatro Vitória
“Lilá ou o jogo de Deus” é um malabarismo de histórias, ora reais, ora fictícias, de momentos e de seres que jogam um jogo de azar. No percurso da vida, pode uma escolha ser melhor dentre as outras? O desejo de viver, de falar dos sonhos e de gritar as mais inconfessas necessidades é o tema do espetáculo. Histórias particulares dentro de um mesmo jogo: bolhas de interface. Através da metáfora do Mahalila – jogo indiano conhecido como uma analogia da vida – os personagens jogam dados e brincam de viver.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada: Gratuito

“CARTAS DO PARAÍSO” – BOA COMPANHIA – CAMPINAS/SP (espetáculo convidado)
Domingo, 26 de Setembro às 19h30 – Teatro Vitória
A obra conta a história de dois grupos de homens. Um está acima da linha do Equador e desafiam o tenebroso mar em busca de novos caminhos, novas terras, ou quem sabe até encontrar o Paraíso. O outro está abaixo da linha do Equador, onde eles dançam até seus corpos se tornarem leves e serem levados pelo vento, também com o intuito de chegar até o Paraíso. Durante as viagens e os desafios os grupos se encontram em uma praia e deparam-se com algumas canoas de asas, na qual há um padre, um jovem cartógrafo, um degredado e um bufão, que aguardam a vinda dos xamãs e dos guerreiro. Nesta iminência de dois pensamentos, todos se perguntam onde fica o paraíso?
Classificação Indicativa: 16 anos
Entrada Gratuita

INFANTIL

“CIRCO DE QUINTAL”- CIA. TEATRAL AMADO AMADO – BIRIGUI/SP
Terça-feira, 21 de Setembro às 10h - Teatro Vitória
O Palhaço Popó tenta de todas as formas garantir o espetáculo e o circo, mas o que pode fazer em um circo em que o único artista é ele mesmo? O “Circo de Quintal” traz as tentativas atrapalhadas de um palhaço de manter o seu “circo de um palhaço só”. Inspirado nas armas infalíveis do circo, a magia e o encanto são governados pela lógica de sua imaginação, colocada em cena em um divertido jogo; se utilizando de bonecos, música, mágica, malabarismos, equilibrismo e paródias. A peça é um convite ao lúdico e a forma não convencional de um palhaço ver o mundo e as coisas a sua volta; e também uma proposta de aguçar a percepção, a sensibilidade, a emoção e a imaginação, com diversão garantida para todas as idades.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“O CIRCO DOS OBJETOS” – MARIZA BASSO TEATRO DE FORMAS ANIMADAS- BAURU/SP
Quarta-feira, 22 de Setembro às 10h – Teatro Vitória
Sons, cores e movimentos se fundem e de um guarda-chuva temos a lona. Como num passe de mágica, escovas, baldes, vassouras, desentupidores de pia, tecidos e espanadores vão se transformando em personagens circenses, ganhando alma e encantando o público. Junta-se o balde e um snorkel, e eis o apresentador. Um espanador e uma roldana revelam a alma da equilibrista na perigosíssima travessia de uma trena. De um penico e um tapete surge a alegria do circo: o palhaço. Respeitável público: Eis o Circo dos Objetos! Mais que um espetáculo, um ritual imprevisível que estimula a criatividade e homenageia o circo.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“ESPERANDO GORDÔ” – CIA. LONA DE RETALHOS – SANTO ANDRÉ/SP
Quinta-feira, 23 de Setembro às 10h – Teatro Vitória
O espetáculo é inspirado nos personagens de Samuel Beckett. Chocolate e Batatinha estão em um local aparentemente abandonado e aguardam a chegada de mais uma pessoa, o Gordô. Durante o momento da espera a platéia torna-se cúmplice de todas as brincadeiras, surpresas e confusões vivenciadas em cena. O público vai envolver-se e torcer com as personagens, e aos poucos vai se deparando com os conflitos entre a vontade e o dever, o certo e o errado, o ideal e a realizada.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“A FABULOSA VIAGEM DE DUDA E LOLA EM BUSCA DA IRMÃ PERDIDA OU... CADÊ KIKA?” – GRUPO CAIXA DE HISTÓRIAS – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP
Sexta-feira, 24 de Setembro às 10h – Teatro Vitória
Duda e Lola são duas irmãs que saem em uma aventura em busca de Kika, que está perdida. Nessa fabulosa viagem elas terão que cumprir tarefas e encontram alguns personagens fantásticos, como o maior medroso do mundo, a fofoqueira que sabe tudo e explica tudo e um homem que não vi. O desafio delas é mudar a vida deles, guiadas pela intuição e imaginação. O espetáculo é resultado de um mergulho nas mais fantásticas histórias da literatura universal.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“ANTES QUE O GALO CANTE” – OS CICLOMÁTICOS CIA. DE TEATRO – RIO DE JANEIRO/RJ
Domingo, 26 de Setembro às 10h30 – Teatro Vitória
Árvores seculares e prados floridos compõem esta linda e bela floresta onde uma borboleta poeta narra esta história de amor. Neste cenário, convivem em perfeita harmonia animais de patas e de asas que, depois de uma grande divisão, não se misturam, mas que verão nascer o amor quase impossível entre uma gata e um sabiá. Para viver este amor, o Sabiá Laranjeira Júnior e a Gata Malhada do Mato terão que passar por muitas dificuldades, já que este passarinho está prestes a se casar antes do último cantar do galo. Será que este amor vai dar certo? Livremente inspirada em “Romeu e Julieta”, obra de William Shakespeare, “Antes que o Galo Cante” é uma peça leve e divertida, que agrada a adultos e crianças de todas as idades.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

RUA

“ANDANÇAS” – TEATRO DOS ANDARILHOS – RIBEIRÃO PRETO/SP
Segunda-feira, 20 de Setembro às 15h30 - COTIL
O espetáculo fala a respeito de um grupo de cinco andarilhos que se encontram para compartilhar suas diversas histórias e experiências, que se misturam, fazendo-nos refletir sobre as andanças de todos nós: homens e mulheres, adultos e crianças. A montagem tem a intenção de passar para o público a questão da transitoriedade e da fé.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“LUGARES PARA BOTAR O NARIZ” – CIA. FRITA DE TEATRO – RIO DE JANEIRO/RJ
Quarta-feira, dia 22 de setembro às 15h30 - Praça 1° de Maio - Jardim Morro Azul ao lado do campus novo da Unicamp.
A obra retrata a história de duas palhaças, que não procuram problemas, mas os encontram constantemente. Teça e Berinjela realizam durante o espetáculo coreografias, brincadeiras, números de força e magia, além de muitas lambanças e trabalhadas. O espetáculo é lúcido, leve e divertido, e promete encantar as pessoas de todas as idades.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN” – GRUPO ROSA DOS VENTOS – PRESIDENTE PRUDENTE/SP
Quinta-feira, 23 de Setembro às 15h30 – Praça em frente a igreja do Menino Jesus do CECAP
A obra propõe uma fusão entre o circo e o teatro, no qual há um curioso jogo de palhaços, acrobacia, malabarismo, pernas de pau e músicas ao vivo para contar a história do advogado Pathelin. Ela revela o ser humano em sua ganância e habilidade para trapacear.
Classificação Indicativa: 12 anos
Entrada Gratuita

“LUNA PARKE” – GRUPO LA MÍNIMA – SÃO PAULO/SP
Sábado, 25 de Setembro às 10h – Praça Toledo Barros
O espetáculo é inspirado nos parques de diversões populares, no qual possui uma variedade de formatos tão grande quanto a de seus artistas. Sempre apoiados no trabalho dos palhaços, recriam o ambiente de um parque de diversão, com brinquedos, atrações bizarras, vendedores de milagres e encenações de farsas. A intenção é oferecer ao público um grande material para o exercício de sua arte.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“REPRISE” - GRUPO LA MÍNIMA –SÃO PAULO/SP (espetáculo convidado)
Sábado, 25 de Setembro às 15h30 – Praça no Olindo de Lucca
O espetáculo infantil retrata a história de dois palhaços que foram contratados para realizarem seus trabalhos em um mesmo local. Depois de várias tentativas de provar um ao outro seu talento no picadeiro, eles tomam uma decisão de se apresentarem juntos, porém eles não esperavam que com esse show, seus talentos unidos se multiplicariam e renovariam os seus repertórios.
A intenção desta montagem é prestar uma homenagem direta à tradição circense e criar novas formas de narrativas. O espetáculo é convidado, não concorrendo, portanto, a categoria de Rua do Festival.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“JOÃO E MARIA” – GRUPO TEATRAL DE 4 NO ATO – RIO DE JANEIRO/ RJ
Domingo, 26 de Setembro às 16h – Parque Cidade
O espetáculo relata como uma adaptação para os dias atuais, a história de João e Maria, que como todos sabem ficam perdidos em uma floresta e na tentativa de voltarem para a residência de seus pais encontram uma casa decorada com doce. Com muita fome as crianças devoram as guloseimas, porém são capturadas pela dona da propriedade que tenta engordá-las, para depois comer suas carnes, mas com muita inteligência conseguem escapar.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário