quarta-feira, 1 de setembro de 2010

EMCEA faz audição para compor grupo estável de balé


A Secretaria da Cultura de Limeira, por meio da EMCEA (Escola Municipal de Cultura e Artes) “Maestro Mário Tintori”, realizou no último domingo, dia 29 de agosto, audição para selecionar integrantes que formarão um grupo estável de balé.

As candidatas são ex-alunas da escola e que concluíram as oficinas de balé em dezembro de 2009. Ao todo foram 32 inscrições e serão selecionadas 10 meninas de diferentes idades para começarem os trabalhos no mês de setembro.

Para o diretor da escola, Juraci Rodrigues Soares Requena, este é um dia especial para quem deseja seguir carreira de bailarina e brilhar em palcos de todo o país e do mundo, como foi o caso de alguns alunos que passaram pela EMCEA. Os primeiros passos são fundamentais na carreira de qualquer pessoa.

Recentemente, a escola cedeu espaço para bailarinos de toda a cidade para a realização, por meio da Limeira Companhia de Dança, de uma aula de balé clássico com o limeirense Demis Moretti, que há cinco anos atua em Hannover, na Alemanha. Demis, que deu seus primeiros passos na dança em oficinas oferecidas pela Secretaria da Cultura, é um exemplo de que com muito trabalho a projeção é possível.

A ansiedade estampada no rosto das candidatas e de seus acompanhantes não impediu o brilho e a expectativa de passar pela avaliação das professoras de dança Aline Juliane Savazzi e Iany Catherine Oliveira.

Outros exemplos são cultivados pela escola. As professoras que hoje ministram aulas relembram os primeiros passos, também na EMCEA, e as primeiras audições de suas carreiras. “Quando comecei não tinha condição financeira para arcar com uma academia particular e a abertura que a escola me deu foi fundamental para chegar até aqui”, diz Iany, que participou do mesmo projeto há nove anos.

“Acredito que esse projeto de construir um grupo com os alunos que saem da EMCEA, valoriza os próprios alunos e oferece novos caminhos. Dá oportunidade para aqueles que querem seguir com seriedade e aponta novas experiências que virão como é também pra nós professores avaliarmos e a todos que participaram como preparo pra quem sabe outras audições,” avalia Aline. Nos próximos dias, a escola divulgará a lista das selecionadas.

Já o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, aponta a iniciativa como integrante do processo de incentivo para a dança no município. “A escola municipal faz um trabalho de formação, que é complementado pelas academias particulares. Estamos buscando criar um ciclo que favorecerá a dança em Limeira, assim como outras manifestações culturais”, disse Mansur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário