quinta-feira, 14 de abril de 2011

Edição 2011 do “Auto da Paixão” estreia neste final de semana

O grupo de teatro da Paróquia de Santa Rita de Cássia dá a largada para as apresentações deste ano do “Auto da Paixão”, esquete que conta em 15 minutos a história da paixão e ressurreição de Cristo. A rápida montagem teatral é conhecida principalmente por trazer expressões fortes dos artistas que participam. A estreia ocorre neste final de semana, em dois horários diferentes (veja agenda geral abaixo).

Além desse grupo, outros três também montaram o “Auto”. Comunidade São Francisco (Frades), Catedral Nossa Senhora das Dores e Comunidade Santa Eulália, através do grupo “Elos”, estão preparadas para as apresentações que já fazem parte do circuito de apresentações do município nesta época. Todos recebem apoio da Prefeitura de Limeira, por meio Secretaria da Cultura. Evandro Leite da Silva, diretor do departamento de projetos culturais da Secretaria da Cultura é o responsável pela direção dos “Autos” (exceto o do grupo “Elos”, dirigido por Valdeci dos Santos, integrante do elenco), e se mostra muito satisfeito com os resultados atingidos. “A história dessas apresentações já faz parte há pelo menos dez anos de Limeira e as pessoas as recebem sempre com muita emoção, principal elemento que trabalhamos com o público”.

“Auto da Paixão” é de autoria do secretário da Cultura, José Farid Zaine. Segundo ele, que é autor também de diversos outros autos, a ideia dessas apresentações é incentivar que comunidades e grupos de bairros possam amadurecer as produções artísticas próprias, oferecendo oficinas teatrais gratuitas, em outras locais que não sejam os espaços culturais já fixos, como a Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea). “Essa montagem cativa as plateias, sobretudo, porque possui uma linguagem que narra uma história tão completa e antiga refletida nos dias atuais. Quantas vezes somos traídos por pessoas que amamos, como Judas fez com Cristo? O que fazemos pelo outro, como Verônica que enxugou o rosto de Jesus ensanguentado? Toca o coração das pessoas pela força com que os artistas levam isso à população”, explicou o secretário.

Outras informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502, ou no e-mail: culturalimeira@yahoo.com.br.

Apresentações da Paróquia de Santa Rita de Cássia:

16 de abril, às 16h, na Igreja Boa Morte.

17 de abril, às 8h, na Paróquia de Santa Rita de Cássia.

22 de abril, às 9h, na Comunidade Santo Antônio.


Apresentação da Catedral Nossa Senhora das Dores:

19 de abril, a partir das 19h30, durante a procissão feita pela Catedral.

O “Auto da Paixão” será apresentado de maneira fragmentada, durante a procissão.


Apresentação da Comunidade São Francisco (Frades):

22 de abril, às 10h30, na Comunidade São Francisco (Frades).

Apresentação do grupo “Elos”, da Comunidade Santa Eulália:

22 de abril, às 19h30, na procissão que sai da Comunidade Santa Eulália com destino à Matriz Menino Jesus (Cecap).


Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19)3451.0502



Nenhum comentário:

Postar um comentário